domingo, 24 de março de 2019

As minhas primeiras memórias de... jogos entre Portugal e Sérvia

Cristiano Ronaldo em disputa de bola com Marjan Marković 
A minha primeira memória de um jogo entre Portugal e Sérvia foi... precisamente o primeiro entre as duas seleções. Ignorando as partidas entre a equipa das quinas e a antiga Jugoslávia, a última das quais quando eu ainda não era nascido (2 de junho de 1984), o primeiro duelo entre portugueses e sérvios remonta a 28 de março de 2007, em Belgrado.


Creio que não cheguei a ver o jogo completo e não tinha a certeza de qual tinha sido o resultado final, mas não esqueço que Tiago inaugurou o marcador nos primeiros minutos com um golaço de fora da área. Uma memória confirmada pela visualização das imagens. Que chapéu ao então futuro guarda-redes leonino Vladimir Stojković logo aos cinco minutos.

O médio, então no Lyon, fez parte do onze no qual também constavam Ricardo na baliza; Jorge Andrade (capitão), Ricardo Carvalho, Miguel e Paulo Ferreira na defesa; Petit e João Moutinho no meio-campo; e Simão, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes no ataque.

A Sérvia acabou por empatar ainda na primeira parte, aos 37 minutos, através de um cabeceamento certeiro do avançado Boško Janković, que atuava no Maiorca, após canto na direita apontado por Dejan Stanković. Ainda havia muito para jogar, mas ficou logo aí definido o resultado final.

“Um golo de antologia de Tiago, logo aos 5’, no Estádio Marakana, correspondia às expectativas criadas com a recente exibição de Alvalade [goleada por 4-0 à Bélgica dias antes], mas a Sérvia não permitiu novo recital luso e alcançou a igualdade, antes do descanso, graças um cabeceamento de Jankovic, no coração da grande área portuguesa. Em Belgrado, confirmou-se a dificuldade da seleção portuguesa em impor o seu jogo na condição de forasteira, pois tem apenas dois pontos conquistados em três jogos nessa qualidade, no Grupo A da fase de qualificação”, escreveu O Jogo.


Seis meses depois, mais um duelo entre ambas as seleções na qualificação para o Euro 2008, desta vez em Alvalade, mas o resultado e até a marcha do marcadores repetiram-se. Simão, nessa altura no Atlético Madrid, abriu as hostilidades com um golo de livre direto aos 11 minutos. Branislav Ivanović, futura lenda do Chelsea mas ainda no Lokomotiv Moscovo, empatou aos 88', apesar de estar em fora de jogo.

"Golo irregular num empate anunciado. Equipa portuguesa volta a deixar-se empatar nos últimos minutos. Portugal não venceu pela primeira vez no novo Estádio José de Alvalade", leu-se no jornal O Jogo no dia seguinte.

Porém, a principal memória desse encontro foi da confusão que se seguiu ao apito final, com o selecionador nacional Luiz Felipe Scolari a atingir o defesa sérvio Ivica Dragutinović com um soco. “Ele ia bater no menino [Quaresma] e eu defendi-o” e o famoso “E o burro sou eu!?” foram algumas das pérolas do treinador brasileiro na conferência de imprensa a seguir ao encontro, no qual Portugal alinhou com Ricardo; Bosingwa, Bruno Alves, Fernando Meira e Paulo Ferreira; Petit, Maniche e Deco; Simão, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes (capitão).












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...