terça-feira, 24 de outubro de 2023

Sabe onde e contra que adversário foi o primeiro jogo de Jude Bellingham em Portugal?

Bellingham, então com 16 anos acabados de fazer, em Portugal
Fazendo uma pequena pesquisa, certamente que a resposta mais comum será Alvalade e Sporting, porque os registos de jogos oficiais mostram que o jovem médio inglês, ao serviço do Borussia Dortmund, defrontou os leões no reduto lisboeta num encontro da Liga dos Campeões a 24 de novembro de 2021. Mas essa não é a resposta correta.
 
Dois anos e meio antes, tinha Jude Bellingham 16 aninhos acabados de fazer, integrou o estágio de pré-época que a equipa principal do Birmingham fez em Portugal. Na ocasião, a equipa da segunda divisão inglesa ficou alojada em Troia, onde treinou no One Troia Jose Mourinho Training Centre.
 
No final desse estágio, o Birmingham participou num torneio de três equipas denominado Torneio Internacional Do Sado, realizado no Estádio do Bonfim, em Setúbal. No dia 11 de julho defrontou o Cova da Piedade e dois dias depois mediu forças com o Vitória, num jogo que, curiosamente, tive a oportunidade de assistir in loco.
 
Frente aos piedenses, o menino Bellingham entrou ao minuto 59 para o lugar do sueco Kerim Mrabti. Depois de um empate a um golo no final dos 90 minutos, houve lugar a um desempate por grandes penalidades, e Bellingham falhou o seu, permitindo a defesa do guarda-redes Tony Batista, não conseguindo assim impedir a vitória do Cova da Piedade, então orientado por Jorge Casquilha. Numa avaliação do Birmingham Live, o portal atribuiu uma nota de 6 (de 0 a 10) a Bellingham, tendo destacado os “alguns toques interessantes”.
 
 
 
Dois dias depois, na partida frente ao Vitória de Setúbal, Bellingham jogou muito menos, tendo substituído Gary Gardner ao minuto 83. Depois de um empate a dois golos, os sadinos venceram por 5-3 no desempate por penáltis.
 
 
 
Vasculhando o site do Birmingham, a primeira aparição do nome de Jude Bellingham aparece pela primeira vez a 16 de maio de 2016, quando ganhou o prémio de golo do ano nos sub-15 e sub-16. Em maio de 2018 recebeu um prémio especial por ter capitaneado a seleção inglesa de sub-15 e por ter feito a estreia pela equipa de sub-18, numa altura em que tinha apenas 15 anos.
 
Bellingham domina a bola de cabeça sobre o corredor direito
 
Nessa temporada 2019-20, que teve início com o estágio à beira-Sado, Bellingham atuou em 44 partidas e marcou quatro golos pelo Birmingham, ajudando a salvar a equipa da despromoção à League One. Pelo meio, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a jogar oficialmente pelo clube, aos 16 anos e 38 dias, destronando o lendário Trevor Francis, que era o recordista desde 1970 (16 anos e 139 dias). No final da época, transferiu-se para os alemães do Borussia Dortmund por 30,15 milhões de euros.
  







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...