domingo, 10 de setembro de 2023

Recorde todos os jogos oficiais entre Portugal e Luxemburgo

Ronaldo já defrontou por 11 vezes o Luxemburgo e marcou 11 golos
O histórico de confrontos (oficiais e amigáveis) entre Portugal e Luxemburgo é esmagadoramente favorável à equipa das quinas, mas ocasionalmente os luxemburgueses surpreendem: já venceram, empataram e… venderam cara a derrota.
 
No total, Portugal soma 18 vitórias contra um do Luxemburgo – e um empate –, sendo que no que concerne a jogos oficiais a seleção lusa contabiliza 12 triunfos e um desaire em 13 encontros.
 
O primeiro duelo (tanto em termos absolutos como a nível oficial) entre as duas seleções remonta a 19 de março de 1961, no âmbito da fase de qualificação para o Mundial 1962. O último foi em março deste ano. E em ambos Portugal aplicou uma goleada por 6-0.
 
Vale por isso a pena recordar os 13 jogos oficiais entre Portugal e Luxemburgo.
 
 
19 de março de 1961 – Fase de qualificação para o Mundial 1962
Portugal 6-0 Luxemburgo
Na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1962, Portugal ficou integrado num grupo de três seleções, juntamente com Inglaterra e Luxemburgo. No primeiro jogo do agrupamento, Inglaterra foi ao Grão-Ducado vencer por 9-0.
No segundo encontro, a equipa das quinas, então comandada por Armando Ferreira, recebeu e goleou a seleção luxemburguesa por 6-0. Iaúca foi a figura da partida, com três golos (49, 53 e 61 minutos). José Águas (32’), Fernand Brosius (83’, na própria baliza) e Mário Coluna (85’) marcaram os restantes.
 
 
 
8 de outubro de 1961 – Fase de qualificação para o Mundial 1962
Luxemburgo 4-2 Portugal
Ainda dentro da corrida para o apuramento para o Campeonato do Mundo, restava a Portugal ter de vencer nas deslocações ao Luxemburgo e a Inglaterra. Mas perdeu em ambas.
Comecemos pela primeira. O então selecionador Fernando Peyroteo fez estrear Eusébio de quinas ao peito, mas deixou de fora nomes como Santana, Fernando Mendes e José Augusto.
Além da estreia do pantera negra, o encontro ficou marcado pela única vitória de sempre do Luxemburgo sobre Portugal. Ady Schmit imitou o que Iaúca tinha feito no Jamor e apontou um hat trick (27, 53 e 56 minutos). Eusébio reduziu (82’), mas Nicholas Hoffmann reforçou a vantagem luxemburguesa (84’) antes de Iaúca estabelecer o resultado final (89’).
 
 
 
16 de novembro de 1988 – Fase de qualificação para o Mundial 1990
Portugal 1-0 Luxemburgo
Foi preciso esperar 27 anos para novo jogo oficial entre Portugal e Luxemburgo, desta feita na fase de qualificação para o Mundial 1990. À partida para o encontro do Bessa, a seleção do Grão-Ducado já averbava duas derrotas, ambas em casa, diante de Suíça e Checoslováquia, ao passo que a equipa das quinas, comandada por Juca, ainda não tinha iniciado a fase de apuramento.
O capitão Fernando Gomes, à passagem da meia hora, apontou o único golo do encontro, na sequência de uma brilhante jogada individual de Paulo Futre.
 
 
 
11 de outubro de 1989 – Fase de qualificação para o Mundial 1990
Luxemburgo 0-3 Portugal
Numa altura em que Portugal mantinha viva as aspirações em marcar presença no Mundial de Itália, pois estava a dois pontos da Checoslováquia e a três da Bélgica a duas jornadas do fim, a equipa das quinas viajou até à casa emprestada do Luxemburgo, em Saarbrücken (República Federal Alemã), e cumpriu, vencendo por 3-0.
Rui Águas marcou os dois primeiros golos, no final da primeira parte (43 minutos) e no início da segunda (51’), enquanto Rui Barros fechou a contagem a meio do segundo tempo (72’).
 
