quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Fabrício Isidoro. O mini-Kanté do Farense

Fabrício Isidoro é titular indiscutível no meio-campo do Farense
As comparações são sempre ingratas, mas, com cada um à sua escala, um faz lembrar o outro. Fabrício Isidoro no Farense e na II Liga portuguesa, N’Golo Kanté ao mais alto nível no Chelsea e na seleção francesa.


Para caracterizar o médio brasileiro de 27 anos dos leões de Faro, terei que utilizar muitos dos adjetivos que são empregues para definir o gaulês dos londrinos. Antes de mais, a fisionomia: mede 1,72 m, mais quatro centímetros que o jogador do Chelsea, e é negro. Depois, a generosidade que exibe dentro de campo e a capacidade para estar no sítio certo à horta certa sem que essas ações apareçam nos resumos dos encontros. Ao ver um jogo do Farense, não é Fabrício Isidoro que sobressai no coletivo, é o coletivo que sobressai com a presença dele.

Autêntica formiguinha, dá a ideia de estar em todo o lado, mostrando-se sempre muito concentrado, constantemente a tapar linhas de passe, reduzir o espaço aos adversários e consequentemente, a recuperar a bola. É um trabalhador-nato, incansável e uma autêntica carraça para os adversários, mas ao mesmo tempo muito elegante, com qualidade no passe e no transporte.

Por possuir esse perfil, foi muitas das vezes utilizado na época passada por Rui Duarte e Álvaro Magalhães como terceiro médio, para ajudar a equipa a pressionar mais alto e oferecer mais qualidade técnica à equipa nos últimos 30 metros. Porém, dá a ideia que é mais recuado, no duplo pivot do meio-campo, que se sente mais cómodo. Aí garante maior eficiência nas tarefas e de cobertura e mais qualidade na construção dos ataques.

Depois de ter dado nas vistas na II Liga em 2018-19, poderá ser beneficiado pelo incremento de qualidade dado ao plantel do Farense, candidato a andar nos lugares cimeiros na nova temporada. Usufruir de uma maior segurança defensiva dadas pelos reforços Filipe Melo, Rafael Vieira e Luís Rocha e de uma ideia de jogo um pouco mais aprazível do que a do curso anterior poderão ajudá-lo a catapultar o seu futebol para outros pormenores.


Filho do antigo médio internacional brasileiro Paulo Isidoro, que esteve na célebre seleção do escrete no Mundial 1982, passou pela formação do Cruzeiro e está em Portugal desde 2016-17, quando o Louletano o contratou. Depois mudou-se para Faro, subiu do Campeonato de Portugal à II Liga e é pela terceira época consecutiva um elemento do núcleo duro dos algarvios.



























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...