quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A minha primeira memória de… um jogo entre Sp. Braga e equipas suecas

Bracarense Evaldo protege a bola de Ishizaki
Quando fui pesquisar sobre o histórico entre o Sp. Braga e equipas suecas, constatei que os bracarenses tinham defrontado o Hammarby na ronda de acesso à fase de grupos da então denominada Taça UEFA em 2007-08, mas confesso que não me recordo desse duplo confronto. Lembro-me sim de, duas épocas depois, os minhotos terem sido surpreendidos na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa por uma equipa da qual eu nunca havia ouvido falar, o Elfsborg.
 
O guarda-redes australiano Ante Čović, os defesas suecos Daniel Mobaek, Teddy Lučić e Niklas Hult, o médio islandês Helgi Daníelsson, o centrocampista sueco Anders Svensson, os extremos suecos Stefan Ishizaki e Emir Bajrami, o ponta de lança sueco Denni Avdic eram os jogadores internacionais às ordens de Magnus Haglund, treinador que estava no cargo desde 2004 e que havia conquistado o título nacional em 2006.
 
Na primeira-mão, na Pedreira, a 30 de julho de 2009, a coisa começou a ficar muito feia para os homens de Domingos Paciência, que contava com futebolistas como Eduardo, Rodríguez, João Pereira, Evaldo, Frechaut, Alan, Vandinho, Paulo César, Meyong, Matheus e Mossoró.
 
Logo aos 16 minutos, Daníelsson (que viria a jogar pelo Belenenses em 2013 e 2014) inaugurou o marcador para os nórdicos através de um disparo de fora da área. Meyong empatou aos 50’, na conversão de uma grande penalidade a castigar falta sobre Alan, mas um novo remate de fora da área, desta feita de Bajrami, deu o triunfo aos suecos (73’).
 
“Primeiro passo cambaleante. Entrada fora de tempo, absolutamente falhada. Derrota justa e severa do Sp. Braga na Liga Europa. O Elfsborg foi melhor, teve mais pernas, mais organização e regressa à Suécia com um confortável 1-2 no bolso. O desfecho capitaliza uma perda sem antecedentes recentes. Os minhotos há muito não se viam tão perto de sair precocemente das competições europeias como agora. Este Braga está atrasado em todos os capítulos de jogo. Falta-lhe coerência, harmonia, veneno e criatividade. Em rigor, o Sp. Braga jogou mal de princípio ao fim. Entrou titubeante, sofreu um golo num pontapé fabuloso, mostrou coração até empatar e voltou a cair com mais um remate estupendo. O mais grave é que os minhotos raramente incomodaram a baliza nórdica. E pareceram sempre à mercê do contra-ataque castigador do Elfsborg”, escreveu o Maisfutebol.
 
 
 
Obrigado a vencer por dois golos de diferença (ou por um desde que marcasse três ou mais golos) na Suécia, o Sp. Braga saiu derrotado por 2-0 da Borås Arena a 6 de agosto de 2009. O avançado inglês James Keene marcou os dois golos, ambos na primeira parte (16 e 32 minutos).
 
“O Sp. Braga despediu-se sem brilho da Liga Europa, ao perder por 2-0 com o Elfsborg na segunda mão da terceira pré-eliminatória, nesta quinta-feira, na Suécia, já depois da derrota em casa (1-2) no primeiro encontro. Um 4-1 final que contraria as aspirações de Domingos Paciência, determinado a superar o registo de Jorge Jesus, que, todavia, ficou pelos oitavos-de-final da extinta Taça UEFA, frente ao PSG. Este Sp. Braga, com muito do anterior, foi uma equipa com demasiadas erros para tamanhas ambições”, resumiu o Maisfutebol.
 
 
 
Recordo-me que, na altura, achei que o Elfsborg deveria ser uma equipa sueca que tinha algo para mostrar à Europa e/ou que o Sp. Braga estava mais fraco do que em épocas anteriores, mas a verdade é que os nórdicos não ofereceram resistência à Lazio na pré-eliminatória seguinte e não foram além de um terceiro lugar no campeonato da Suécia nesse ano.



 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...