 
 
17 de novembro de 2004 – Fase de qualificação para o Mundial 2006
Luxemburgo 0-5 Portugal
Depois de ter sido finalista vencido do Euro 2004 e de ter participado em três fases finais consecutivas de grandes torneios, o que na altura era um recorde, Portugal partia como grande favorito no grupo de apuramento para se qualificar para o Mundial 2006. E, apesar de um chocante empate diante do Liechtenstein, estava a cumprir com as expectativas, pois liderava o agrupamento com dez pontos, os mesmos da Eslováquia.
Na visita a um Luxemburgo ainda sem pontos, os homens de Luiz Felipe Scolari proporcionaram uma festa aos emigrantes lusos no Grão-Ducado, goleando por 5-0. Ben Federspiel na própria baliza (11 minutos), Cristiano Ronaldo (28’), Maniche (52’) e Pauleta (67’ e 82’ g.p.) marcaram os golos.
 
 
 
3 de setembro de 2005 – Fase de qualificação para o Mundial 2006
Portugal 6-0 Luxemburgo
Quase dez meses depois da goleada no Grão-Ducado, mais uma vitória gorda sobre o Luxemburgo, desta vez no Algarve, numa altura em que a equipa das quinas já liderava isoladamente o grupo de apuramento.
Jorge Andrade (24 minutos), Ricardo Carvalho (30’) e Pauleta (38’) levaram Portugal a ganhar por três golos ao intervalo. Mais uma vez Pauleta (57’) e Simão Sabrosa por duas vezes (80’ e 85’) ampliaram a vantagem no segundo tempo.
 
 

 
7 de setembro de 2012 – Fase de qualificação para o Mundial 2014
Luxemburgo 1-2 Portugal
Depois de várias goleadas, Portugal sofreu um golo do Luxemburgo 21 anos depois no total dos encontros e 51 anos depois em partidas de caráter oficial. E venceu pela margem mínima, o que não se tinha verificado nos cinco encontros anteriores (incluindo três de preparação). Aconteceu no arranque da fase de qualificação para o Mundial do Brasil.
A seleção portuguesa, comandada por Paulo Bento e que havia sido semifinalista do Campeonato da Europa disputado meses antes, chegou a estar em desvantagem, graças a um golo de Daniel da Mota aos 13 minutos. Contudo, Cristiano Ronaldo empatou um quarto de hora depois e Hélder Postiga deu a volta ao resultado no início da segunda parte (54’).
 
 
 
15 de outubro de 2013 – Fase de qualificação para o Mundial 2014
Portugal 3-0 Luxemburgo
Depois de se terem defrontado no arranque, Portugal e Luxemburgo mediram forças no fecho da fase de qualificação, numa fase em que os homens de Paulo Bento precisavam de vencer o seu jogo em Coimbra, que o Azerbaijão batesse a Rússia e que a seleção portuguesa ultrapassasse a congénere russa no saldo da diferença de golos, que era de +8 para Portugal e de +15 para a Rússia. E tudo isto sem os habituais titulares Cristiano Ronaldo, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira ou Raul Meireles.
Só deu para vencer por 3-0. Varela desbloqueou o nulo à meia hora, Nani aumentou a vantagem pouco depois (37’) e Postiga sentenciou o resultado já na reta final do encontro (79’). Tal como nos dois golos no Grão-Ducado, os três de Portugal em Coimbra tiveram todos assistências de João Moutinho.
A conjugação de resultados não favoreceu Portugal, que foi obrigado a disputar um playoff diante da Suécia para se apurar para o Campeonato do Mundo.
 
