quarta-feira, 9 de março de 2022

A minha primeira memória de… um jogo entre Sporting e Manchester City

Hélder Postiga em luta pela bola com Patrick Vieira
Não é muito difícil adivinhar qual a minha primeira memória de um jogo entre Sporting e Manchester City, até porque os dois clubes só se defrontaram por duas vezes, ambas em jogos referentes a uma eliminatória da Liga Europa em 2011-12. Porém, cerca de um ano e meio antes, numa partida da pré-época da temporada anterior, as duas equipas mediram forças em Nova Iorque, a 24 de julho de 2010.
 
Tal como viria a acontecer em março de 2012, os leões também levaram a melhor, frente a um Manchester City orientado por Roberto Mancini e que se apresentou no encontro com nomes sonantes como Joe Hart, Pablo Zabaleta, Joleon Lescott, Vincent Kompany, Patrick Vieira e Craig Bellamy. Haveriam ainda de se juntar ao plantel Jérôme Boateng, Aleksandar Kolarov, James Milner, David Silva, Shaun Wright-Phillips, Gareth Barry, Nigel de Jong, Yaya Touré, Emmanuel Adebayor, Carlos Tévez, Mario Balotelli e, a meio da época, Edin Dzeko.
 
O Sporting, na altura orientado por Paulo Sérgio, na ressaca de um 4.º lugar no campeonato na temporada anterior e com oito portugueses em campo (Tiago, João Pereira, Carriço, Pedro Mendes, Maniche, Yannick Djaló, Saleiro e Postiga) bateu o Manchester City por 2-0, com dois golos apontados ainda na primeira parte por Yannick Djaló.
 
Embora Djaló fosse um jogador de baixa estatura (1,71 m), inaugurou o marcador através de um remate de cabeça aos 23 minutos, antecipando-se ao internacional inglês Micah Richards (1,80 m) na resposta um cruzamento do montenegrino Simon Vukcevic a partir da direita.
 
Mais perto do intervalo (40’), um passe fantástico de Carlos Saleiro colocou Djaló na cara de Hart, tendo o internacional português contornado o guardião inglês antes de atirar para o fundo das redes.
 
Paulo Sérgio tem equipa para a Liga Europa. O Sporting bateu o milionário Manchester City com uma exibição categorizada, com dois golos de Yannick Djaló na primeira parte. É verdade que a equipa inglesa está mais atrasada na preparação da nova época e apresentou um onze descaracterizado, ainda sem os reforços desta temporada (e já gastou quase 90 milhões), nem nenhum dos doze jogadores que estiveram no Campeonato do Mundo. Mas isso é um problema de Roberto Mancini. Paulo Sérgio pode dar-se por satisfeito, tem uma equipa bem organizada para o primeiro jogo oficial da temporada, marcado para a próxima quinta-feira, frente aos dinamarqueses do Nordsjaelland, para a primeira mão a terceira pré-eliminatória da Liga Europa”, escreveu o Maisfutebol.
 
 
Antes, na mesma pré-época, o Sporting tinha goleado o 1º de Maio Sarilhense (10-0 e 5-1), ganhado a Young Boys (1-0) e Lyon (2-0), empatado com Mafra (2-2), Nice (1-1) e Celtic (1-1) e perdido com Paris Saint-Germain (2-4).
 

FICHA DO JOGO


Estádio Red Bull Arena

Árbitro: Kevin Scott

Manchester City: Joe Hart; Richards, Zabaleta, Lescott (Onuoha, 46’) e Cunningham (Wayne Bridge, 46’); Ireland (Nimely, 63’), Patrick Vieira (Boyata, 63’), Adam Johnson e Kompany; Bellamy (Tutte, 74’) e Jô (Guidetti e, 74’).

Sporting: Tiago; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Vukcevic (Valdés, 74’), Pedro Mendes (André Santos, 87’), Maniche e Yannick Djaló; Postiga (Miguel Veloso, 79’) e Saleiro (Pongolle, 46’).
Ao intervalo: 0-2.

Marcadores: Yannick Djaló (24’ e 41’).

Disciplina: cartão amarelo a Daniel Carriço (44’).
 
 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...