quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Esperança de Lagos no Campeonato de Portugal

Esperança de Lagos soma cinco presenças no Campeonato de Portugal
Fundado a 20 de setembro de 1912, o Clube de Futebol Esperança de Lagos sucedeu ao Lagos Football Clube e deve o seu nome à namorada de um dos fundadores, José Victor Adragão, que tinha um romance com Esperança Rodrigues.
 
O emblema lacobrigense, um dos mais antigos do Algarve, contabilizou sete presenças na II Divisão durante as décadas de 1970 e 1980. Após a reformulação dos quadros competitivos participou por quatro vezes (consecutivas) na II Divisão B, entre 1990-91 e 1993-94, tendo alcançado na primeira dessas temporadas, o 11.º lugar. Em termos de Taça de Portugal o melhor que conseguiu foi atingir os quartos de final em 1980-81.
 
Desde que caiu na III Divisão Nacional, em 1994, que o Esperança tem alternado entre o último patamar nacional e o primeiro distrital, tendo sido despromovido este ano do Campeonato de Portugal aos distritais algarvios.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Esperança de Lagos no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Sarpong (35 jogos)

Sarpong
Disputou o mesmo número de jogos de Nhayson e Tiago Coelho, mas amealhou mais minutos em campo: 3019.
Lateral esquerdo internacional jovem ganês, entrou no futebol português em 2015-16 pela porta dos juniores do Portimonense, clube pelo qual se sagrou campeão da II Liga. Após empréstimos a Farense e Estrela de Vendas Novas mudou-se para o vizinho Esperança de Lagos no verão de 2019.
Em duas épocas e meia no emblema lacobrigense amealhou 35 encontros (34 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, ajudando a estabilizar a equipa nos patamares nacionais. Pelo meio, participou na CAN sub-23 no final de 2019.
No início de 2022 mudou-se para os lituanos do Dziugas Telsiai.
 
 
 
 

9. Jorge Teixeira (36 jogos)

Jorge Teixeira
Avançado natural do concelho de Felgueiras, mas radicado no Algarve desde tenra idade, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Portimonense, tendo depois passado por Louletano, Lagoa e pelos kosovares do Gjilani antes de ingressar pela primeira vez no Esperança de Lagos em 2017-18, na altura para competir nos distritais algarvios.
No verão de 2018 mudou-se para o Lixa, mas em janeiro do ano seguinte regressou ao emblema lacobrigense para contribuir para a conquista do título da AF Algarve e para a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2019-20 atuou em 25 jogos (oito a titular) e apontou sete golos, diante de Pinhalnovense, Sintrense, Alverca (dois), Lusitano Évora e Oriental (dois).
A temporada seguinte foi dividida entre Sertanense e União de Almeirim, mas no verão de 2021 regressou a Lagos para somar mais onze encontros (dois a titular) e um golo no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores durante pouco mais de um ano.
No final de 2022 transferiu-se para o Lagoa.
 
 
 

8. Lamine (38 jogos)

Lamine
Avançado com nacionalidade senegalesa e guineense, entrou no futebol português pela porta do Armacenenses em 2016-17, tendo ainda passado por Moncarapachense e Camacha antes de ingressar pela primeira vez no Esperança de Lagos em 2018-19, época marcada pela conquista do título distrital da AF Algarve.
Entre agosto de 2019 e janeiro de 2021 somou 24 encontros (17 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, ajudando a estabilizar os lacobrigenses nos patamares nacionais.
Em fevereiro de 2021 transferiu-se para o Beira-Mar, tendo ainda passado por Sintrense e Imortal antes de voltar a Lagos em janeiro de 2023, a tempo de atuar em 14 jogos (12 a titular) e apontar sete golos no Campeonato de Portugal, diante de Olhanense, Oriental Dragon, Praiense, Imortal (dois), Ferreiras e Serpa, insuficientes para impedir a despromoção aos distritais algarvios.
 
 
 

7. Rafa Pinto (41 jogos)

Rafa Pinto
Jogador polivalente capaz de cobrir várias posições, nomeadamente as de lateral direito, médio centro e extremo, nasceu em Portimão e concluiu a formação no Portimonense, mas quando subiu a sénior transferiu-se para o Esperança de Lagos no verão de 2016.
Em 2018-19 sagrou-se campeão distrital da AF Algarve e nos dois anos e meio que se seguiram amealhou 41 partidas (30 a titular) e um golo no Campeonato de Portugal, ajudando a estabilizar a equipa nos patamares nacionais.
No início de 2022 transferiu-se para o Silves.
 
 
 

