sábado, 4 de setembro de 2021

Os nigerianos que jogaram no Portimonense antes de Abraham Marcus

Oito nigerianos jogaram pelo Portimonense antes de Marcus
Reforço do Portimonense para a nova época por empréstimo (com opção de compra) do Remo Stars Football Club, o avançado Abraham Marcus vai tornar-se no nono jogador nigeriano a representar o emblema algarvio.
 
Ainda assim, em Portimão a história de jogadores naturais da Nigéria, simplesmente o país com mais presenças na Taça das Nações Africanas (15, as mesmas do Egito) e mais títulos mundiais de sub-17 (cinco), é relativamente recente, tendo apenas cerca de duas décadas.
 
Jimmy Agoye
O primeiro nigeriano a defender as cores alvinegras foi o avançado Jimmy Agoye, que jogou pelo Portimonense em 2001-02, época de regresso dos algarvios à II Liga. Proveniente dos austríacos do Austria Braunau, depois de passagens por clubes como os suíços do Schaffhausen, os alemães do Oberhausen e os tunisinos do Espérance Tunis.
Nessa temporada participou em 13 jogos (um a titular) em todas as competições, tendo apontado dois golos, ambos na Taça de Portugal, um ao Rio Ave e outro ao Caldas.
Paralelamente, somou uma internacionalização pela Nigéria em 2002, mas em novembro, quando já tinha voltado ao Shooting Stars, do seu país.
 
 
Pascal

Em 2006-07, mais um avançado nigeriano em Portimão, desta vez um já com algum currículo no futebol português, Pascal. Extremo forte fisicamente que já tinha representado Freamunde, Nacional, Vitória de Setúbal e Penafiel, chegou ao clube no verão de 2006, proveniente dos israelitas do Bnei Sakhnin.
Em meia época disputou onze jogos (três a titular) e apontou dois golos, ambos num triunfo folgado sobre o Olhanense (4-1) num dérbi algarvio realizado em Olhão.
Após rescindir em janeiro, rumou aos cipriotas do Ayia Napa.
 
 
Simy
E porque nem todos os nigerianos no Portimonense foram flops, em 2010-11 entrou para os juniores alvinegros outro ponta de lança que nas duas épocas seguintes deu bastante jeito à equipa principal, o gigante (1,98 m) e desengonçado Simy.
Se em 2011-12 até teve um desempenho discreto, com seis golos em 33 partidas (21 a titular) em todas as competições, na temporada que se seguiu explodiu, ao faturar por 13 vezes em 36 encontros (25 a titular).
Entretanto rumou ao Gil Vicente e sagrou-se melhor marcador da II Liga em 2015-16, o que lhe permitiu ser resgatado pelo emblema de Portimão no final dessa temporada. Porém, foi imediatamente vendido aos italianos do Crotone por 850 mil euros, mas o que ninguém esperava era que se conseguisse impor na Série A italiana.
Mesmo ao serviço de uma equipa modesta, que até veio a descer de divisão, apontou 20 golos no campeonato em 2020-21, os mesmos de Ciro Immobile (Lazio) – apenas Dusan Vlahovic (21 pela Fiorentina), Luis Muriel (22 pela Atalanta), Romelu Lukaku (24 pelo Inter de Milão) e Cristiano Ronaldo (29 pela Juventus) fizeram melhor. Foi apenas o segundo africano a atingir as os 20 remates certeiros numa temporada na competição, após Eto'o, que em 2010/2011 fez 21 golos. E na época anterior, sagrou-se mesmo o goleador-mor da Série B, também com duas dezenas de remates certeiros.
Paralelamente, em 2018 somou cinco internacionalizações pelas superáguias e participou no Campeonato do Mundo.
 
 
 
Musa Yahaya
No início da temporada 2015-16 surgiram em Portimão mais dois futebolistas nigerianos. Comecemos pelo que durou menos tempo no clube, o lateral/extremo direito Musa Yahaya, uma das figuras da seleção que se sagrou campeã mundial de sub-17 em 2013. Segundo o Football Leaks, foi contratado por 500 mil euros por 90% do passe à Mutunchi Academy, da Nigéria, depois de passagens pelas camadas jovens de Celta de Vigo e Tottenham.
No Algarve não foi além de 12 jogos (quatro a titular) e um golo ao Benfica B na II Liga, tendo ajudado os alvinegros a chegar às meias-finais da Taça da Liga.
Após essa temporada, transferiu-se para o FC Porto, mas nunca foi além da equipa B.
 
 
 
Fidelis Irhene

Um pouco mais tempo durou em Portimão o médio defensivo Fidelis Irhene, que no verão de 2015 foi emprestado pelo FC Porto após um ano nos juniores dos dragões.
Na primeira época com a camisola alvinegra atuou em 27 partidas (18 a titular) em todas as competições e marcou um golo ao Desp. Chaves na II Liga, tendo ajudado os algarvios a chegar às meias-finais da Taça da Liga.
Já em 2016-17, também por empréstimo dos portistas, disputou 21 encontros (16 a titular) nas várias provas, contribuindo para a subida à I Liga.
Depois da subida de divisão transferiu-se para os cipriotas do AEL Limassol.
 
 
 
Stanley
Além de Musa Yahaya, Fidelis Irhene coincidiu no plantel do Portimonense com mais dois nigerianos, ambos em 2016-17. Comecemos pelo ponta de lança Stanley, que chegou a Portimão depois de duas épocas em que esteve emprestado ao Varzim pelos moçambicanos do Clube do Chibuto.
Na primeira temporada no Algarve atuou em onze partidas na II Liga, todas como suplente utilizado e até meio de janeiro, e apontou três golos, diante de Vitória de Guimarães B, FC Porto B e Benfica B, tendo contribuído para a promoção à I Liga.
Já em 2017-18 participou em quatro encontros, mais uma vez todos como suplente utilizado, mas desta feita não faturou, embora possa ter servido de consolação a estreia no primeiro escalão do futebol português. A meio da época, foi emprestado ao Varzim, clube pelo qual haveria de se transferir em definitivo no verão de 2018.
 
 
 
Chidera Ezeh
O outro jogador nigeriano que reforçou o Portimonense no verão de 2016 foi o extremo Chidera Ezeh, proveniente do FC Porto, clube que representou apenas nos juvenis e juniores, já depois de se ter sagrado campeão mundial de sub-17 em 2013.
Na primeira época em Portimão atuou em 14 jogos (seis a titular) e apontou três golos, diante de Leixões (dois) e Desp. Aves, tendo contribuído para a promoção à I Liga.
Em 2017-18 participou em dois encontros, ambos como suplente utilizado, tendo sido emprestado ao FC Porto B na segunda metade da temporada.
Após a cedência aos bês portistas voltou ao Algarve, mas nunca conseguiu afirmar-se. Em mais dois anos nos alvinegros, esteve em campo apenas em 18 minutos (distribuídos por três jogos e todos em 2019-19) pela equipa principal, tendo ainda jogado pelos sub-23 na Liga Revelação em 18 encontros.
 
 
 
Taofiq Jibril

Mais recentemente, em 2018-19, o Portimonense teve nas suas fileiras o extremo/ponta de lança Taofiq Jibril, contratado ao Vila Real, clube pelo qual marcou golos em catadupa.
Porém, com a camisola alvinegra não foi além de dois jogos pela equipa principal, ambos como suplente utilizado. Acabou por ser mais utilizado pelos sub-23, pelos quais atuou em 15 partidas e marcou dois golos.
 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...