terça-feira, 25 de junho de 2019

Guedes é melhor do que Cádiz. Resta saber como estará...

Atendendo à excelente imagem deixada há dois anos ao serviço do Rio Ave de Miguel Cardoso, Guedes foi um achado para o Vitória de Setúbal nesta janela do mercado de transferências. Diria até que, pelo que mostrou, é globalmente melhor do que o antecessor Jhonder Cádiz, que foi contratado pelo Benfica.


A última temporada dele em Portugal, 2017-18, não só foi a mais produtiva em golos na carreira (12) e assistências (oito), como aquela em que mostrou mais valências enquanto ponta de lança. No futebol apoiado dos vila-condenses, apesar de ser a principal referência do ataque exibiu capacidade para jogar de costas para a baliza, atacar a profundidade e aparecer nos flancos para auxiliar na fase de criação. E convém recordar que, em épocas anteriores, sobretudo quando vestiu as cores do Penafiel, atuou mesmo como extremo, o que aos 32 anos lhe garante um grande conhecimento do último terço do campo.

Os números, a qualidade técnica e a experiência são superiores à de Cádiz, ficando apenas a perder para a estampa física do venezuelano. Se o Vitória de Lito Vidigal se habituou a bombear bolas à procura do 1,91 m do sul-americano e Sandro não desabituou a equipa dessa fórmula, a chegada de Guedes obrigará a uma alteração no modelo de jogo. Guedes não tem os mesmos atributos nas alturas, mas os sadinos continuarão a contar com um avançado com bom poder de desmarcação para explorar o espaço nas costas da defesa.

Se sobre o jogador que Guedes é, estamos esclarecidos, resta saber em que condições chega ao Bonfim. Isto porque, depois de deixar o Rio Ave no verão de 2018, o jogador assinou pelo Al Dhafra dos Emirados Árabes Unidos, onde pouco jogou. Apesar da boa época pelos vila-condenses, que beneficiaram da ajuda do avançado para alcançar a qualificação para a Liga Europa, a porta que se abriu para o jogador no regresso a Portugal foi a do Paços de Ferreira, na II Liga. Na altura, era para substituir Luiz Phellype, que tinha rumado ao Sporting, mas o contrato foi anulado porque o futebolista estava lesionado e precisava de mais algumas semanas para recuperar, acabando por não assinar por nenhum clube até final da temporada. Atendendo a tudo isto, é esperar para ver.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...