sábado, 20 de janeiro de 2018

Mora em Moreira de Cónegos uma das revelações da I Liga

Alfa Semedo vai mostrando potencial para outros voos
Oriundo do Vilafranquense (Campeonato de Portugal) e com passagem pela formação do Benfica, Alfa Semedo chegou esta época à I Liga pela porta do Moreirense, pegou de estaca na equipa e vai sendo uma das revelações do campeonato.

As recentes declarações do treinador Sérgio Vieira dizem quase tudo sobre ele: “Não tenho dúvidas de que vai ser jogador de clube grande e ainda o vamos aplaudir na Seleção Nacional. (…) Mas não nos podemos esquecer que tem 20 anos e veio do Campeonato de Portugal. Ainda não tem maturidade na tomada de decisão.”


Desconstruindo o discurso do técnico dos minhotos, o jovem futebolista tem potencial “de clube grande” não porque é apenas mais um a fazer uma excelente temporada num emblema mais pequeno – até porque ainda tem lacunas consideráveis e tem acumulado alguns erros, próprios de quem ainda está verde -, mas pelo tipo de qualidades que vai exibindo. Como médio defensivo, não é um mero destruidor de jogo, mostrando grande capacidade na construção e oferecendo à equipa a possibilidade de sair a jogar com segurança desde três.

São valências semelhantes que fazem com que Danilo Pereira e William Carvalho, por exemplo, estejam onde estão. Contudo, Alfa Semedo ainda não tem a tal “maturidade na tomada de decisão”, pelo que ainda não consegue traduzir toda a sua qualidade técnica em ações eficientes, que permitam à equipa reter a bola e progredir no terreno, consoante as necessidades. Evoluir nesse aspeto e manter a concentração durante os 90 minutos são as missões que, quando cumpridas, certamente o catapultarão para um clube de maior dimensão. O potencial está bem patente.

Por outro lado, no que concerne aos momentos defensivos, vai igualmente revelando características muito interessantes quando se pensa num ‘6’ de clube grande. Tem agilidade, velocidade e estampa física acima da média (1,90 m), é forte nos duelos (aéreos e à flor da relva) e rápido a recuperar a posição, algo fundamental nas transições ataque-defesa.

A capacidade atlética do futebolista nascido em Bissau faz a diferença nas bolas paradas, tanto defensivas como ofensivas. Exemplo disso é o número de golos que tem valido por época: já vai em dois nesta, que é de estreia na I Liga; marcou quatro da temporada passada; e, há dois anos, apontou dez pelos juniores do Benfica.






4 comentários:

  1. Alfa Semedo assinou por quatro temporadas com o Moreirense, numa transferência na qual, segundo apurou O JOGO, Benfica e cónegos definiram a partilha do passe do médio. O clube da Luz fica com 50 por cento dos direitos económicos do atleta, a exemplo do que já tinha sucedido com Pedro Rebocho, que na última temporada assinou pelo Moreirense precisamente nos mesmos moldes (metade do passe para cada clube), assegurando a possibilidade de fazer um encaixe financeiro em caso de valorização do atleta de 19 anos.

    ResponderEliminar
  2. Vasco Matos orientou Alfa Semedo aquando da passagem do médio pelo Vilafranquense, na temporada 2016/17. O técnico dos ribatejanos vê no jovem jogador, de 20 anos, que está na iminência de regressar ao Benfica um "potencial físico enorme", de alguém "muito dotado e que consegue ganhar muitos duelos".

    "É muito forte no ar, especialmente no processo defensivo. Em termos ofensivos ainda não o é tanto. É forte um pouco em todos os momentos defensivos", começou por elogiar, a Record, o treinador português que acabou a carreira de jogador em 2016, precisamente em Vila Franca de Xira. "Em termos táticos e de organização ainda tem de melhorar. Faz parte, até pela idade dele. O físico que ele tem é uma ajuda muito grande para o futebol moderno, até porque poucos a têm até a um nível alto. É um privilegiado nesse aspecto", acrescentou o jovem técnico, de 37 anos.

    Alfa Semedo foi médio-centro no Vilafranquense, jogando sempre à frente de um médio-defensivo, posição que o próprio desempenhou ao serviço do Moreirense, clube que representou em 2017/18 depois de "dar o salto" no Campo do Cevadeiro. A versatilidade oferecida pelo luso-guineense que passou pela formação do Benfica tem uma explicação.

    "É um jogador muito corajoso. Por vezes, corria alguns riscos desnecessários mas sabe ter bola. Joga bem porque sabe. Para a idade, era de admirar o que fazia com aquela idade. Ele tinha capacidade para assumir as coisas. Não tinha medo, não se escondia", vincou Vasco Matos, para quem "não foi uma surpresa passar a jogar no Moreirense"

    "Olhamos um bocadinho para esta realidade e há muitos jogadores iguais. É uma questão de oportunidade. O Alfa tem grandes condições, em termos globais, para chegar a um patamar alto. Agora tem de ter uma capacidade de aprendizagem para lá chegar. Se ele conseguir aprender, tem tudo para ser um jogador de um nível alto", afirmou, apontando para um "miúdo sereno" que terá de perceber que "jogar no Benfica não é igual a jogar no Moreirense": "Ele tem uma grande capacidade para tudo o que são transições. Numa grande equipa, é preciso muitas vezes jogar em poucos metros. Não terá tanto espaço para correr e terá de pensar mais rápido, executando em curtos espaços de terreno".

    ResponderEliminar
  3. Celta Vigo e Club Brugge mostraram-se interessados

    ResponderEliminar
  4. "Falemos, agora, do jogador. Primeiro, os pontos fortes. Segundo Diogo Izata, ex-colega, Alfa Semedo era conhecido por… Pogba. As características físicas ajudam, claro (tem 1,90m e mais de 80kg), mas o jogador do Vilafranquense explica que não é só isso.

    “É muito forte nas transições, com grande capacidade de chegada a área. É um verdadeiro box-to-box, apesar de, neste ano, ter sempre jogado como um 6 mais fixo”, destaca, antes de explicar que características tem como 6 que possam ajudá-lo no Benfica. “É forte fisicamente, nos duelos e bastante agressivo. E tem qualidade na saída”.

    Dénis Martins fala de um jogador equilibrado: “Ofensivamente, tem qualidade técnica e visão de jogo (…) defensivamente, é um jogador com muita presença e potência física”."

    (...)

    "Para terminar, vamos à tal febre pelo Barcelona. Fábio Novo recorda que, com Alfa Semedo, havia grandes discussões sobre futebol. Alfa vs. Fábio e Barcelona vs. Real Madrid.

    “Ele era um adepto gigante do Barcelona e eu sou do Real Madrid. Tínhamos discussões que nunca mais acabavam por causa dessas duas equipas. Ele do lado do Messi e eu do Ronaldo. Sempre”."

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...