terça-feira, 19 de setembro de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e equipas austríacas

Nuno Gomes foi a figura do duplo confronto entre Benfica e Áustria Viena
Ainda não era nascido quando o Benfica defrontou Rapid Viena em 1960-61, Áustria Viena em 1961-62 e SSW Innsbruck em 1971-72 para a Taça dos Campeões Europeus, pelo que a minha primeira memória de um jogo entre as águias e uma equipa austríaca remonta a agosto de 2006, quando os encarnados defrontaram o Áustria Viena na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
 
Depois de o Sporting ter caído às mãos da Udinese no ano anterior, Portugal tinha uma segunda oportunidade para, pela primeira vez, colocar três equipas na fase de grupos da Champions. E o Benfica de Fernando Santos não a desaproveitou.
 
A primeira-mão foi disputada a 8 de agosto no Estádio Ernst-Happel, palco onde em 1990 as águias foram derrotadas na final da então Taça dos Campeões Europeus e onde em 1987 o FC Porto se sagrou campeão europeu graças a um golo de calcanhar de Madjer. E foi precisamente de calcanhar que Nuno Gomes deu a vantagem ao Benfica em Viena, a passe de Paulo Jorge, aos 16 minutos.
 
Contudo, os vienenses empataram 20 minutos depois, através de um remate de primeira de Blanchard, a passe do argentino Troyanský, estabelecendo ainda na primeira parte o resultado final da primeira-mão.
 
“No mítico estádio do Prater, onde Madjer deu a Taça dos Campeões Europeus ao FC Porto, o Benfica deu um importante passo rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas as semelhanças entre este jogo e o de 1987, no qual até a Flauta Mágica de Mozart pareceu ecoar em alguns lances, resumiram-se ao remate de calcanhar de Nuno Gomes. Esquecendo por momentos as escassas credenciais do Áustria de Viena, o empate a um golo é um resultado que abre esperanças financeiras ao Benfica e poderá recuperar animicamente um grupo que está ainda muito, muito longe de exibir um futebol que consiga soar a música”, resumiu o Diário de Notícias.
 
 
 
Na segunda-mão, duas semanas depois, o Benfica não deu hipóteses na Luz e venceu por 3-0. Nuno Gomes esteve uma vez mais em destaque, ao fazer a assistência para Rui Costa inaugurar o marcador aos 21 minutos e ao ampliar a vantagem no final da primeira parte, após recuperação de bola de cabeça por parte de Katsouranis (45+1’). No segundo tempo, Manu tirou o guarda-redes adversário do caminho e servir Petit de bandeja para o terceiro golo (57’).
 
“Aos 21 minutos viveu-se no Estádio da Luz um daqueles momentos em que a emoção se sobrepôs ao significado prático de uma jogada: Rui Costa, o filho pródigo do Benfica, marcava o seu primeiro golo no regresso ao clube, na estreia oficial em casa. Por instantes pareceu ficar esquecido que aquele tento assegurava, praticamente, o acesso à Liga dos Campeões. Por instantes, todos os olhos se centraram nos festejos do número dez, acompanhados por uma “explosão” de alegria que foi muito além da festa de um simples golo. Um toque de magia num encontro que marcou o apuramento dos encarnados para a fase de grupos da Champions. Vitória por 3-0 (depois do empate a um golo na primeira mão) ante um Áustria de Viena fraco demais para estas lides. O triunfo rendeu ao Benfica um encaixe de, no mínimo, cinco milhões de euros, permitindo também um feito inédito para o futebol português, que pela primeira vez no seu historial vai ter três equipas na fase de grupos da mais importante competição de clubes da UEFA”, podia ler-se no Diário de Notícias.
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...