domingo, 12 de setembro de 2021

“EUA estão mais próximos de desenvolver talentos dignos de um Mundial do que há cinco anos” – Phil West

Phil West escreveu livro sobre potencial do futebol dos EUA
Poucos meses após a dramática derrota em Trinidad e Tobago que ditou a ausência da seleção norte-americana do último Campeonato do Mundo, Phil West, um dos cronistas mais respeitados no universo do soccer, publicou I Believe That We Will Win (2018), um livro que discorre sobre o potencial dos Estados Unidos em triunfar no Campeonato do Mundo num futuro próximo.
 
Através de um conjunto robusto de testemunhos de jogadores, treinadores e jornalistas, Phil West dá-nos o devido enquadramento histórico e futebolístico, explicando-nos passo a passo de que forma é que isso poderá acontecer.
 
Passados três anos sobre a publicação do livro, e em vésperas da Fase Final da Liga das Nações da CONCACAF, o Soccer em Português decidiu convidar o autor para uma entrevista exclusiva, e tentar perceber se o seu otimismo ainda se mantém.
 
ANTÓNIO RIBEIRO - Onde estava na noite de 10 de outubro de 2017? O que sentiu?
PHIL WEST - A partida começou e eu dirigia freneticamente para casa depois de dar uma aula em San Antonio, tentando (e falhando) colocar um stream no meu carro e a contar com amigos para atualizações. Assisti ao final do jogo na minha sala de estar, em estado de choque, atrasando o que deveria ser uma noite de comemoração do 40º aniversário da minha esposa. Estava entorpecido, mas com raiva, e também um pouco desconsolado. Não foi um grande momento enquanto adepto de futebol. Também percebi ali que o texto que acabara de entregar, pressupondo que os EUA se classificariam para o Campeonato do Mundo, precisaria de uma reformulação.
 
Depois da derrota em Trinidad e Tobago, que pôs fim às aspirações do Mundial 2018 para os Estados Unidos, o selecionador Bruce Arena disse que “não há nada de errado com o que estamos a fazer”. É possível concordar com esta afirmação?
Dizer que “não há nada de errado com o que estamos a fazer” é uma afirmação bastante arrogante – especialmente quando não nos classificamos para um Campeonato do Mundo a que deveríamos ir a cada quatro anos apenas com base no nosso talento. Foi um ano um tanto estranho – como eu disse às pessoas, não há garantia de que uma seleção entre sempre no Mundial, e foi um ano em que Itália, Holanda e Chile também não se classificaram. Mas foi uma declaração muito surda, especialmente dada toda a angústia que estava lá fora. Muitos fãs diziam: “Se não há nada de errado com o que estamos a fazer, estávamos a caminho do Mundial, em vez de ficar em casa!”. Afirmei no meu livro que o que estávamos a fazer e a começar a implementar nos últimos anos ajudaria os EUA a aproximarem-se da conquista de um Campeonato do Mundo. O problema era que a equipa montada para a qualificação não refletia essas mudanças e não tinha o mesmo alto nível de talento que o atual plantel. Ainda assim, houve alguns erros ao longo da campanha de qualificação e alguma arrogância durante a partida em Couva.
 
 
Após uma breve experiência como técnico do New York MetroStars em 1996, Carlos Queiroz foi convidado pela Federação dos Estados Unidos de Futebol para criar um plano de desenvolvimento para a seleção dos Estados Unidos, visando o Mundial 2010. O que foi exatamente este Projeto 2010 e por que razão o plano solicitado não foi totalmente implementado na época?
Eu falo sobre isso no prefácio do meu livro. Há também uma citação anexada à discussão do Projeto 2010 de Sunil Gulati, que supervisionava o futebol norte-americano na época, no sentido de que “essas eram ideias gerais, e não um projeto exato”. Acho que a combinação das Academias MLS e as redes que estão a ser construídas com alguns clubes europeus – como o FC Dallas com o Bayern Munique, ou com o Red Bulls e o City Football Group, estão a começar a render alguns dividendos. Embora ainda haja dúvidas sobre o quão desproporcional o papel do futebol de clubes pode ser, e se estamos realmente a receber os jovens norte-americanos mais talentosos e o melhor treino, acho que estamos mais próximos de desenvolver talentos dignos de Campeonato do Mundo do que há cinco anos. Apenas ter jogadores norte-americanos a atuar em clubes como Barcelona, Juventus, Chelsea e Borussia Dortmund já é uma prova disso.
 
O recente sucesso do Philadelphia Union nas competições domésticas, na Liga dos Campeões e nos dividendos financeiros obtidos através da venda dos seus jogadores, pode ser a chave para que outras equipas da MLS se sintam tentadas a otimizar as suas próprias academias?
O Union tem uma excelente Academia que desenvolve os jogadores desde muito cedo; também tem um excelente treinador em Jim Curtin e um grande diretor desportivo em Ernst Tanner. As Academias estão a tornar-se importantes na MLS, mais importantes para os clubes, e também para a equipa dos Estados Unidos. Mas as Academias são apenas uma peça do quebra-cabeças – os jogadores da formação são apenas uma parte daquilo que torna um clube da MLS bem-sucedido.
 