6. Chico Batista (41 jogos)

Chico Batista
Disputou o mesmo número de jogos de Rafa Pinto, mas amealhou mais 309 minutos em campo – 2832 contra 2523.
O melhor marcador de sempre do Esperança de Lagos no Campeonato de Portugal, com 14 golos.
Extremo natural de Lagos, entrou para as escolinhas do Esperança em 2004-05, quando tinha apenas nove anos, mas dois anos depois mudou-se para o Odiáxere, tendo concluído a formação no Portimonense.
Quando subiu a sénior passou por Renascente São Teotónio, Farense B e Almancilense antes de representar pela primeira vez a equipa principal dos lacobrigenses entre 2015 e 2017, na altura para competir nos distritais da AF Algarve.
Em 2017-18 iniciou a época no Castrense, mas no final de 2017 regressou ao Esperança, tendo contribuído para a conquista do título distrital em 2018-19. “O momento mais marcante para mim foi ser campeão pela cidade onde nasci e que é um orgulho para mim poder representar a minha família”, afirmou ao portal Conversas Redondas em janeiro de 2020.
Entre agosto de 2019 e janeiro de 2021 amealhou 25 partidas (23 a titular) e 12 remates certeiros no Campeonato de Portugal, tendo rumado depois ao Olhanense.
Contudo, regressou ao Esperança de Lagos em 2021-22 para atuar em 16 jogos (dez a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e apontar dois golos, diante de Juventude de Évora e Imortal, ajudando a equipa a assegurar a permanência.
Na época seguinte permaneceu no plantel, mas não participou em qualquer encontro devido a uma rutura do ligamento cruzado e do menisco do joelho esquerdo, numa temporada marcada pela despromoção aos distritais algarvios.
“Alguns da nossa cidade torciam para que isso acontecesse e assim aconteceu, podem festejar, a nossa cidade caiu, infelizmente não consegui ajudar um segundo sequer este ano por razões óbvias e outras que nem vale a pena comentar, o que aconteceu hoje… sinceramente não pensei que fosse possível. Agora é aquela lengalenga ‘vamos voltar mais fortes’ como dizem todos… isso eu não sei, só vos posso dizer que nunca, mas nunca vou abandonar o meu clube numa situação destas, custe o que custar! Vamos fazer de tudo para voltar a meter o clube a um nível nacional, e o mais breve possível! Amo-te Lagos! Vou voltar a dizer o que disse no ano em que subimos: ‘Prefiro demorar 10 anos para subir a minha cidade do que subir 10 anos seguidos as outras cidades.’”, escreveu no Facebook aquando da consumação da descida de divisão.
Em 2023-24 vai continuar ao serviço dos esperancistas, embora não possa dar o seu contributo à equipa durantes os primeiros meses da temporada por ainda se encontrar a recuperar da lesão.
 
  
 
 

5. Nuno Alves (43 jogos)

Nuno Alves
Médio natural de Lagos, entrou para as escolinhas do Esperança em 2003-04 e, passados 20 anos, ainda se mantém ao serviço do clube, o único conheceu tanto na formação como no futebol sénior, apesar de ter chegado a treinar na academia do Liverpool em 2010, quando tinha 15 anos.
Em 2013-14 transitou para a equipa principal, quando ainda tinha idade de júnior, e logo nessa época atuou em nove partidas (seis a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Algarve.
Porém, em 2018-19 festejou a conquista do título distrital e nas quatro temporadas que se seguiram somou mais 34 encontros (31 a titular) e um golo no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, voltando a descer aos distritais algarvios em 2022-23.
 
 
 

4. Pedro Duarte (44 jogos)

Pedro Duarte
Médio nascido em Portimão, jogou nas camadas jovens do Esperança de Lagos entre 2012 e 2015, nos escalões de iniciados e juvenis, tendo depois prosseguido a formação no Armacenenses e no Portimonense e representado os seniores de Ferreiras, Vitória de Sernache e Pêro Pinheiro antes de ingressar na equipa principal dos lacobrigenses no verão de 2021.
Em dois anos nos esperancistas amealhou 44 partidas (34 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Algarve em 2022-23.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Louletano.
 
 
 
 

3. Pedro Simões (47 jogos)

Pedro Simões
Médio algarvio que dividiu a formação entre Armacenenses, Odiáxere, Imortal, Portimonense e Farense, chegou a jogar pelos leões de Faro na II Liga, mas no início de 2020 foi emprestado ao Esperança de Lagos.
Em cerca de dois meses no emblema lacobrigense atuou em seis jogos (cinco a titular) e marcou um golo ao 1º Dezembro no Campeonato de Portugal, mas a eclosão da pandemia de covid-19 encurtou essa sua primeira passagem pelos esperancistas.
Em 2020-21 esteve emprestado pelo Farense ao Louletano, mas entre 2021 e 2023 voltou a representar o Esperança, tendo nesse período amealhado 41 partidas (34 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Algarve em 2022-23.
 
 
 

2. João Duarte (53 jogos)

João Duarte
Defesa lateral nascido em Portimão capaz de jogar em ambas alas, jogou ao lado de João Cancelo, Ivan Cavaleiro e Hélder Costa nas camadas jovens do Benfica, mas foi no Portimonense que concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior.
Em 2013-14 foi emprestado pelos alvinegros ao Esperança de Lagos, clube pelo qual participou em 25 jogos (22 a titular) e marcou um golo ao Almodôvar no Campeonato de Portugal, insuficiente para impedir a despromoção aos distritais algarvios.
Após passagens por Quarteirense, Armacenenses e pela equipa de futsal do Portimonense, regressou ao emblema lacobrigense em 2018-19 para se sagrar campeão distrital da AF Algarve.
Nas três épocas que se seguiram amealhou 28 partidas (23 a titular) no anteriormente Campeonato Nacional de Seniores, ajudando a estabilizar a equipa nos patamares nacionais.
No verão de 2022 transferiu-se para o Alvorense.
 
 

1. Harruna (67 jogos)

Harruna
Médio defensivo ganês que entrou no futebol português pela porta dos juniores do Vizela em 2018-19, apareceu em Lagos na época seguinte.
Entre 2019 e 2023 totalizou 67 partidas (54 a titular) ao serviço do Esperança no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Algarve em 2022-23.
Após a descida de divisão transferiu-se para O Elvas.















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...