sábado, 17 de maio de 2014

A luta que Beto reacendeu

uefa.com
A final da Liga Europa foi o expositor mediático para que, em Portugal e no mundo, se pudesse constatar a grande época que Beto está a realizar.

Tapado no Sporting por Schmeichel e Ricardo, e por alguma razão por Tiago e Nélson, rumou a outras paragens para relançar a carreira, ainda a tempo de chegar ao topo.

Lembro-me de o ver na equipa B dos leões, in loco em Alcochete ou pela TV, quando eram transmitidos os derbies dos bês nos canais generalistas. Exibia reflexos apurados e personalidade, uma combinação que tantas vezes produziu um dos seus principais defeitos: defender para a fotografia. Certamente gostaria de ver vídeos das próprias defesas.

Foi subindo a pulso. Estreou-se no campeonato português pelo Leixões e daí ao FC Porto foi um pulinho. Mas lá morava Helton, que para além da qualidade que tinha (e ainda tem), é portador de um estatuto inquestionável.

Reergueu-se no Cluj e no Sp. Braga mas foi em Sevilha que pode ser decisivo e simultaneamente ver o seu trabalho ter reconhecimento e visibilidade.

Na final de Turim, as suas características ficaram retratadas: Além das citadas personalidade e reflexos apurados, falhou em saídas a cruzamentos, mostrou habilidade a jogar com os pés e recordou que é um especialista a defender grandes penalidades.

Se é ou não melhor do que Rui Patrício constituiria um debate com direito a argumentos e opiniões diversificadas mas igualmente válidas. No entanto, sendo Portugal uma seleção que gosta de ter a bola – provavelmente a que tem estado mais perto de dividir a percentagem de posse com a Espanha –, e que no último grande torneio foi eliminada nas grandes penalidades, a opção Beto, pelo que citei no parágrafo anterior, ganha força.

Embora já tenha exibido qualidades a travar remates da marca dos 11 metros, em quantos desempates por grandes penalidades o guarda-redes do Sporting ajudou alguém a sua equipa/seleção a ganhar? Não me recordo de nenhum.

De Beto lembro-me de vários. Leixões – Benfica na Taça de Portugal 2008/09, Belenenses - FC Porto na Taça de Portugal 2009/10, Udinese – Braga no Play-Off da Liga dos Campeões 2012/13 e Betis – Sevilha e Sevilha – Benfica na Liga Europa da presente época.


3 comentários:

  1. Tambem te lembras de um Leixões Porto em que sofreu 4 golos consentidos, sendo gr do Leixões e com contraro assinado com o Porto.
    Uma vez batoteiro e corrupto...

    ResponderEliminar
  2. Especialista? Só na batotice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou entrar em fanatismos. Se fosse ao serviço da seleção, as mesmas pessoas diriam que ele era o maior...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...