Se as Academias da MLS existem há vários anos, com alguns resultados promissores, por que motivo as seleções mais jovens continuam a fracassar?
Acho que talvez esteja a pensar na não-qualificação da seleção olímpica. Escrevi sobre isso na minha primeira coluna para o The Striker Texas: O problema desta última vez não foi que não estejamos a produzir o talento para nos qualificarmos; é que os nossos melhores sub-23 não estavam a jogar nos sub-23, porque estão a jogar na seleção principal. No dia em que os sub-23 perderam o encontro de qualificação para os Jogos Olímpicos, a equipa principal estava a disputar um amigável, e acho que o amigável foi mais importante do ponto de vista de “jogadores da qualificação para o Mundial precisam de minutos juntos”.
 
Acredita que o talento e a visibilidade mundial de Christian Pulisic podem ter um papel importante em trazer mais jovens para o futebol, contribuindo para o seu crescimento?
Não apenas Pulisic! Veja Weston McKennie. Veja Gio Reyna. Olhe para Chris Richards. Todos são jogadores com experiência nas Academias da MLS, agora em grandes clubes europeus. Eu acho que isso inspirará jovens jogadores.
 
Parece que muitas das convocatórias internacionais nos Estados Unidos são feitas não pelo talento e performances atuais dos jogadores nos seus clubes, mas mais com o intuito de observar certos jogadores de perto. Por esse motivo, existem atualmente largas dezenas de jogadores norte-americanos com internacionalizações. Acha que a seleção dos Estados Unidos tradicionalmente convoca muitos jogadores diferentes, não conseguindo formar um grupo coeso?
Acho que, nesta fase, o que eles estão a fazer é apropriado. Parte disso realmente tem a ver com o facto de existir um grupo de jogadores na MLS e um grupo de jogadores na Europa, e os desafios de fazer os clubes dispensar jogadores em diferentes momentos da temporada. Abril e outubro significam coisas profundamente diferentes para uma equipa da MLS e uma outra da Premier League. Acredito que, assim que chegarmos às eliminatórias para o Campeonato do Mundo no Outono, teremos um universo mais finito de jogadores a quem recorrer. Mas, por enquanto, vamos ver o que esses jogadores podem fazer! Também acho que 2022 vai ser um Mundial muito estranho. Acho que chegar aos quartos-de-final em 2022 seria um grande impulso para 2026, quando a atual geração de jogadores – uma geração de ouro, se preferir – estará no auge.
 
Escreveu que esperava que o treinador indicado para a qualificação para 2022 pudesse ajudar a equipa a articular uma identidade e a jogar com um propósito que não encontrou de forma consistente neste último ciclo de qualificação. Gregg Berhalter preenche essa descrição?
Na verdade, acho que Berhalter tem uma visão que está a manifestar-se, embora também ache que ele estava a experimentar desde o início e talvez estivesse a ser muito fofo e cerebral para uma equipa internacional. Não consegues trabalhar com a tua seleção nacional semana após semana; precisas de manifestar ideias que possam ser apreendidas e executadas por jogadores que só conseguem trabalhar uns com os outros ocasionalmente. Josh Wolff, que era assistente de Berhalter, tem um sistema semelhante ao dos Estados Unidos que usa no Austin FC, e é fascinante vê-lo a desenvolver-se. Pergunto-me o que um treinador como Jesse Marsch poderia trazer para esta equipa – eu poderia vê-lo a fazer grandes coisas com a seleção dos Estados Unidos se tivesse essa oportunidade – e estou definitivamente curioso para saber como Tata Martino poderia ter sido, no momento que ele expressou interesse no cargo. Mas tenho a certeza que Berhalter estará seguro até pelo menos o Mundial 2022, a menos que algo completamente inesperado aconteça.
 
Na sua opinião, quais são as principais diferenças entre a seleção que não conseguiu qualificar-se para o último Mundial e este grupo que se prepara para iniciar um novo ciclo?
A principal diferença é o talento e a juventude. No geral, é uma equipa melhor do que aquela com a qual disputámos na qualificação para o Mundial 2018, e não depende de tantos jogadores na casa dos 20 e muitos ou 30 anos. Em 2026, alguns dos principais jogadores estarão na faixa ideal de 24-27 e terão de seis a dez anos de experiência internacional, o que parece absolutamente absurdo. De momento, é possível traçar duas convocatórias diferentes de jogadores, o que é realmente impressionante. A posição de avançado ainda é um ponto de interrogação, mas tudo o resto é realmente entusiasmante e, a julgar pelo progresso de Daryl Dike, a posição de avançado é muito menos um ponto de interrogação agora!
 
Como o título do seu livro diz, acredita que a seleção dos Estados Unidos vencerá um Campeonato do Mundo. O que será necessário para que isso aconteça?
O que está no livro ainda se aplica! Os EUA terão que desenvolver talentos através dos circuitos da MLS e da Europa, o futebol dos EUA precisa de se coordenar com a crescente rede de olheiros da MLS para encontrar talentos e teremos que ganhar o recrutamento de alguns dos jogadores que poderiam jogar tanto pelos EUA como pelo México. (O que está a acontecer agora com Efrain Alvarez, por exemplo, é um lembrete de que não vamos ganhar todos, nem precisamos). Certamente ainda há mais trabalho a ser feito, pois não estou totalmente convencido, baseando-me nas prestações em jogos amigáveis recentes, mas estou otimista para o futuro.
 
Entrevista realizada por António Ribeiro
 














Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...