terça-feira, 18 de setembro de 2018

A minha primeira memória de… um jogo da Liga dos Campeões

Figo foge a Rui Jorge no regresso ao Estádio de Alvalade

2000. Mais uma vez o ano 2000. É a esse já longínquo ano que remontam as minhas primeiras memórias de uma Supertaça Cândido de Oliveira, de uma Supertaça Europeia, de um dérbi entre Sporting e Benfica e também de um jogo da Liga dos Campeões.

Na edição de 2000/01, o campeão Sporting era o único representante português na fase de grupos, uma vez que o vice-campeão FC Porto tinha caído na 3.ª pré-eliminatória ante os belgas do Anderlecht. Quis o destino que os leões arrancassem com uma receção ao campeão europeu Real Madrid, reforçado com Luís Figo e que um mês antes tinha jogado em Alvalade um jogo de pré-época.


No confronto amigável, a 9 de agosto, a formação então orientada por Augusto Inácio venceu por 2-1, com um golo de André Cruz de livre direto (17 minutos) e outro de Acosta (35’), ambos na primeira parte, enquanto Roberto Carlos reduziu para os merengues no início da segunda (52’).


No duelo a valer, a 12 de setembro, eu que começava a ver futebol nessa altura até fiquei com razões para acreditar que haviam jogos iguais ou, pelo menos, muito parecidos. Tudo isto porque o Sporting também chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Ricardo Sá Pinto (39’), que tal como Beto foi apontado como possível reforço do Real Madrid nesse defeso, e de André Cruz… de livre direto (42’). Na baliza dos espanhóis, tal como no jogo do mês anterior, estava um jovem chamado Iker Casillas.

No início da segunda parte, cinco minutos após o reatamento, Roberto Carlos empata de livre direto. Com o resultado em 2-1, o encontro estava uma autêntica fotocópia do da pré-temporada.

No entanto, o desfecho não se repetiu, para mal dos pecados da equipa portuguesa. Rui Jorge, a tentar intercetar um remate de Raúl, acabou por introduzir a bola na própria baliza (76’), deixando a partida empatada.


O início do Sporting nessa edição da Liga dos Campeões não deixou de ser prometedor. Afinal, era o Real Madrid que estava do outro lado. Os jogos seguintes, porém, foram uma autêntica desilusão para a turma de Alvalade: quatro derrotas seguidas, ante Bayer Leverkusen (2-3 fora), Spartak Moscovo (1-3 fora e 0-3 em casa) e Real Madrid (0-4 no Santiago Bernabéu); e um empate a zero na despedida, em Lisboa, frente aos alemães.


Os seis encontros foram transmitidos em sinal aberto pela RTP 1, que na altura transmitia um jogo por jornada da I Liga e da Champions, todas as partidas oficiais e de caráter particular das seleções nacionais AA e sub-21 e o semanal Domingo Desportivo.









E para o caro leitor, qual foi o primeiro jogo da Liga dos Campeões de que tem memória? E quais foram os melhores e mais marcantes jogos de sempre da prova?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...