terça-feira, 14 de agosto de 2018

A minha primeira memória de… uma Supertaça Europeia

Jardel venceu o troféu no jogo de estreia de Figo pelo Real

Tal como mencionei aquando de A minha primeira memória de… uma Supertaça Cândido de Oliveira, comecei a ver futebol em meados de 2000 e, a minha primeira memória de várias competições remonta a esse ano. A Supertaça Europeia não foi exceção.

Na altura, a prova era disputada jogo único – algo que se mantém desde 1998 – no Estádio Louis II, no Mónaco – foi assim entre 1998 e 2012 -, e pela primeira vez entre o vencedor da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. Até então, o troféu era discutido entre os vencedores da Champions e da Taça das Taças, torneio extinto em 1999.


Recordo-me de ter pouca ou mesmo nenhuma ideia do local do encontro, do porquê de serem aquelas equipas a disputá-lo e da particularidade de estarmos perante uma edição histórica. O que me lembro é que estava bastante ciente de que estavam frente a frente o Real Madrid que tinha acabado de contratar Luís Figo ao rival Barcelona e uma equipa turca com um nome esquisito, o Galatasaray, que se tinha reforçado com um goleador que tinha deixado marca em Portugal: Mário Jardel.

Curiosamente, aquele jogo de 25 de agosto – uma sexta-feira, como veio a ser hábito durante largos anos – era precisamente o da estreia oficial do extremo português com a camisola blanca. Depois de um Euro 2000 extraordinário, em que ajudou equipa das quinas a alcançar as meias-finais, Figo era visto como um dos melhores jogadores do mundo, senão mesmo o melhor. Causou espanto o facto de ter trocado Camp Nou pelo Santiago Bernabéu, numa promessa eleitoral do então recém-eleito Florentino Pérez que pagou a pronto os 60 milhões de euros da cláusula de rescisão, então um valor recorde.


O internacional luso não só foi titular como cumpriu a totalidade do encontro, mas não esteve propriamente em plano de evidência, ao contrário de… Jardel, precisamente a figura da partida. Apesar do favoritismo do Real Madrid, o Galatasaray conseguiu disputar o jogo taco-a-taco e colocou-se em vantagem no final da primeira parte (41 minutos), através de uma grande penalidade em que o então ex-FC Porto enganou um jovem de 19 anos chamado Iker Casillas, fazendo-o atirar-se para o lado contrário da baliza ao do que a bola entrou.

O Real Madrid viria a adiar a decisão para o prolongamento ao chegar ao empate já na reta final do desafio (79’), também de penálti, convertido por Raúl, batendo Taffarel. Recordava-me vagamente de um golo de grande penalidade para cada lado e que Jardel marcou o dos turcos, mas foi necessário recorrer ao Youtube para avivar a memória.

O prolongamento, então sob o formato de Golo de Ouro, terminou aos 103 minutos com o golo decisivo de Jardel, que correspondeu da melhor maneira na resposta a um cruzamento tenso de Fatih Akyel.


O Galatasaray, então orientado pelo romeno Mircea Lucescu e com jogadores como Gheorghe Hagi, Gică Popescu, Emre Belözoğlu, Ümit Davala e Hasan Sas a fazer companhia aos brasileiros Taffarel, Capone e Jardel, juntou a Supertaça Europeia à Taça UEFA, naquele que foi o seu melhor período da história do futebol. Nessa temporada de 2000/01, o emblema de Istambul conseguiu chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, após ter superado um primeiro grupo com os austríacos do Sturm Graz, os escoceses do Rangers e o Mónaco e um segundo agrupamento com os espanhóis do Deportivo, os italianos do AC Milan e os franceses do Paris SG. Nos quartos, houve reencontro com o Real Madrid, mas após uma vitória por 3-2 na Turquia, houve derrota por 0-3 na capital espanhola.

Já o Real Madrid, a começar a era dos galáticos, era comandado por Vicente del Bosque e, além dos já referidos Casillas, Figo e Raúl, contava com jogadores como Roberto Carlos, Claude Makélélé ou Guti. Nessa época, conquistou o campeonato espanhol e caiu nas meias-finais da Champions, ante o Bayern Munique.














E para o caro leitor, qual foi a primeira Supertaça Europeia de que tem memória? E quais foram os melhores e mais marcantes jogos de sempre da prova?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...