terça-feira, 11 de outubro de 2022

A minha primeira memória de… um jogo (oficial) entre Paris SG e equipas portuguesas

Parisiense Ronaldinho tenta ultrapassar boavisteiro Rui Óscar
Embora os jogos particulares entre Paris Saint-Germain e equipas portugueses já fosse de certa forma um hábito em pré-épocas ou digressões a meio da temporada, o primeiro encontro oficial entre os parisienses e formações lusas aconteceu no final de 2002, quando o emblema gaulês mediu forças com o Boavista na terceira eliminatória da Taça UEFA. Na altura, o Boavistão estava a dar os últimos sinais de vida, enquanto o PSG continuava a ser um projeto de colosso europeu que tardava em cumprir-se.
 
Do Boavistão campeão restavam Ricardo, Rui Óscar, Erivan, Pedro Santos, Elpídio Silva, Martelinho, Jorge Couto e Erwin Sánchez em final de carreira e o treinador Jaime Pacheco. Já o PSG apresentava como principal estrela Ronaldinho Gaúcho, que meses antes tinha brilhado no Mundial 2002, mas tinha também alguns jogadores internacionais por seleções de topo como o guarda-redes francês Lionel Letizi, o central argentino Mauricio Pochettino, o central/médio defensivo francês Frédéric Déhu e o médio ofensivo brasileiro André Luiz. Havia ainda o central Gabriel Heinze, que ainda não se tinha tornado internacional A pela Argentina, e os portugueses Hugo Leal e Filipe Teixeira enquanto o treinador era a antiga glória gaulesa Luis Fernández.
 



No encontro da primeira-mão, disputado no Parc des Princes a 26 de novembro de 2002, o PSG foi para intervalo a vencer por 2-0, mas com menos um homem, devido aos golos de Alex Nyarko (16 minutos, na sequência de um livre) e Fabrice Fiorèse (45’, a passe de Nyarko) e à expulsão de Déhu (32’). No entanto, no segundo tempo os axadrezados responderam e conseguiram reduzir a desvantagem por intermédio de Luiz Cláudio, após cruzamento de Sánchez (75’).
 
“O Boavista voltou a perder para a Taça, mas entre o desastre dos Açores e a derrota pela margem mínima no Parque dos Príncipes há uma diferença tão grande que, apesar da desvantagem na eliminatória europeia, os axadrezados até se podem permitir um pequeno sorriso – escancarado no caso de Ricardo, que fez um jogo absolutamente fantástico – e assumir a legítima esperança de derrotar o Paris Saint-Germain no Bessa. Mas (há sempre pelo menos um "mas" na história recente da equipa de Jaime Pacheco), foi preciso ir ao limite da resistência física e psicológica para garantir este intervalo animador no confronto com os parisienses. A equipa cometeu erros, perdeu Mário Loja por lesão, só que soube ser coletivamente mais forte do que todas as adversidades – até as que impôs a ela própria, como o segundo golo, oferecido por Erivan quando o PSGhttp://sistema-tactico.blogspot.com/2019/03/onze-ideal-da-formacao-do-paris-saint.html estava reduzido a 10 unidades – e permanecer lúcida até ao fim, até Luiz Cláudio reduzir a desvantagem a um golo. Haja coração para aguentar os sobressaltos deste Boavista que, apesar de tudo, regressa a casa com um pouco de paz... de espírito, porque fez um bom jogo”, escreveu o jornal O Jogo.
 
 
 
Contudo, tal como já tinha acontecido na primeira eliminatória diante do Maccabi Telavive e como viria a acontecer nas seguintes, frente a Hertha Berlim e Málaga, o Boavista tirou partido do fator casa para carimbar a passagem para a ronda seguinte.
 
No início da segunda parte, no Bessa, Letizi não se apercebeu da presença de Pedro Santos e perdeu a bola, que sobrou para Silva, que por sua vez foi abalroado pelo guarda-redes francês, levando o árbitro a assinalar uma grande penalidade que o próprio Silva converteu em golo (56’). E na altura, segundo a regra dos golos fora que beneficiava quem marcava mais golos fora de casa em caso de empate numa eliminatória, esse golo solitário bastou aos axadrezados para seguir em frente.
 
“O Boavista conseguiu, na noite de ontem, apurar-se para os oitavos-de-final da Taça UEFA ao vencer por 1-0 o Paris Saint-Germain, golo obtido por Silva na transformação de uma grande penalidade a qual, desde já, fica com grandes possibilidades de figurar nos vídeos anuais dos momentos mais hilariantes do desporto. (...) O golo do Boavista (e só um bastava, como bastou, para seguir em frente) surgiu depois de um minuto alucinante em que Ricardo salva o Boavista aos pés de Aloísio (...) Um minuto de emoção depois de uma primeira parte verdadeiramente triste e calculista, onde os do Bessa pouco perigo criaram e onde os parisienses mal se aproximaram da área contrária”, escreveu o Record.
 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...