quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Estoril Praia na Taça da Liga

Estoril vai participar pela 14.ª vez na Taça da Liga
Uma das oito equipas que esta temporada vai participar na Taça da Liga, o Estoril Praia vai tornar-se numa dos sete clubes que participaram em todas as edições da competição. Nas 13 presenças anteriores, o melhor que os canarinhos conseguiram foi chegar à fase de grupos.
 
Pela primeira vez entre as oito melhores equipas em prova, o emblema do concelho de Cascais prepara-se para igualar Sp. Covilhã e Marítimo como sétimo clube com mais jogos (49) numa competição em que tem um registo bastante equilibrado de resultados: 16 vitórias, 16 empates e 16 derrotas.
 
O Estoril é a par do Portimonense o 10.º clube com mais golos marcados da história da Taça da Liga (56) e o 12.º com mais golos sofridos (52), num universo de 52 emblemas.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Estoril Praia na competição implementada em 2007-08.
 
 

10. Diogo Amado (11 jogos)

Diogo Amado
Médio de características defensivas formado no Sporting, assinou em definitivo pela União de Leiria em 2010 e foi emprestado precisamente pelos leirienses ao Estoril em 2011-12, época em que somou os primeiros três jogos na Taça da Liga, contribuindo para o apuramento para a fase de grupos da competição. Também nessa temporada, ajudou o emblema do concelho de Cascais a conquistar o título da II Liga e a consequente promoção à I Liga.
Haveria de ficar mais cinco anos no António Coimbra da Mota, mas só nos três primeiros atuou na Taça da Liga, tendo participado em mais oito encontros até 2015, contribuindo para o apuramento para a segunda fase de grupos em 2012-13 e 2013-14, em ambas as ocasiões com Marco Silva no comando técnico.
 
 

9. Licá (12 jogos)

Licá
Avançado que procurava ainda a afirmação nas ligas profissionais, depois de passagens por Académica e Trofense, reforçou o Estoril em 2011 e, em dois anos no António Coimbra da Mota, contribuiu para o título da II Liga, consequente subida ao primeiro escalão e apuramento para a Liga Europa, tendo ainda vencido o prémio de melhor jogador da II Liga em 2011-12.
Em termos de Taça da Liga amealhou um total de 12 jogos, oito (e um golo) na primeira época e quatro na segunda, ajudando a equipa a alcançar o apuramento para a segunda fase de grupos da prova em ambas as ocasiões.
Depois deu o salto para o FC Porto, voltando à Amoreira por empréstimo do Nottingham Forest em 2016-17, mas sem disputar qualquer jogo na competição.
 
 
 

8. Bruno Nascimento (12 jogos)

Bruno Nascimento
Disputou o mesmo número de jogos que Licá, mas amealhou mais 21 minutos em campo – 910 contra 889.
Defesa central que chegou ao António Coimbra da Mota no verão de 2010 por empréstimo do Desportivo Brasil, atuou num total de onze jogos na Taça da Liga durante a primeira passagem pelo Estoril, de dois anos e meio, conseguindo sempre chegar à segunda fase de grupos.
Depois mudou-se para os alemães do Colónia, mas voltou aos canarinhos por empréstimo em 2014-14, tendo participado num encontro nessa época.
 
 
 

7. Carlos Eduardo (13 jogos)

Carlos Eduardo
Médio que chegou à Amoreira em janeiro de 2011, proveniente do Grêmio Barueri, nunca foi propriamente um titular indiscutível no Estoril, mas mostrou ser um jogador de qualidade, até para voos mais altos.
Na segunda metade de 2010-11 ainda foi a tempo de atuar 28 minutos na Taça da Liga, numa vitória sobre o Sporting no António Coimbra da Mota.
Nas duas épocas seguintes disputou mais 12 encontros na competição, tendo apontado dois golos, ambos em 2011-12, ajudando os canarinhos a chegar à segunda fase de grupos nas duas ocasiões, além de ter contribuído para a conquista o título da II Liga na primeira temporada e conseguir o apuramento para a Liga Europa na segunda.
Depois deu o salto para o FC Porto.
 
