terça-feira, 7 de novembro de 2023

Recorde os 9 jogos das equipas portuguesas no Santiago Bernabéu

Estádio Santiago Bernabéu foi inaugurado em 1947
Um dos maiores e mais míticos estádios da Europa, o Santiago Bernabéu tem capacidade para pouco mais de 81 mil espetadores e é a casa do clube com mais títulos continentais, o Real Madrid.
 
Inaugurado a 14 de dezembro de 1947, o recinto merengue teve a estreia apadrinhada por uma equipa portuguesa, o Belenenses, o emblema convidado para a partida inaugural. Daí para cá o estádio tem passado por algumas remodelações, tendo recebido as finais da Taça/Liga dos Campeões em 1956-57, 1968-69, 1979-80 e 2009-10 e os jogos de atribuição do troféu do Mundial 1982 e do Euro 1964.
 
Localizado no lugar do antigo estádio do Real Madrid, o Estádio Chamartín, o Santiago Bernabéu é assim chamado em homenagem ao ex-presidente do clube e principal obreiro da construção do recinto.
 
Ao longo de quase oito décadas, o Santiago Bernabéu já recebeu por nove vezes visitas de equipas portuguesas em jogos oficiais, que se traduziram em oito triunfos blancos e um empate. Vitórias lusas no maior palco da capital espanhola só… morais.
 
Vale por isso a pena recordar os nove jogos de equipas portuguesas no Santiago Bernabéu.
 
 
17 de março de 1965 – 2.ª mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus
Num duelo entre dois antigos campeões europeus, o Benfica de Elek Schwartz goleou o Real Madrid de Miguel Muñoz no Estádio da Luz, na primeira-mão, por 5-1, com golos de José Augusto, Eusébio (dois), Simões e Coluna contra um de Amancio.
No jogo da capital espanhola os merengues triunfaram, mas estiveram longe de inverter o rumo da eliminatória. Depois de Ramón Grosso ter inaugurado o marcador logo aos dez minutos, Eusébio empatou aos 40’. No segundo tempo Paco Gento fez o 2-1 para os blancos (70’), já depois de Costa Pereira ter defendido um penálti de Ferenc Puskás (56’).
 
 
 
7 de novembro de 1979 – 2.ª mão da 2.ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus
Na segunda eliminatória que disputou frente a uma equipa portuguesa, o Real Madrid voltou a sair de Portugal com um resultado negativo na primeira-mão. Neste caso, os merengues orientados pelo jugoslavo Vujadin Boškov perderam nas Antas por 2-1 – Fernando Gomes bisou para o FC Porto de José Maria Pedroto e Laurie Cunningham faturou para os blancos.
Duas semanas depois, perante cerca de 115 mil espetadores, o colosso espanhol onde pontificavam nomes como José Antonio Camacho, Uli Stielike, Vicente del Bosque e Santillana triunfou no Santiago Bernabéu por 1-0, graças ao golo solitário de Goyo Benito aos 72 minutos, seguindo em frente na Taça dos Campeões Europeus ao beneficiar da regra que favorecia as equipas que marcavam mais golos fora de casa em caso de igualdade na eliminatória.
 
 
 
Em 1987-88 o Real Madrid defrontou o FC Porto na 2.ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, mas os merengues disputaram o seu jogo em casa no Mestalla, em Valência, porque o Santiago Bernabéu estava interditado pela UEFA. Os blancos venceram por 2-1 tanto em Espanha como nas Antas.
 
 
13 de setembro de 1994 – 1.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça UEFA
Pela primeira (e por enquanto única) vez na história, o Real Madrid defrontou uma equipa portuguesa numa competição secundária do futebol europeu, no caso a Taça UEFA (atual Liga Europa).
Na altura, os merengues então comandados por Jorge Valdano e com craques como Michael Laudrup, Míchel, Iván Zamorano, Luis Enrique e Fernando Hierro bateram em casa o Sporting orientado por Carlos Queiroz e que tinha jogadores como Figo, Juskowiak, Stan Valckx e outros por 1-0, graças ao golo solitário de Martín Vázquez logo aos 12 minutos.
No jogo de Alvalade, os leões, que contaram com Balakov, alcançaram um triunfo por 2-1 – Sá Pinto e Oceano marcaram para os verde e brancos e Laudrup para os blancos – mas foram tramados pela regra dos golos fora.
 
 
 
10 de dezembro de 1997 – 6.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões
Numa altura em que havia apenas seis grupos na Liga dos Campeões e apenas se apuravam para os quartos de final os vencedores de cada agrupamento e os dois melhores segundos classificados, o FC Porto de António Oliveira já estava eliminado quando visitou o Real Madrid de Jupp Heynckes, que ainda discutia o primeiro lugar com o Rosenborg – entraram para a última jornada com os mesmos dez pontos.
Os merengues dizimaram os dragões no Santiago Bernabéu, com um golo de Fernando Hierro a abrir logo aos seis minutos, um bis de Davor Suker (29’ e 73’ g.p.) e um remate certeiro de Roberto Carlos pelo meio. Paralelamente, Olympiacos e Rosenborg empataram na Grécia (2-2), o que garantiu aos blancos a qualificação para a fase a eliminar.
 
