sexta-feira, 29 de março de 2024

Quando Rui Costa marcou ao… Benfica: “Foi o pior golo da minha vida”

Rui Costa muito acarinhado no regresso à Luz
13 de agosto de 1996, Estádio da Luz, Benfica-Fiorentina, jogo de apresentação dos encarnados aos sócios. As águias eram comandadas por Paulo Autuori e tinham em campo jogadores como Preud’homme, Calado, Valdo, João Pinto e Donizete, ao passo que o conjunto de Florença contava, entre outros, com Francesco Toldo, Gabriel Batistuta e… Rui Costa, que pela primeira vez atuava no palco benfiquista na condição de adversário do clube do coração.
 
Bastante acarinhado no regresso a casa dois anos após partir para Itália, o maestro internacional português recebeu flores ainda antes do apito inicial. Mas o momento mais alto da noite ficou guardado para perto do apito final, numa altura em que os lisboetas venciam por 1-0 – golo de Valdo, obtido através de um livre direto ainda nos instantes iniciais. Rui Costa, que minutos antes já tinha ameaçado o empate, recebeu um passe de Batistuta, passou por entre Hélder e Dimas e, já à entrada da pequena área benfiquista, bateu Michel Preud’homme.
 
O médio ofensivo ainda chegou a esboçar uma celebração, mas numa fração de segundos apercebeu-se de que tinha marcado ao Benfica e começou a chorar, apesar de ser apenas um encontro de caráter particular. “Foi o pior golo da minha vida”, disse em 2007, num anúncio publicitário de uma campanha de angariação de sócios.
 
 
“Não era o meu regresso ao Estádio da Luz, mas era o meu regresso para jogar contra o Benfica. Num jogo amigável de princípio de época que tinha ainda a ver com a transferência para a Fiorentina, foi a primeira sensação negativa que tive de representar uma equipa que não o Benfica. Foi uma emoção muito grande o meu regresso e ter sido tão acarinhado. Sabia que maltratado não iria ser, com a certeza absoluta, mas também não esperava o carinho que o estádio mostrou logo e ao longo do jogo quando eu fazia alguma coisa de bem no jogo. Estavam a ver um jogador dentro do campo, com uma outra camisola, mas que estava a jogar por eles. Até aparecer aquele momento que é difícil explicar… é muito difícil explicar. É uma boa jogada até, que eu faço, e há um arrepio muito grande em mim porque a bola vai mesmo entrar”, recordou no documentário Copa 90 Stories, em abril de 2021.
 
“Dá-me uma sensação muito estranha que acaba naquela imagem de choro compulsivo, quase meninice. É um sentimento puro. É onde me apercebo mais que estou a fazer mal ao meu clube… é naquele momento. Sei que foi uma coisa muito natural. Começo a festejar o golo para aquele lado como se estivesse a jogar em casa. Só depois é que me cai a ficha: ‘Eu fiz golo ao Benfica!’. É um golo bonito que acaba por ser, como sempre disse, o golo mais triste da minha carreira. Ao mesmo tempo, há uma simbologia tremenda naquele golo. Não durou muito publicamente, mas durou muito em mim aquele momento. Acho que para o adepto do Benfica foi mais uma demonstração de carinho ao clube e amor, da minha dedicação. Se alguma dúvida houvesse pelo sentimento que tinha pelo Benfica, ali ficou bem claro o que sentia ao ver a camisola vermelha à minha frente”, acrescentou.
 
 
Quis o destino que Benfica e Fiorentina se defrontassem a doer, precisamente nessa temporada, nos quartos de final da Taça das Taças. A equipa de Florença foi à Luz bater as águias por 2-0 na primeira-mão, e Rui Costa participou na jogada do primeiro golo. Em Itália, os encarnados vencer por 1-0 (golo de Edgar), resultado insuficiente para seguirem em frente.
 








1 comentário:

  1. Rui costa presidente do Benfica conhecer quem é Bruno lage treinador jogou ao Benfica do Rúben Amorim está enganar eu quero Bruno lage tens assinar contrato vem cá ele jogou ao Benfica eu conheço ele bom jogador igual a ele roger scmidt pode sair tens vai buscar Bruno lage ele é treinador do Benfica

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...