quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Hoje faz anos o nigeriano que ajudou o Sporting a chegar à final da Taça UEFA. Quem se lembra de Enakarhire?

Enakarhire disputou 33 jogos pelo Sporting em 2004-05
Defesa nigeriano muito possante (1,84 m), rápido, forte na marcação e capaz de desempenhar várias funções na linha defensiva, começou a jogar futebol no Enugu Rangers, mas foi para os belgas do Standard Liège concluir a formação e iniciar a carreira de futebolista profissional.
 
Depois de três boas épocas no campeonato belga, e numa altura em que tinha ainda 21 anos, Joseph Enakarhire reforçou o Sporting no verão de 2004, tendo custa cerca de 750 mil euros aos cofres leoninos.
 
Utilizado muito mais vezes como central do que como lateral direito por José Peseiro, desfez em muitas ocasiões a dupla composta por Beto e Anderson Polga, que vinha da época anterior, e exibiu qualidade. Disputou um total de 33 jogos (sempre a titular) em todas as competições e foi parte ativa de uma equipa que chegou à final da Taça UEFA, perdida em Alvalade para o CSKA Moscovo (1-3), tendo sido utilizado em 12 dos 15 encontros da caminhada verde e branca. E só não atuou mais vezes porque contraiu um estiramento no tendão de Aquiles do pé direito que o afastou dos relvados durante cerca de um mês, entre o final de março e o final de abril.
 
No final dessa temporada foi transferido para o Dínamo de Moscovo por uma verba a rondar os seis milhões de euros, mais o passe de Luís Loureiro.
 
A passagem pela Rússia não foi propriamente bem-sucedida, tal como os passos seguintes na carreira: os franceses do Bordéus e os gregos do Panathinaikos. Em 2009 fez testes nos franceses no Metz e no ano seguinte nos dinamarqueses do Odense e nos alemães do Energie Cottbus, mas não ficou em nenhum. Seguiu-se uma pausa na carreira e um regresso modesto ao serviço dos samarineses do La Fiorita (2012) e dos letões do Daugava (2013).

 
Em termos de seleção nigeriana, Big Joe amealhou 22 internacionalizações entre 2004 e 2006, tendo marcado presença nas edições de 2004 e 2006 da Taça das Nações Africanas.




 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...