domingo, 4 de outubro de 2020

Grupo Desportivo “O Independente” celebra 61 anos

Grupo Desportivo "O Independente" foi fundado a 12 de outubro de 1960
O Grupo Desportivo “O Independente” (GDI) foi fundado a 12 de outubro de 1960 com o objetivo primordial de desenvolver a prática de futebol. 

Seguidamente, foram criadas outras modalidades com vista à participação nos Jogos Juvenis do Barreiro, um grande evento concelhio, pioneiro no país, cuja responsabilidade recai na pessoa de Augusto Valegas, homenagem seja feita ao mentor do maior feito desportivo nunca antes realizado no Barreiro. Nos primeiros Jogos Juvenis, “O Independente” foi o clube com a maior representação, vencendo em quase todas as modalidades, tendo nos anos seguintes continuado a ter atuações notórias.

Em 1967, 1968 e 1969 sagrou-se campeão distrital de futebol amador e campeão nacional representando o distrito de Setúbal, numa competição realizada na cidade do Porto, tendo como adversários clubes dos distritos de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Viseu.

Em 1964, foi criada a secção de ténis de mesa, que inflamou e enalteceu o clube com imensas glórias que perduram na memória, como o título de campeão distrital em 1975, 1976 e 1977 e os primeiros lugares em vários torneios a nível nacional. Foi finalista na Taça de Portugal em 1977. O GDI organizou o 2.º Torneio Nacional e 1.º Internacional do Barreiro em outubro de 1982, integrado nas comemorações do Dia da Cidade, que contou com a participação de 800 atletas nacionais e estrangeiros.

Antes da década de 1970, o GDI fez-se representar em eventos de ciclismo, reforçando a partir da década de 1980 até aos dias de hoje a sua presença em eventos das maias variadas modalidades, entre as demais malha, atletismo, futsal, triatlo e natação.

Presentemente, as modalidades que mais ativamente elevam o nome do GDI são o atletismo e a natação.

Com uma componente mais recreativa, a secção de natação conta com cerca de 30 atletas distribuídos pelos vários escalões. Além da participação nos torneios realizados no Barreiro, o clube também participou nas 12 horas de Natação (em Alverca) e nas 24 horas da Natação (na Amora).

Nova sede social do "O Independente" foi inaugurada em 2019
No atletismo, orgulhamo-nos ao longo destes anos de ter sempre contado com um vasto e largo número de atletas, fazendo-se notar a nossa presença nas diversas provas realizadas em qualquer parte do país. Em 1993, com o primeiro título de campeão regional coletivo (em corta-mato) alavancámos o arranque para uma época gloriosa no atletismo do GDI. Até ao início do ano de 2000 somámos títulos regionais individuais e coletivos tanto em corta-mato como em pista. A partir de 2000 começou a ganhar força no clube a participação em competições nacionais/regionais a nível do Inatel, tendo os atletas veteranos honrado a camisola do clube, fazendo-a elevar aos mais altos lugares do pódio em campeonatos de estrada, rampa e pista.

Atualmente, com a escola de atletismo continuamos a fomentar a forte aposta na formação de atletas. É de salientar o excelente e primoroso trabalho exercido pelos nossos técnicos, exacerbado não só pela constante evolução dos atletas, pela repetida conquista de lugares de pódio em campeonatos regionais, presenças em campeonatos nacionais e na participação de torneios Interassociações em representação da Associação de Atletismo de Setúbal.

“São 60 anos de glória e história desta coletividade que tem sido escrita com a dedicação e carolice de tantas mulheres e homens, que tudo fizeram para aqui chegarmos com grande honra e vaidade. Aos que partiram, um enorme agradecimento pelo que ajudaram a construir. Aos que cá estão, não esqueçam estas grandes conquistas”, refere o presidente de “O Independente”, Jaime Matias, que agradece à Câmara Municipal do Barreiro a cedência das novas instalações, “um espaço condigno”, em contrato de comodato assinado em 2016. Jaime Matias enaltece “a enorme dedicação, esforço, força de trabalho, das mulheres e homens, que todos os dias erguem este espaço novo” e deixa um agradecimento: “São de facto a imagem desta coletividade. A todos os associados, atletas, familiares e colaboradores, um muito obrigado.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...