terça-feira, 23 de junho de 2020

As minhas primeiras memórias de... jogos entre Benfica e Santa Clara

Benfiquista Mantorras em luta pela bola com o 'açoriano' Vítor Vieira
É complicado dizer com rigor qual o primeiro jogo entre Benfica e Santa Clara de que tenho memória. Uma coisa é certa: não podia ser antes de 12 de setembro de 1999 porque as duas equipas nunca se tinham defrontado até então. Mas também não podia ser nenhum dos dois encontros de 1999-00 porque ainda não acompanhava futebol.

Tenho uma vaga ideia do duelo entre as duas equipas na primeira volta da I Liga em 2001-02, no Estádio da Luz, a contar para a 13.ª jornada. Lembro-me de na antevisão do encontro se ter falado que o número 13 tinha sido de sorte para o Benfica no ano anterior, pois significou uma vitória expressiva sobre o Sporting em casa (3-0). E também me recordo que os açorianos eram orientados por Manuel Fernandes, antiga glória dos leões, e tinham como um dos principais jogadores o espanhol Toñito, cedido precisamente pelo emblema de Alvalade.

Lembrava-me que o Benfica tinha vencido à tangente, mas julgava que teria sido 1-0 e não 2-1. Rui Gregório deu vantagem aos açorianos aos quatro minutos, mas Simão de grande penalidade (20’) e Mantorras (40’) deram a volta ao resultado ainda na primeira parte. “O resultado do jogo da Luz foi injusto, pois o Santa Clara não merecia sair da Luz de mãos a abanar. A verdade é que a equipa do Benfica resistiu à pior exibição da época para pular para a vice-liderança do campeonato. Ele há coisas...”, podia ler-se no jornal O Jogo.


Da partida da segunda volta, que terminou empatado a zero em Ponta Delgada, não tenho qualquer memória, mas lembro-me vagamente do encontro dos Açores na época seguinte, da 9.ª jornada. Dois golos de livre direto de Simão Sabrosa deram o triunfo às águias (42 e 71 minutos), já depois de João Pedro ter inaugurado o marcador para os açorianos (14’).


Na segunda volta do campeonato de 2002-03, ás águias de Lisboa e de São Miguel defrontaram-se num encontro histórico: o último do antigo Estádio da Luz. Num recinto já parcialmente demolido, Simão Sabrosa apontou o único golo do encontro aos 62 minutos, a partir da marca de grande penalidade.

“Os reis também choram. O Benfica venceu o Santa Clara, ganhou uma vantagem preciosa de sete pontos sobre o Sporting na corrida ao acesso à Liga dos Campeões, mas estes são factos que acabam relegados para segundo plano, porque o Estádio da Luz, ao fim de quase 50 anos de sucessos, vai abaixo”, resumiu o jornal O Jogo, na entrada de uma crónica assinada por Ricardo Lemos, que se vários anos depois haveria de integrar o departamento de comunicação dos encarnados.





















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...