domingo, 14 de novembro de 2021

Do “burro sou eu?” à braçadeira no chão. Os jogos oficiais entre Portugal e Sérvia

Jogos entre Portugal e Sérvia têm sido equilibrados
Nunca foi fácil, mas nunca culminou em derrota. Portugal nunca perdeu com a  Sérvia, mas empatou mais vezes (quatro) do que ganhou (três) e, das três vezes em que saiu vencedor, duas foram pela margem mínima – sendo que na outra o segundo golo de diferença só foi alcançado nos derradeiros minutos. Mais: em todos os encontros ambas as seleções marcaram.
 
O histórico destes confrontos é necessariamente curto, até porque a Sérvia fez parte da Jugoslávia até há década de 1990 e da união de Sérvia e Montenegro até 2006. No entanto, tem sido rico em jogos interessantes e sobretudo em polémicas.
 
Vale por isso a pena recordar os sete encontros oficiais entre Portugal e Sérvia.
 
 
28 de março de 2007 – Fase de qualificação para o Euro 2008
Na primeira fase de qualificação em que a Sérvia entrou separada de Montenegro, a seleção balcânica defrontou Portugal em Belgrado numa altura em que ambas as equipas somavam dez pontos ao cabo de cinco jogos. A Polónia liderava o grupo com 13 pontos (em seis partidas), seguindo-se a Finlândia com 11 (em cinco encontros).
Portugal conquistaria no Estádio Marakana apenas o seu segundo ponto ao cabo de três jogos na condição de forasteiro durante a fase de qualificação.
 
 
 
12 de setembro de 2007 – Fase de qualificação para o Euro 2008
 
 
 
29 de março de 2015 – Fase de qualificação para o Euro 2016
Portugal 2-1 Sérvia
Depois de uma entrada em falso na fase de qualificação, com uma derrota caseira ante a Albânia, Portugal corria atrás dos albaneses e da Dinamarca, que somavam sete pontos, enquanto a seleção lusa, já comandada por Fernando Santos, amealhava seis.
Com margem de erro reduzida, a equipa das quinas recebia no Estádio da Luz uma Sérvia que, apesar de ter apenas um ponto em dois encontros, estava recheada de jogadores importantes no panorama internacional, como Nastasic, Ivanovic, Kolarov, Matic, Ljajic, Tadic ou Mitrovic.
Ricardo Carvalho inaugurou o marcador aos dez minutos, na resposta a um cruzamento de Fábio Coentrão, mas acabou por lesionar-se durante os festejos do golo, ao deslizar de joelhos sobre o relvado.
À passagem da hora de jogo, o antigo médio benfiquista Matic empatou o encontro através de um remate acrobático, na sequência de um pontapé de canto. No entanto, logo a seguir Fábio Coentrão devolveu a vantagem a Portugal, a passe de João Moutinho.
 
 
 
11 de outubro de 2015 – Fase de qualificação para o Euro 2016
Sérvia 1-2 Portugal
Portugal e Sérvia nunca se defrontaram num jogo de caráter particular, mas o mais próximo que estiveram disso foi quando mediram forças na última jornada da fase de qualificação para o Euro 2016, quando a seleção lusa já se encontrava apurada e formação balcânica já não tinha qualquer possibilidade de alcançar o apuramento.
Mesmo sem Cristiano Ronaldo e com jogadores que habitualmente eram segundas escolhas, Portugal foi a Belgrado vencer por 2-1 e estabelecer um novo recorde de vitórias consecutivas em jogos oficiais (sete). Nani (cinco minutos) e João Moutinho (78’) marcaram para a equipa das quinas, enquanto Tosic faturou para os sérvios (65’).
 
 
 
24 de março de 2019 – Fase de qualificação para o Euro 2020
Portugal 1-1 Sérvia
Depois de um empate a zero diante da Ucrânia no Estádio da Luz no arranque da fase de qualificação, Portugal recebeu a Sérvia no mesmo palco três dias depois, mas voltou a desiludir.
Depois de Dusan Tadic ter inaugurado o marcador aos sete minutos, na conversão de uma grande penalidade a castigar falta de Rui Patrício sobre Gacinovic, e de Cristiano Ronaldo ter saído lesionado por volta da meia hora de jogo, Danilo Pereira empatou para a equipa das quinas aos 42’, através de um fantástico remate de fora da área.
Na segunda parte, Portugal ficou a queixar-se de uma grande penalidade não assinalada, por mão de Rukavina na área sérvia, após cruzamento de André Silva.
 
 
 
7 de setembro de 2019 – Fase de qualificação para o Euro 2020
Sérvia 2-4 Portugal
O jogo com o resultado mais desnivelado entre as duas seleções, mas que esteve longe de ser um encontro desequilibrado ou de desfecho previsível.
Se a Ucrânia tinha disparado na liderança do grupo, com 13 pontos somados ao longo de cinco jogos, Portugal não tinha ido além de dois empates nos dois primeiros encontros e a Sérvia somava apenas quatro pontos ao cabo de três partidas. Ou seja, a seleção que perdesse no duelo de Belgrado ficaria em maus lençóis.
Portugal foi para intervalo a ganhar por 1-0, graças a um golo algo fortuito de William Carvalho no final da primeira parte (42’), e aumentou a vantagem à passagem da hora de jogo, por intermédio de Gonçalo Guedes. Porém, Nikola Milenkovic reduziu aos (68’).
Cristiano Ronaldo voltou a reforçar a vantagem portuguesa, aos 80’, mas a Sérvia voltou a reduzir a diferença para apenas um golo, através de um remate certeiro de Mitrovic (85’). Contudo, logo a seguir Bernardo Silva fechou as contas em 2-4 (86’).
 
 
 
27 de março de 2021 – Fase de qualificação para o Mundial 2022
Sérvia 2-2 Portugal
Depois de terem vencido os respetivos jogos na primeira jornada da fase de apuramento, Sérvia e Portugal defrontaram-se em Belgrado num jogo importante para começar a definir a liderança do grupo.
Lançado no onze numa altura em que começava a ganhar cada vez mais protagonismo na equipa das quinas, Diogo Jota levou Portugal para intervalo a vencer por 2-0, através de dois golos de cabeça, após cruzamentos de Bernardo Silva (11’) e Cédric Soares (36’).
Contudo, tudo se alterou na segunda parte: Aleksandar Mitrovic reduziu a desvantagem a seguir ao reatamento (46’) e Filip Kostic empatou o encontro à passagem da hora de jogo. Ambos os golos nasceram de assistências do extremo Nemanja Radonjić, que meses depois viria a assinar pelo Benfica.
Já em tempo de compensação, Cristiano Ronaldo aproveitou um cruzamento de Nuno Mendes e uma saída em falso o guarda-redes sérvio Marko Dmitrović para rematar para a baliza. A bola passou mesmo a linha de golo antes do corte do antigo central benfiquista Stefan Mitrovic, mas nem o árbitro da partida nem o seu assistente detetaram o golo, numa partida que não contou com vídeo-árbitro. Frustrado, CR7 explodiu, atirando a braçadeira de capitão para o jogo e abandonando o relvado.
 





 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...