 
 

6. Marco Silva (13 jogos)

Marco Silva
Disputou o mesmo número de jogos de Carlos Eduardo, mas amealhou mais 213 minutos em campo – 1044 contra 831.
Marco Silva ficou na história do Estoril enquanto treinador, devido à conquista do título da II Liga e consequente subida de divisão em 2011-12 e os apuramentos para a Liga Europa nas duas épocas seguintes. Porém, também serviu briosamente o clube na pele de jogador durante seis temporadas, todas na II Liga, tendo nas últimas quatro disputado a Taça da Liga.
Entre 2007 e 2011 amealhou um total de 13 encontros na competição, mas mais de metade (sete) foram em 2009-10, quando ajudou os canarinhos a ultrapassar uma eliminatória e uma primeira fase de grupos. Voltaria a atingir a derradeira fase de grupos em 2010-11 como jogador e em 2011-12, 2012-13 e 2013-14 como treinador.
 
 
 

5. Gonçalo Santos (15 jogos)

Gonçalo Santos
Médio de características defensivas natural de Lamego, chegou à Académica, mas não foi particularmente bem-sucedido em Coimbra nem nos empréstimos que se seguiram a Santa Clara e Desp. Aves.
Porém, assinou no verão de 2011 e atingiu um nível bastante elevado, ao ponto de três anos depois ter rumado ao gigante croata Dínamo Zagreb e de ter sido apontado por alguns críticos como uma possibilidade para a seleção nacional.
No António Coimbra da Mota, além de ter contribuído para a conquista do título da II Liga e consequente promoção ao primeiro escalão e para dois apuramentos europeus nas épocas que se seguiram, disputou dez jogos na Taça da Liga entre 2011-12 e 2013-14, ajudando sempre os canarinhos a chegarem à segunda fase de grupos.
Após a aventura na Croácia e uma curta passagem pelo Desp. Aves voltou a representar os estorilistas entre 2018 e 2020, somando mais cinco encontros na prova, tendo contribuído para o apuramento para a segunda fase de grupos em 2018-19.
 
 
 

4. Steven Vitória (15 jogos)

Steven Vitória
Disputou o mesmo número de jogos de Gonçalo Santos, mas amealhou mais 366 minutos em campo – 1380 contra 1014.
Defesa central luso-canadiano muito forte fisicamente e especialista na execução de bolas paradas, reforçou o Estoril no verão de 2010, após vários anos em que esteve emprestado pelo FC Porto a vários clubes das divisões secundárias.
Em três temporadas na Amoreira somou um total de 15 jogos na Taça da Liga, tendo ainda totalizado quatro golos e contribuído para o apuramento para a segunda fase de grupos em todas as épocas que passou no António Coimbra da Mota. Além disso, ajudou os canarinhos a conquistar o título da II Liga em 2011-12 e a conseguir o apuramento para a Liga Europa um ano depois.
Depois deu o salto para o Benfica.
 
 
 

3. Anderson Luís (16 jogos)

Anderson Luís
Lateral direito que chegou ao Estoril no verão de 2010 por empréstimo do Figueirense, foi um dos rostos do período de fulgor que os canarinhos viveram na segunda década do século XXI.
Na primeira época na Amoreira destronou o até então titular Marco Silva, na segunda foi campeão da II Liga, nas duas que se seguiram contribuiu para as qualificações para a Liga Europa e haveria de ficar no clube até 2016.
Em termos de Taça da Liga disputou 16 jogos distribuídos por seis temporadas, tendo contribuído para o apuramento para a segunda fase de grupos em 2010-11, 2011-12, 2012-13 e 2013-14.
 
 
 

2. Erick (18 jogos)

Erick
Médio de características defensivas que reforçou o Estoril no verão de 2009 proveniente do Ituano tal como o central Jardel, impôs-se imediatamente como titular nos canarinhos, com reflexos também na Taça da Liga.
Em três temporadas na Amoreira, todas quando os estorilistas disputavam a II Liga, Erick disputou um total de 18 jogos na Taça da Liga – seis em cada época -, tendo alcançado sempre o apuramento para a segunda fase de grupos.
 
 
 

1. João Coimbra (22 jogos)

João Coimbra
Médio formado no Benfica e internacional jovem português, chegou ao António Coimbra da Mota no verão de 2009 e por lá ficou durante cinco anos, tendo feito parte do crescimento do clube ao longo da segunda década do século XXI.
Além de ter contribuído para a conquista do título da II Liga, consequente promoção ao primeiro lugar e para dois apuramentos para a Liga Europa, disputou 22 jogos na Taça da Liga com a camisola dos canarinhos, tendo alcançado sempre a segunda fase de grupos da competição – em 2013-14 integrou o plantel mas não atuou em qualquer partida na prova.




















1 comentário:

  1. aonde andam alguns destes se ainda jogam e ficamos a conheçer um pocadinho do craque marco silva .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...