 
 
11 de outubro de 2019 – Fase de qualificação para o Euro 2020
Portugal entrou em falso na fase de qualificação, com empates em casa diante de Ucrânia (0-0) e Sérvia (1-1), mas endireitou-se com vitórias na Sérvia (2-4) e na Lituânia (1-5), que colocaram a equipa das quinas em posição de apuramento, atrás da imparável Ucrânia.
Na receção ao Luxemburgo, em Alvalade, 16 minutos bastaram para abrir o ativo, por intermédio de Bernardo Silva, mas os restantes golos demoraram a aparecer. Cristiano Ronaldo fez o 2-0 aos 65’ e Gonçalo Guedes fechou a contagem aos 89’.
 
 
 
17 de novembro de 2019 – Fase de qualificação para o Euro 2020
Como já vinha a ser hábito nas fases de qualificação anteriores, Portugal deixou a decisão do apuramento para o Euro 2020 para o último jogo, neste caso uma visita ao Luxemburgo. A seleção lusa precisava de fazer igual ou melhor que a Sérvia na receção à já apurada Ucrânia e foi precisamente isso que aconteceu.
Enquanto sérvios e ucranianos empataram a dois golos em Belgrado, Portugal foi ao Grão-Ducado vencer por 2-0.  Num relvado complicado, Bruno Fernandes inaugurou o marcador aos 39 minutos, a passe de Bernardo Silva. Mais perto do final da partida, Cristiano Ronaldo apontou o segundo golo, assistido pro Diogo Jota (86’).
Portugal garantiu este domingo o apuramento para o Euro 2020 perante milhares de emigrantes no Luxemburgo, mas para festejar a oitava presença na fase final a seleção nacional teve a difícil tarefa de jogar futebol no batatal do estádio Josy Barthel e ultrapassar um adversário modesto, mas atrevido, solto de pressão e com uma estratégia muito bem definida, que complicou a vida à equipa das quinas até ao apito final”, escreveu o Diário de Notícias.
 
 
 
30 de março de 2021 – Fase de qualificação para o Mundial 2022
Luxemburgo 1-3 Portugal
Ainda Portugal não tinha iniciado a participação no Euro 2020, adiado para 2021 devido à pandemia de covid-19, e já havia começado a fase de qualificação para o Mundial 2022. Depois de uma vitória na receção ao Azerbaijão (em… Turim) e de um empate a dois golos na visita à Sérvia, os homens de Fernando Santos até estiveram a perder na deslocação ao Grão-Ducado, mas conseguiram dar a volta.
Depois de o extremo Gerson Rodrigues, nascido em Almada, ter dado vantagem aos luxemburgueses à passagem da meia hora, Diogo Jota igualou a partida em cima do intervalo (45+1 minutos), Ronaldo fez o 1-2 no início do segundo tempo (50’) e João Palhinha sentenciou o resultado já na reta final (80’).
 
 
 
12 de outubro de 2021 – Fase de qualificação para o Mundial 2022
Portugal 5-0 Luxemburgo
Numa altura em que Portugal estava em segundo lugar no grupo de apuramento, a um ponto da Sérvia, que tinha um jogo a mais, a equipa das quinas recebeu o Luxemburgo no Algarve, numa altura em que o público começava a regressar aos estádios após a pandemia de covid-19, e ofereceu uma goleada aos adeptos.
Cristiano Ronaldo (8 e 13 minutos, ambos de penálti, e 87’), Bruno Fernandes (17’) e João Palhinha (69’) foram os marcadores de serviço. Na mesma noite, a Sérvia recebeu e bateu o Azerbaijão por 3-1 e segurou a liderança provisória.
 
 
 
26 de março de 2023 – Fase de qualificação para o Euro 2024
Luxemburgo 0-6 Portugal
Portugal iniciou a fase de qualificação para o Euro 2024 e a era Roberto Martínez com uma goleada sobre o Liechtenstein em Alvalade (4-0) que até soube a pouco. No jogo seguinte, a equipa das quinas voltou a golear, mas desta vez no Grão-Ducado, onde haveria passado dificuldades nas anteriores visitas.
Cristiano Ronaldo (9 e 31 minutos), João Félix (15’), Bernardo Silva (18’), Otávio (77’) e Rafael Leão (88’) foram os autores dos golos.
 



 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...