sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Tomara o Vitória FC ter mais como Éber Bessa

Éber Bessa está no Vitória de Setúbal desde o verão de 2018
Num Vitória de Setúbal com algum défice de qualidade individual e vários problemas coletivos, nomeadamente nos momentos ofensivos, tem sobressaído Éber Bessa, versátil e baixinho (1, 66 m) médio brasileiro de 27 anos.


Integrado numa equipa disposta em 4x4x2 losango e que muitas vezes opta por um futebol direto dos defesas para os avançados, sem passar pelos médios, o antigo jogador do Marítimo (2015 a 2018) exibe uma combatividade e qualidade técnica. Combatividade no ataque às segundas bolas originadas por esse futebol direto, qualidade técnica para passar, transportar ou rematar a bola depois de a recuperar.

No meio-campo sadino, os seus níveis de agressividade só poderão ser comparados aos de Semedo, com a missão quase exclusiva de destruir jogo.  E estamos a falar de um dos médios mais ofensivos da equipa, que muitas das vezes atua mesmo no vértice superior do losango de Sandro Mendes. Não é por acaso que o técnico vitoriano o coloca muitas vezes ao lado dos avançados numa primeira linha de pressão à fase de construção do adversário.

E por muito que outros centrocampistas do plantel, como Nuno Valente, Tiago Castro ou Carlinhos, gostem de ter a bola no pé e se assumam como tecnicistas, nenhum tem conseguido mostrar a qualidade de passe, de transporte, de envolvimento no jogo exterior e até de tomada de decisão que Éber Bessa tem patenteado. Quando joga no vértice esquerdo do losango, torna o dispositivo tático híbrido, entre o 4x4x2 e o 4x3x3, pois descai para ala e funciona praticamente como um extremo, de frente para o jogo e a fazer diagonais a partir do flanco para a zona central.

Além da combatividade e da qualidade técnica em jogo corrido, é um bom executante de bolas paradas, correspondendo com qualidade quando lhe é solicitado o cruzamento ou o remate. Na retina dos adeptos sadinos está ainda o grande golo que apontou de livre direto ao Nacional na época passada.


Por tudo isto, tomara o Vitória ter mais jogadores como Éber Bessa.























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...