quarta-feira, 8 de maio de 2019

Sabe qual é o clube há mais tempo nos nacionais sem descer de divisão a seguir aos três grandes, Sp. Braga e Marítimo?

Equipa azul e branca esteve perto de subir à II Liga em 2005
Pergunta para queijinho: se retirarmos da equação os três grandes, Sp. Braga e Marítimo, qual é o clube que está há mais tempo nos campeonatos nacionais sem descer de divisão? Dou duas pistas: está no Campeonato de Portugal e saiu dos distritais em 1999. Ainda não chegou lá? Então cá vai outra: na última década esteve por duas vezes nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Já tem uma vaga ideia? E se lhe disser que um dos treinadores portugueses mais bem-sucedidos da atualidade passou por lá?  


Se morar lá perto ou andar mesmo muito atento às divisões inferiores do futebol português talvez já tenha chegado lá. Se não, aqui vai a resposta: veste de azul e branco, é do distrito de Setúbal, pertence ao concelho de Palmela e chama-se Pinhalnovense.

Sem qualquer presença nas ligas profissionais nem a história de outros clubes da mesma região como Barreirense, Fabril, Amora, Seixal e agora Cova da Piedade, só para não falar do Vitória de Setúbal, a verdade é que já são 20 anos consecutivos nos campeonatos nacionais sem qualquer despromoção. E na próxima época passarão a ser 21. Neste trajeto de duas décadas, houve inclusivamente espaço para uma promoção, quando em 2002/03 o clube de Pinhal Novo se sagrou campeão da Série F da extinta III Divisão.

Daí para cá, com maior ou menor dificuldade o clube que tem no Campo de Jogos Santos Jorge a sua casa tem conseguido sempre a permanência na II Divisão B/Campeonato de Portugal, tendo estado inclusivamente próximo de subir à II Liga em duas ocasiões. Na primeira, em 2004/05, ficou a um ponto do vizinho Barreirense. Na época seguinte, ficou a dois do Olivais e Moscavide.

Durante todo este tempo, tem sido notícia mais pelo desempenho na Taça de Portugal, quando alcançou os quartos-de-final em 2009/10 e em 2010/11, em ambas as vezes com Paulo Fonseca no comando técnico, e os oitavos em 2004/05, nessa ocasião com Paco Fortes como homem do leme.

Sintético do Santos Jorge acolhe jogos do Pinhalnovense
Se pelo Pinhal Novo passaram treinadores conhecidos, o mesmo se aplica a jogadores. Em final de carreira passaram lá nomes como Fusco (um dos heróis do Beira-Mar na Taça de Portugal em 1999), Jorge Cadete, Paulo Sérgio (antigo guarda-redes de Vitória de Setúbal, Campomaiorense e Beira-Mar), Andrade (ex-Benfica e Sp. Braga), Rui Baião (ex-Benfica), Lourenço (ex-Sporting), Neca (ex-Belenenses), Hugo Costa (ex-Alverca, Vitória de Setúbal e União de Leiria) ou Janício (ex-Vitória de Setúbal). De lá para a I Liga saltaram outros como Hélder Tavares (ex-Tondela), Pateiro (ex-Nacional, U. Leiria e Rio Ave) e principalmente André Martins, que esteve emprestado pelo Sporting e tornou-se internacional português um ano e meio depois de deixar o Pinhalnovense. E ainda houve espaço para as eternas promessas adiadas Manuel Curto (ex-Benfica) ou Santamaria (ex-Sporting) e para a estrela de reality shows Gonçalo Quinaz.

Depois de Benfica, FC Porto e Sporting (há 85 anos na I Divisão sem qualquer despromoção), Sp. Braga (não desce há 49 anos), Marítimo (36) e Pinhalnovense (20), surgem quatro clubes que estão nos campeonatos nacionais sem serem despromovidos há 16 temporadas. Na I Liga, Santa Clara e Vitória de Setúbal não descem desde 2002/03. Na mesma época, o 1.º Dezembro saltou dos distritais de Lisboa para a III Divisão, de onde só haveria de sair para subir à II B/Campeonato de Portugal em 2011. Por último, o Sertanense, que desceu em 2003 à III Divisão, de onde saiu em 2009 para regressar à II B/Campeonato de Portugal, patamar competitivo de onde provavelmente vai cair no final desta época.  




















1 comentário:

  1. Sou do Reino Unido Eu dou um ótimo médico que me ajuda a sair da minha doença Eu estava muito doente Eu agradeço a você quem usou esse homem para ajudá-la a viajar para a Flórida ela é soropositiva Eu realmente gosto da senhora porque ela era linda Eu sempre a vejo a cada momento Eu fecho meus olhos Eu fui contar a ela como Eu chego em casa por um mês, meu médico vem me checar e eu descobri que eu tenho HIV e me disse que eu estava confuso e surpreso ao saber que eu estava tomando HIV para curar isso. bom e dois anos eu decidi procurar curá-los eu conheço este post na internet eu entrei em contato com ele para ajudar ... bem DR.Wealthy provando ser um grande homem e ele me curar .. Segundo ele ele disse que é o poder de seus deuses bem Eu agradeço a Deus estou de volta novamente se você precisar de cura para o seu HIV ... você ainda pode entrar em contato com ele ou seu e-mail ou número Eu prometo que ele é 100% ele curar qualquer vírus como T-VIRUS HIV-AIDS ROTA-VIRUS, SMALLPOX, HEPATITE B se você tiver este vírus ou amigo não contatá-lo agora wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...