quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre FC Porto e equipas francesas

Derlei tenta passar pelo defesa Coulibaly no jogo das Antas

Tenho uma bastante vaga recordação da eliminatória entre FC Porto e Nantes para a Taça UEFA em 2000-01, mas a minha primeira memória a sério de jogos entre dragões e equipas francesas é relativa a um duplo confronto entre os portistas e o Lens dois anos depois, a contar para a 3.ª ronda da segunda competição europeia de clubes.

 

O emblema da Invicta, então orientado por José Mourinho, tinha afastado Polónia Varsóvia e Áustria Viena nas eliminatórias anteriores e começava a demonstrar um poderio que o haveria de levar à vitória na competição.

 

Porém, na altura o Lens era um peixe graúdo, uma presença habitual nas provas europeias, e nessa época tinha sido repescado para a Taça UEFA após ter concluído o grupo da morte da Liga dos Campeões em terceiro lugar, atrás de AC Milan e Deportivo da Corunha e à frente do… Bayern Munique (!). Nas épocas anteriores, a formação do norte de França tinha sido campeã nacional em 1997-98, semifinalista da Taça UEFA em 1999-00 e vice-campeã do seu país em 2001-02.

 

No plantel dos gauleses constavam nomes como o lendário central internacional camaronês Rigobert Song, o central internacional polaco Jacek Bak, o médio internacional maliano Seydou Keita, o talentoso médio francês Antoine Sibierski, o avançado internacional nigeriano John Utaka ou o avançado internacional francês Daniel Moreira.

 

No entanto, a qualidade e mentalidade vencedora do FC Porto veio ao de cima. Na primeira-mão, nas Antas, os dragões presentearam os gauleses com uma incontestável vitória por 3-0. Lembro-me na altura de ter sabido do resultado através da rádio e ter ficado surpreendido, porque esperava um desfecho mais equilibrado.


Hélder Postiga inaugurou o marcador aos 34 minutos, num remate até algo frouxo de fora da área, muito por culpa de uma escorregadela do avançado português. Ainda assim, o experiente guarda-redes Guillaume Warmuz deixou a bola passar por baixo do corpo.

 

À beira do apito do intervalo, mais do mesmo: Postiga rematou forte de fora da área e a bola parecia controlada por Warmuz, porém, o guardião gaulês deixou escapar o esférico entre as mãos, deixando-o entrar na baliza. Um frango monumental, ainda maior do que o primeiro.

 

A vitória dos azuis e brancos nunca esteve em causa, mas faltava dar uma estocada final na eliminatória. Acabou por ser o lituano Edgaras Jankauskas, que rendeu o ovacionado Postiga, a fazer o 3-0 final, a passe de Costinha.

 

“Uma grande exibição do FC Porto valeu ontem uma vitória confortável por 3-0 sobre o Lens e, salvo imponderáveis, suficiente para permitir à equipa seguir em frente na Taça UEFA. Foi um jogo atípico, porque a equipa de Mourinho teve muitas oportunidades de golo e acabou por marcar por três vezes com alguma sorte – nos dois primeiros houve a colaboração do guarda-redes Warmuz, no terceiro o remate de Jankauskas sofreu um desvio no relvado e só acabou nas malhas. Mas quem joga tão bem como fizeram ontem Deco, Postiga e Cª mereceu até aquela ajuda. Warmuz, capitão da equipa, tem sido posto em causa pelo treinador e depois do jogo é bem capaz de ter perdido o lugar para Itandje, guarda-redes da seleção francesa sub-21”, escreveu o jornal Record.


Na segunda-mão, Mourinho teve respeito pelo adversário e apresentou o melhor onze disponível. O Lens mostrou outra cara e venceu por 1-0, com golo de Rigobert Song à beira da meia hora de jogo, na sequência de um canto, num lance em que Vítor Baía parece ser carregado no interior da pequena área. No entanto, o FC Porto seguiu conseguiu o apuramento para a quarta eliminatória.

 

“O FC Porto valeu-se da confortável vantagem de três golos que trazia da primeira mão para seguir na Taça UEFA. Numa noite calma, só um golo a meio da primeira parte – e marcado em falta sobre Baía – agitou um pouco as águas, mas não o suficiente para alguma vez a equipa portista estar em verdadeiro perigo. O jogo não foi grande coisa, mas ficou evidente no conjunto das duas mãos quem era mais forte. E ontem, sob um frio terrível, num campo muito difícil e frente a uma equipa rugosa, o onze de José Mourinho soube negociar bem o que faltava da eliminatória. Faltou, isso sim, ligar um pouco mais o seu jogo e partir para o ataque com a desenvoltura habitual de modo a não perder o encontro e interromper assim uma série que ia em nove vitórias e em 12 jogos sempre a marcar golos”, resumiu o Record, acerca de um encontro disputado a 12 de dezembro de 2002, duas semanas depois da partida das Antas.











1 comentário:


  1. Poker bots poker AI software
    is a brand new program which has been designed by the best and brightest minds of the online poker world. These people have spent years trying to perfect the science behind the game.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...