sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Os 10 melhores combates de Rob Van Dam na WWE

Rob Van Dam ganhou quase tudo na WWE entre 2001 e 2007
Carismático, talentoso, ágil, especialista em artes marciais e com um finisher cinco estrelas. Assim era Rob Van Dam passou sem grande sucesso pela World Championship Wrestling (WCW) e ganhou nome na Extreme Championship Wrestling (ECW) antes de se tornar efetivamente numa estrela já na World Wrestling Entertainment (WWE).
 
Nascido a 18 de dezembro de 1970 em Battle Creek, no estado norte-americano de Michigan, mas com ascendência belga e polaca, Robert Alexander Szatkowski foi treinado por The Sheik e estreou-se oficialmente no pro wrestling em 1990, tendo lutado nesse ano em várias promotoras do estado de Michigan.
 
Dois anos depois, o dono de uma promoção na Flórida, Ron Slinker, possivelmente devido ao background de artes maciais e às semelhanças com o ator Jean-Claude Van Damme, deu a Szatkowski o ring name Rob Van Dam. Também em 1992, estreou-se nos ringues da WWE, tendo utilizado o nome Matt Burn para defrontar The Mountie; e assinou pela WCW, onde Bill Watts lhe mudou o ring name para Robbie V.
 
Após cinco anos de grande sucesso na ECW, entre 1996 e 2001, ingressou na então denominada no World Wrestling Federation (WWF) para participar na storyline The Invasion, que colocou por várias vezes frente a frente lutadores da WWF frente a um misto da WCW e da ECW (The Alliance), tendo em vista o controlo absoluto das três companhias. A WWF, que na realidade havia comprado as duas rivais, levou a melhor.
 
Enquanto essa storyline decorria, Van Dam tornou-se altamente popular, começando a construir um currículo onde cabem WWE Championship (um reinado), (WWE) ECW World Championship (um), European Championship (um), Hardcore Championship (quatro) e Intercontinental Championship (seis), além de três títulos de tag team (ao lado de Rey Mysterio, Kane e Booker T). Em 2006 venceu ainda o segundo Money in the Bank Ladder match da história, na WrestleMania 22, o que permitiu meses depois tornar-se campeão da WWE e da ECW. Tudo isto na primeira passagem pela promotora, entre 2001 e 2007. Quando voltou, em 2013 e 2014, não foi tão feliz.
 
Posteriormente, foi introduzido no Hall Of Fame em 2021.
 
Vale por isso a pena recordar os dez melhores combates de Rob Van Dam na WWE, por ordem cronológica.
 
InVasion (2001)
Hardcore match pelo WWF Hardcore Championship:
Jeff Hardy (c) vs. Rob Van Dam
Campeão hardcore desde que bateu Mike Awesome no SmackDown! de 12 de julho de 2001, Jeff Hardy estava a formar dupla com o irmão Matt num combate frente aos Dudley Boyz quatro dias depois, no Raw, quando Rob Van Dam interferiu e ajudou os Dudley Boyz a alcançar a vitória. Após a contenda, Jeff Hardy atacou RVD, mas os Dudley Boyz ajudaram o amigo e permitiram que RVD aplicasse um Five-Star Frog Splash em Jeff.
No episódio de 19 de julho do SmackDown!, Rob Van Dam e Billy Kidman bateram Jeff Hardy e X-Pac num combate de tag team, com RVD a fazer o assentamento em Hardy após um Five-Star Frog Splash.
Tudo isto levou à marcação de um combate entre Hardy e RVD pelo Hardcore Championship no pay-per-view InVasion.
 
 
 
Ladder match pelo WWF Hardcore Championship:
Jeff Hardy (c) vs. Rob Van Dam
No InVasion, Rob Van Dam conquistou o Hardcore Championship após ter colocado o cinturão em cima de Jeff Hardy e executado o Five Star Frog Splash e o consequente assentamento.
Nas semanas que se seguiram, RVD e Hardy defrontaram-se em combates de tag team.
No episódio de 13 de agosto do Raw, Van Dam estava a defender o título diante de Kurt Angle quando Jeff Hardy interferiu e conseguiu um pinfall sobre RVD, reconquistando assim o Hardcore Championship.
Isto levou à marcação de um Ladder match entre os dois para o SummerSlam.
 
 
 
Unforgiven 2001
Hardcore match pelo WWF Hardcore Championship:
Rob Van Dam (c) vs. Chris Jericho
Após o SummerSlam, Rob Van Dam e Chris Jericho defrontaram-se por três vezes em combates de tag team, com diferentes parceiros, numa altura em que a WWF e The Alliance (WCW e ECW) continuavam numa intensa rivalidade, o que levou à marcação de um combate entre os dois pelo título de RVD no Unforgiven.
 
 
 
No Mercy 2001
Stone Cold Steve Austin (c) vs. Kurt Angle vs. Rob Van Dam
No Unforgiven, Kurt Angle bateu Steve Austin para conquistar o WWF Championship.
No episódio de 4 de outubro do SmackDown!, Rob Van Dam derrotou Angle para dar a Austin a oportunidade de lutar pelo título, o que aconteceu quatro dias depois, no Raw, onde Stone Cold reconquistou o WWF Championship com a ajuda do comissário William Regal, que assim traiu Angle e juntou-se à The Alliance.
No SmackDown! de 11 de outubro, RVD perdeu um combate frente a Chris Jericho devido à interferência de Steve Austin, o que levou RVD a confrontar Stone Cold.
Entretanto, a CEO da WWF, Linda McMahon, destituiu William Regal do cargo de comissário, tendo sido posteriormente revelado que o sucessor do britânico seria Mick Foley, que marcou um triple threat match entre o campeão Steve Austin, Rob Van Dam e Kurt Angle para o No Mercy, com o WWF Championship em jogo.
 
