quarta-feira, 28 de maio de 2014

Marco Silva: O homem certo?

maisfutebol.iol.pt
As opiniões dividem-se sobre o novo treinador do Sporting. Uns afirmam que será um novo Paulo Fonseca, outros baseiam-se no bom trabalho que desenvolveu no Estoril para lhe projetar um bom futuro.

Parece que um caso raro no futebol português se tornou num padrão para analisar contratações. Jorge Jesus também nunca tinha treinado um grande antes de chegar ao Benfica e Leonardo Jardim também foi progredindo na carreira e há muitas outras coisas a olhar além dos resultados.

O Paços de Ferreira de Paulo Fonseca terminou o campeonato português no pódio, o que é bastante assinalável, mas era um autêntico carro de combate. O Estoril – que em 2013/14 até conquistou os mesmos 54 pontos que os castores em 2012/13 – respirava um futebol mais perfumado e romântico.

Havia um gosto pela circulação de bola e por tentar jogar sempre rente ao solo, com critério e objetividade que não existia em mais nenhuma equipa que não lutasse pelo título. É verdade que apostava sobretudo em ataque rápido e que em Alvalade encontrará adversários menos expostos no momento defensivo, mas o que fica de Marco Silva é a imagem de um treinador que não se esgota nos (ótimos) resultados.

Há que reconhecer competência a quem pega numa equipa nos últimos lugares da II Liga sem nunca ter tido experiência no comando técnico de alguma formação, consegue subir de divisão e faz com que os seus jogadores acreditem num modelo de jogo que em nada é típico de um recém-promovido.

Há que reconhecer versatilidade e capacidade motivacional para quem perde vários jogadores importantes como Steven Vitória, Jefferson, Carlos Eduardo ou Licá depois de ter ficado em 5º, não se queixa, e na temporada seguinte ainda melhora a classificação e a pontuação.

Além dos três grandes e dos intrusos Boavista e Sp. Braga, lembram-se do último clube a ficar duas épocas seguidas no Top 5? Temos de recuar quase duas décadas. Vitória de Guimarães, em 1996/97 e 1997/98.

Um feito difícil de obter, com um orçamento baixo e ainda por cima com um futebol arrojado. É o mesmo que se pede agora a Marco Silva no Sporting.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...