quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e Juventus

Benfiquista Mantorras tenta ganhar posição a Thuram
Se a Juventus é a equipa com mais finais perdidas da Taça/Liga dos Campeões (sete, em 1973, 1983, 1997, 1998, 2003, 2015 e 2017), o Benfica vem logo a seguir, com cinco (1963, 1965, 1968, 1988 e 1990), as mesmas do Bayern Munique. Contudo, águias e bianconeri apenas se cruzaram por três vezes (num total de seis jogos) nas competições europeias.
 
Talvez por esse histórico reduzido de confrontos entre esses dois míticos clubes do futebol europeu, os dois primeiros jogos de que me recordo entre os encarnados e a vecchia signora são de partidas de pré-temporada.
 
Campeão nacional em 2004-05 após onze anos de jejum, o Benfica começou a preparar no início da época seguinte o regresso à Liga dos Campeões. Antes de defrontar a então campeã italiana Juventus na Luz a 6 de agosto, as águias já tinham recebido o campeão inglês Chelsea, treinado de José Mourinho, a 17 de julho (0-1).
 
A Juve, comandada por Fabio Capello e com estrelas como Gianluigi Buffon, Fabio Cannavaro, Lilian Thuram, Patrick Vieira, Pavel Nedved, Zlatan Ibrahimovic e David Trezeguet, não deu hipóteses ao Benfica de Ronald Koeman, construindo ainda bastante cedo uma vitória por 2-0.
 
Logo aos cinco minutos, Ibrahimovic ultrapassou Luisão e, ainda de muito longe, armou um remate violentíssimo que bateu Quim. Aos 22’, o avançado sueco assistiu Trezeguet para o segundo golo, na sequência de um ataque rápido da formação transalpina. A partir daí, o conjunto de Turim relaxou e passou a controlar as operações a um ritmo morno através da gestão da posse de bola.
 
“Não foi a festa ideal para a apresentação do Benfica aos seus adeptos. Ao mesmo tempo que foi recuperada a memória do título, a Luz assistiu à tradução prática da maior capacidade da Juventus. E o problema foi a dimensão do estrago, o abismo cavado entre os campeões de Itália e de Portugal. Perante uma águia ainda sem corpo para enfrentar estes desafios europeus de altíssimo nível, a velha senhora expressou na superior qualidade do seu jogo coletivo e a arte indiscutível das suas figuras mais talentosas criativas. Foram muitas as reguadas aplicadas pela Juve ao Benfica. A equipa entrou tranquila e deitou mãos à obra: assumiu o comando das operações, roubou a bola, começou a jogar e levantou problemas táticos que, durante 45’, nunca foram solucionados. E só depois do segundo golo italiano foi possível aos encarnados equilibrar um pouco as operações”, resumiu o jornal Record.
 
 
 
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...