 
 
Monday Night Raw (27 de maio de 2002)
Eddie Guerrero (c) vs. Rob Van Dam
Eddie Guerrero regressou à então ainda denominada WWF no episódio de 1 de abril de 2002 do Raw, atacando o campeão intercontinental Rob Van Dam.
No Backlash, o Latino Heat bateu RVD após um Neckbreaker em cima do cinturão e um Frog Splash para conquistar o WWE Intercontinental Championship.
Nas semanas que se seguiram, Eddie reteve o título tanto no Insurrextion como no Judgment Day. No entanto, os dois defrontaram-se uma última vez pelo WWE Intercontinental Championship no episódio de 27 de maio do Raw, desta feita num combate de escadote.
 


King Of The Ring 2002
Semifinal do torneio King of the Ring:
Rob Van Dam vs. Chris Jericho
Rob Van Dam chegou às semifinais do torneio King of the Ring após eliminar Eddie Guerrero e X-Pac em episódios do Monday Night Raw, enquanto Chris Jericho atingiu essa fase ao beneficiar da falta de comparência de Edge na primeira ronda e de uma vitória sobre The Big Valbowski nos quartos de final.
A título de curiosidade, a outra semifinal opunha Brock Lesnar e Test.
 
 
 
Monday Night Raw (29 de setembro de 2003)
Christian (c) vs. Rob Van Dam
Campeão desde 10 de agosto de 2003, quando ganhou o título intercontinental a Booker T num house show (sim, leu bem!), Christian soube que ia defender o cinturão diante de Rob Van Dam e Chris Jericho num triple threat match no Unforgiven quando um duelo entre RVD e Y2J para determinar o novo candidato principal, no episódio de 15 de outubro do Raw, terminou em dupla desqualificação.
No pay-per-viewChristian alcançou a vitória ao fazer o assentamento em Van Dam, que esbarrou no cinturão quando quis aplicar um Five-Star Frog Splash no campeão.
No Raw da noite seguinte, Christian defendeu o título diante de RVD, mas utilizou o cinturão para se desqualificar e, após o combate, foi buscar um escadote. Contudo, RVD aplicou-lhe um Five-Star Frog Splash a partir do topo do escadote. Nessa mesma noite, o co-General Manager Steve Austin anunciou que, na semana a seguir, Christian teria de defender o Intercontinental Championship frente a Rob Van Dam num Ladder match.
 
 
 
Winner Takes All  match pelo WWE Intercontinental Championship e pelo contrato Money in the Bank:
Shelton Benjamin (campeão intercontinental) vs. Rob Van Dam (detentor do contrato)
Na WrestleMania 22, Rob Van Dam venceu o Money in the Bank Ladder match, no qual também competiram Bobby Lashley, Finlay, Matt Hardy, Ric Flair e Shelton Benjamin
Nos episódios que se seguiram do Monday Night Raw, Shelton, que era campeão intercontinental, desafiou RVD a colocar o seu contrato Money in the Bank em jogo num combate. Porém, RVD ripostou, ao pedir a Shelton um combate pelo WWE Intercontinental Championship.
No episódio de 17 de abril do Raw, RVD escolheu um adversário mistério para Shelton e Shelton fez o mesmo para a RVD, com a estipulação de que quem saísse derrotado teria de colocar o seu prémio em jogo no Backlash. Ora, Shelton foi derrotado pelo regressado Charlie Haas, enquanto RVD perdeu um combate diante de todos os cinco membros dos Spirit Squad. Assim sendo, tanto o título intercontinental como o contrato Money in the Bank iriam estar em jogo no Backlash.  
 
 
 
ECW (26 de setembro de 2006)
Extreme Rules match:
Rob Van Dam vs. Hardcore Holly
No episódio de 22 de agosto da ECW, o General Manager Paul Heyman sugeriu a Hardcore Holly para fazer algo impactante. E Hardcore Holly seguiu a sugestão, tendo atacado Rob Van Dam após uma vitória de RVD sobre Danny Doring.
Uma semana depois, Hardcore Holly bateu RVD por desqualificação – Holly levou uma cadeira para o ringue, mas acabou por ser RVD a usá-la, o que lhe ditou a derrota. Na mesma noite, RVD interferiu a favor de Sabu e Holly a favor de Paul Heyman num combate entre Heyman e Sabu, que acabou por ser vencido pelo General Manager.
No episódio de 12 de setembro, foi a vez de Rob Van Dam vencer Hardcore Holly por desqualificação, uma vez que foi atacado por Stevie Richards, Mike Knox e Test quando se preparava para alcançar a vitória.
Na semana seguinte, King Booker bateu RVD num Extreme Rules match após interferência de Hardcore Holly.
 
 
 
ECW (3 de outubro de 2006)
Extreme Rules match:
Rob Van Dam vs. Test
Uma semana após o brutal combate entre Rob Van Dam e Hardcore Holly, que resultou na vitória de RVD e num corte profundo nas costas de Hardcore Holly, Holly exigiu uma desforra, mas o General Manager disse que não ia permitir o combate devido ao estado físico de Holly. Hardcore Holly insistiu e agarrou e ameaçou Heyman, mas Test atacou Holly por trás com uma cadeira.
E acabou por ser mesmo Test, que nas semanas anteriores havia alinhado com alguns recém-chegados à ECW (como Mike Knox, Big Show e Matt Striker) contra vários ECW Originals (Rob Van Dam, Sabu e The Sandman), a ser anunciado como adversário de RVD em mais um Extreme Rules match.
 



 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...