Vitórias inesperadas, triunfos inéditos, reviravoltas épicas, jogos marcados por grandes golos, goleadas que não estavam no programa, duelos renhidos entre seleções de topo, conflitos diplomáticos que foram levados para os relvados, partidas disputadas sob condições atmosféricas impróprias e muito mais. Tem sido essa a toada das fases de qualificação para Campeonatos da Europa e do Mundo.
Recorde aqui alguns dos grandes jogos das fases de apuramento para grandes competições.
06/10/2001 – Fase de
qualificação europeia para o Mundial
2002, última jornada
Inglaterra
2-2 Grécia
Após terem sido eliminadas ainda na
fase de grupos (no mesmo grupo) do Euro
2000, Inglaterra
e Alemanha
discutiram, taco-a-taco, o apuramento direto para o Mundial
2002. Chegaram à última jornada em igualdade pontual (mas com os britânicos
com vantagem no confronto direto), após os alemães
terem vencido em Wembley
(0-1) e os ingleses
goleado em Munique (1-5).No derradeiro jogo, a Alemanha não foi além de um empate a zero, em Gelsenkirchen, frente à Finlândia, o que se poderia considerar negativo, mas que, em função da conjugação de resultados, garantia o apuramento para o Campeonato do Mundo. É que, bem perto do fim, Inglaterra perdia em Old Trafford com a Grécia.
Já sem hipóteses de qualificação, a seleção helénica esteve duas vezes em vantagem em Manchester. Primeiro quando Charisteas abriu o ativo aos 68 minutos, depois quando Nikolaidis fez o 2-1 aos 69’, um minuto após Sheringham ter empatado para os ingleses. Contudo, praticamente no último lance do desafio David Beckham restabeleceu a igualdade através da execução magistral de um livre direto (90+3’), colocando toda uma nação em delírio.
em atualização
Sem comentários:
Enviar um comentário