terça-feira, 16 de junho de 2020

A fisionomia, o estilo e os golos. Bruninho é agora o Bas Dost… da Verderena

Bruninho comprometeu-se com o Barreirense para 2020-21
Chama-se Bruno Martinho, é conhecido por Bruninho no mundo do futebol, mas a fisionomia, o estilo e os golos que tem apontado na I Distrital da AF Setúbal nos últimos anos têm motivado comparações com Bas Dost, antigo avançado holandês do Sporting.

Com 16 golos (em 13 jogos) pelo Oriental Dragon na época passada e 31 (em 28 partidas) pelo Fabril na anterior, o possante (1,90 m) e experiente (30 anos) ponta de lança não só se sagrou o melhor marcador do campeonato nos últimos dois anos como subiu sempre de divisão nos derradeiros três - em 2017-18 festejou a subida no Amora. Já comprometido com o Barreirense para a próxima temporada, o objetivo será certamente transportar o que de tão bom fez na Medideira, no Alfredo da Silva e no Juncal para a Verderena.


“Sou alto e gosto sempre de jogar forte, agressivo. Não gosto de jogar para brincar. Jogo sempre para ganhar”. Foi assim que se descreveu numa entrevista a este blogue em fevereiro do ano passado.

Porém, é a estampa física, a cabeça pelada, a qualidade no jogo aéreo e a eficácia na hora de remates à baliza que lhe têm valido comparações com o goleador holandês que agora atua no Eintracht Frankfurt. “Tem a ver com a forma de jogar, de estar no campo… Mas o Bas Dost é mais de ataque, e eu defendo e ataco”, alertou Bruninho, que até num jogo pelo Fabril em Grândola já foi chamado de Bas Dost pelo… árbitro.

“O árbitro [Pedro Ferreira, do Núcleo de Setúbal] até me chamou ‘Bas Dost, tem lá calminha!’. Até pensei: ‘Bas Dost!? Mas confianças é que são essas!?”, contou o experiente avançado, fã de “Eden Hazard, Robert Lewandowski e de outros grandes jogadores”.

Emprego empurra-o para a I Distrital

A veia goleadora de Bruninho não tem passado despercebida aos clubes do Campeonato de Portugal. Porém, praticamente todos os emblemas do terceiro escalão do futebol nacional optam por treinar de manhã, algo incompatível para o goleador formado no Arrentela e que entre 2013 e 2015 disputou o campeonato de Macau.

“Tenho dois filhos, casa e carro para pagar. Não podia largar o trabalho para ganhar 600 ou 700 euros e treinar de manhã. Temos de olhar para os prós e para os contras”, contou, quando questionado porque não ficou no Amora após a promoção de 2018. Na época passada chegou a jogar pelo Fabril no Campeonato de Portugal, mas as alterações nos horários dos treinos levaram-no a voltar à I Distrital. Agora, após ajudar a subir o Oriental Dragon, o problema voltou a colocar-se.

“Eu gostava de ter uma oportunidade noutro clube maior, mas nem sempre temos hipótese. E também é verdade que ando na I Distrital porque me permite não largar o trabalho”, confessou este distribuidor de móveis, que em 2020-21 vai atuar no histórico Barreirense.


Como vai ser sem França nem PP?

Tem Vítor Oliveira é sinónimo de subida na II Liga, a parceria entre França, Pedro Pereira (PP) e Bruninho também o tem sido nas últimas três épocas na I Distrital. Juntos, deram um forte contributo para as promoções de Amora, Fabril e Oriental Dragon ao Campeonato de Portugal.

Assim que se soube que os três iriam deixar o Oriental Dragon, criou-se a expetativa de os voltar a ver jogar juntos com outra camisola. O médio centro PP foi o primeiro a ser anunciado por um novo clube, o União de Santiago. Seguiu-se o centrocampista defensivo França, que também assinou pela formação do Litoral Alentejano. Estaria também Bruninho a caminho de Miróbriga? Nem por isso.

Agora, resta saber se será o novo Bas Dost da Verderena ou a dupla que o alimentava – ou nenhum deles – a sorrir lá para finais de maio ou inícios de junho do próximo ano.





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...