 
 
28 de setembro de 1999 – 3.ª jornada do Grupo E da Liga dos Campeões
Tal como duas épocas depois, ficaram juntos no mesmo grupo Real Madrid, FC Porto, Olympiacos e uma equipa norueguesa, que desta feita foi o Molde.
O duelo entre merengues e dragões na capital espanhola aconteceu à terceira jornada, numa altura em que ambas as equipas já estavam nas posições cimeiras do grupo – os azuis e brancos com seis pontos e os blancos com quatro.
Embora os portistas, aqui comandados por Fernando Santos, tivessem dado uma melhor imagem do que aquela que mostraram em 1997, voltaram a sair derrotados. Fernando Morientes (22 minutos), Iván Helguera (37’) e Fernando Hierro (67’, g.p.) marcaram para o gigante de Madrid, enquanto Mário Jardel chegou a empatar o jogo (23’).
 
 
 
25 de outubro de 2000 – 5.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões
Após boa réplica dada no jogo inaugural da fase de grupos, frente ao Real Madrid de Vicente del Bosque no velhinho Estádio José Alvalade – 2-2 após ter estado a vencer por 2-0 –, o Sporting de Augusto Inácio somou três derrotas consecutivas, ao passo que os merengues venceram os três jogos que se seguiram.
Quando se defrontaram novamente, no Santiago Bernabéu, os blancos já estavam apurados para a segunda fase de grupos, enquanto os leões já só podiam sonhar com a repescagem para a Taça UEFA.
Apesar de o objetivo já estar cumprido e das várias poupanças no onze inicial, o colosso espanhol goleou os verde e brancos por 4-0. Guti inaugurou o marcador aos 12 minutos, Sávio fez o 2-0 no final do primeiro tempo (42’) e o suplente utilizado Fernando Morientes bisou na segunda parte (62’ e 70’).
“O Sporting juntou mais uma goleada à crise que assola a equipa. Em Madrid, entrou mal e saiu pior. No jogo que acabou por consumar o afastamento dos leões das provas europeias de 2000-2001, a equipa de Augusto Inácio não apresentou argumentos que assustassem o adversário, teve no seu guarda-redes, apesar de batido por quatro vezes, o único elemento com registo positivo e estragou a excelente imagem que deixara no Santiago Bernabéu, há seis anos, quando ainda contava com Luís Figo nas suas fileiras”, escreveu o Record.
 
 
 
19 de fevereiro de 2002 – 3.ª jornada do Grupo C (segunda fase de grupos) da Liga dos Campeões
O jogo de estreia de José Mourinho como treinador principal na Liga dos Campeões e no Santiago Bernabéu.
Na altura, havia duas fases de grupos na Champions: uma primeira com oito grupos de quatro equipas, como ainda existe hoje, e uma segunda com quatro grupos também de quatro equipas, que a partir de 2003-04 foram substituídas por oitavos de final disputados a duas mãos.
FC Porto e Real Madrid apuraram-se para esta segunda fase de grupos e ficaram alojados no Grupo C. Se os merengues até começaram bem, com vitórias no reduto do Sparta Praga (3-2) e na receção ao Panathinaikos (3-0), os dragões começaram esta etapa com um empate em Atenas (0-0) e uma derrota caseira às mãos dos checos (0-1).
Seguiu-se um duplo confronto com o colosso espanhol, que tinha craques como Iker Casillas, Roberto Carlos, Zinédine Zidane, Luís Figo e Raúl. Em Madrid, os azuis e brancos seguraram o empate a zero até à reta final do encontro, quando o recém-entrado Santiago Solari apontou o golo solitário dos blancos de Vicente del Bosque ao minuto 83.
 
 
 
9 de dezembro de 2003 – 6.ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões
A única vez que uma equipa portuguesa não perdeu no Santiago Bernabéu. Mas verdade seja dita que foi num jogo que apenas serviu para cumprir calendário. Afinal, tanto o Real Madrid de Carlos Queiroz como o FC Porto de José Mourinho já haviam assegurado a passagem aos oitavos de final, estando apenas em jogo o primeiro lugar no grupo, que só seria roubado pelos dragões aos merengues em caso de goleada na capital espanhola.
Ainda assim, os dois treinadores apresentaram um número considerável de habituais titulares no onze inicial – Míchel Salgado, Roberto Carlos, Zidane, Figo e Ronaldo no lado blanco e Vítor Baía, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, Deco e Derlei no lado portista, por exemplo.
Tal como quase dois anos antes, Santiago Solari faturou, desta feita ainda na fase inicial do encontro, aos nove minutos. Derlei respondeu aos 35’, na conversão de uma grande penalidade.
 
 
 
14 de setembro de 2016 – 1.ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões
De regresso à Champions após uma época de ausência, o Sporting de Jorge Jesus arrancou a competição com uma visita ao campeão europeu Real Madrid de Zinédine Zidane, que tinha nas suas fileiras jogadores como Cristiano RonaldoBenzemaBaleModric, Kroos, Sergio Ramos e Marcelo, todos eles no auge das suas carreiras.
Após terem ido para intervalo com um empate a zero, os leões gelaram o Santiago Bernabéu quando se adiantaram no marcador aos 48 minutos, através de um remate certeiro de Bruno César.
A vantagem leonina durou até aos 89 minutos, quando Cristiano Ronaldo empatou o encontro através de um livre direto. Seria o Sporting capaz de pelo menos segurar um ponto na capital espanhola? Também não. Morata fez o 2-1 os merengues aos 90+4’, após cruzamento de James Rodríguez.
 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...