segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Zenit e equipas lusas

Madeirense Rúben Micael em luta com o central belga Lombaerts
Tenho uma vaga ideia de o Zenit ter defrontado o Vitória de Guimarães na Taça UEFA em 2005-06, mas a minha verdadeira primeira memória de um jogo entre a formação de São Petersburgo e uma equipa portuguesa remonta a agosto de 2009, quando os russos mediram forças com o Nacional no playoff de acesso à fase de grupos da edição inaugural da Liga Europa.


À partida para a eliminatória, o Zenit era claríssimo favorito. Afinal, tinha sido vencedor da Taça UEFA e da Supertaça Europeia um ano antes e contava com jogadores como o central médio/defensivo internacional português Fernando Meira, os internacionais russos Malafeev, Anyukov, Shirokov, Semshov e Zyryanov – todos semifinalistas do Euro 2008 -, o italiano Alessandro Rosina, o belga Nicolas Lombaerts ou o turco Fathi Tekke. O internacional luso Danny também fazia parte do plantel, mas recuperava de uma rotura de ligamentos no joelho.

Porém, o Nacional de Manuel Machado vinha de um brilhante quarto lugar no campeonato, contava com um inspirado Rúben Micael a dar cartas a meio-campo e não só deu boa réplica como afastou o conjunto russo, orientado na altura pelo italiano Luciano Spalletti.

O primeiro jogo, na Madeira, ficou marcado pela ausência de transmissão televisiva. Houve falta de interesse das estações e o presidente dos insulares, Rui Alves, exigiu a astronómica verba de um milhão de euros às televisões portuguesas e russas para vender os direitos de transmissão do encontro.

Perdeu-se uma boa oportunidade para divulgar o clube em Portugal e além-fronteiras, pois os nacionalistas venceram por 4-3 na Choupana, numa partida em que nunca tiveram em desvantagem. O médio brasileiro Luís Alberto abriu o ativo à passagem da meia hora e o lateral/extremo João Aurélio aumentou a vantagem aos 37 minutos. Igor Semshov reduziu ainda antes do intervalo (43'), mas o ponta de lança brasileiro Rodrigo Silva fez o 3-1 no arranque da segunda parte (53'). Semshov voltou a reduzir a diferença pouco depois (55'), mas Rúben Micael apontou o quarto golo dos nacionalistas à entrada do derradeiro quarto de hora (73'). Ainda assim, o avançado turco Fatih Tekke faturou e colocou os russos a um golo de distância de dar a volta à eliminatória (90').

“O Nacional da Madeira bateu o Zenit, por 4-3, na primeira mão do playoff da Liga Europa, com um golo nos descontos de Fatih Tekke a complicar o objetivo de os insulares garantirem o tão desejado apuramento para a fase de grupos. As duas equipas voltam a medir forças dentro de uma semana, desta feita na Rússia”, escreveu o site da UEFA.


Estava tudo à espera que o Nacional perdesse na Rússia, um cenário que até começou a ser desenhado aos 34 minutos, quando Fatih Tekke deu vantagem à formação do leste europeu. No entanto, quem desta vez marcou ao cair do pano foi Rúben Micael (89'), dando aos madeirenses o apuramento para a fase de grupos.

“O treinador Manuel Machado foi, porventura, o mais crente à entrada para a eliminatória e nem o número reduzido de jogadores (15) que viajaram para a Rússia foi suficiente para alterar o discurso de vencedor. Depois do emocionante 4-3 registado na Choupana, o Nacional atirou-se de cabeça em São Petersburgo. Com tudo a ganhar, sobretudo um milhão de euros, frente ao ex-campeão europeu, os madeirenses começaram por sofrer e só depois responder”, pode ler-se na crónica do Maisfutebol.


O Zenit voltou a cruzar-se com equipas portuguesas dois anos depois. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, venceu o FC Porto em São Petersburgo por 3-1, num jogo que ficou marcado por um festejo polémico do internacional português Danny, que imitou um cão a urinar após ter marcado o terceiro golo dos russos. No jogo do Dragão, referente à última jornada, um empate a zero atirou o Zenit para os oitavos de final e os azuis e brancos para a Liga Europa.





















1 comentário:

  1. zenit tem a sua cota com portugueses qual tera sido a equipa ou equipas que eles nao jogaram .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...