segunda-feira, 18 de março de 2024

O flop americano do Sporting que venceu a Champions. Quem se lembra de Kirovski?

Kirovski pertenceu aos quadros do Sporting em 2000-01
Numa altura em que o Sporting se preparava para regressar à Liga dos Campeões e o avançado ganês Kwame Ayew tinha sido emprestado aos turcos do Yozgatspor, os leões foram ao mercado, no verão de 2000, contratar um ponta de lança cujo currículo indicava que tinha tudo para dar certo em Alvalade: possante (1,85 m), relativamente jovem (24 anos), internacional norte-americano com participações na Copa América 1995, Gold Cup 1996 e 2000, Jogos Olímpicos 1996 e Taça das Confederações 1999, formação concluída no Manchester United e estreia impossibilitada na equipa principal dos red devils apenas por falta de licença de trabalho e uma Champions e uma Taça Intercontinental vencidas pelo Borussia Dortmund em 1997.
 
Mas Jovan Kirovski, atacante californiano filho de emigrantes macedónios e que vestiu a camisola da seleção principal dos Estados Unidos em 62 ocasiões – marcou nove golos –, não deu certo de leão ao peito, apesar das várias notícias de que se fartava de faturar nos treinos. Tapado por Acosta, Spehar e até mesmo pelos mais móveis Sá Pinto e João Vieira Pinto, não foi além de sete jogos com a camisola verde e branca, todos na condição de suplente utilizado. Nem nos jogos da Taça de Portugal frente a equipas de divisões inferiores foi titular, mas verdade seja dita que sofreu algumas lesões durante a temporada. No total, somou apenas 117 minutos. Não convenceu Augusto Inácio nem os sucessores Fernando Mendes e Manuel Fernandes. Contudo, os 57 minutos que jogou diante do FC Porto na segunda-mão da Supertaça Cândido de Oliveira permitiram-lhe juntar esse troféu ao palmarés individual.
 
 
Em março de 2001 esteve perto de voltar a Inglaterra para representar o Bolton, mas a transferência berrou devido a dificuldades em obter a licença de trabalho no Reino Unido, acabando por regressar a Lisboa. Ainda foi a tempo de cumprir os 90 minutos num encontro: pela equipa B, numa receção ao Barreirense, num jogo da II Divisão B.
 
Sem surpresa, acabou dispensado e rumou aos ingleses do Crystal Palace, então no Championship, antes de passar pelo Birmingham e fazer a estreia na MLS.
 
 
Após pendurar as botas tornou-se diretor desportivo dos LA Galaxy, tendo sido responsável pelas contratações de Giovani dos Santos, Jonathan dos Santos e sobretudo Zlatan Ibrahimovic. Agora, veiculam vários órgãos de comunicação social internacionais, é o antigo avançado sueco que quer Kirovski na estrutura do AC Milan.
 
 


 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...