terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Bruno Guimarães. O volante que vai conduzir os ataques do Lyon

Bruno Guimarães com Juninho Pernambucano
Depois de Renan Lodi (Atlético Madrid) e Léo Pereira (Flamengo), Bruno Guimarães é o mais recente jogador que o Athletico Paranaense catapulta para uma maior dimensão no espaço de meio ano, o que garante ao emblema de Curitiba um encaixe global 47 milhões de euros com o trio.

Estes dados refletem a sustentabilidade do projeto desportivo do furacão, assente numa aposta vincada na formação e num futebol que privilegia a relação com bola, mas neste caso concreto também a qualidade do agora novo centro-campista do Lyon.


Médio - ou volante, como dizem os brasileiros - de 22 anos e recrutado em 2017 na Série D, ao Osasco Audax, tornou-se uma peça fulcral no Athletico Paranaense, ao ponto de praticamente todos os ataques passarem pelos seus pés. Tanto assim que é que a equipa ressentia-se sempre que ele era alvo de uma marcação mais apertada.

Como interior esquerdo tanto num sistema de 4x3x3 como de 4x2x3x1, joga uns metros à frente do médio mais recuado e uns outros tantos atrás do volante mais adiantado (ou do meia) e faz a ponte entre as fases de construção e criação no momento de organização ofensiva, recebendo a bola dos defesas ou do médio mais defensivo e entregando-a a um dos homens mais adiantados. Segundo o antigo zagueiro internacional canarinho André Cruz, aquando de uma antevisão do Brasileirão 2019, trata-se de um jogador “bom no passe curto e longo”. “Tem um bom desarme e sabe chegar à frente para fazer golos”, acrescentou o ex-central do Sporting.

A qualidade de passe a qualquer distância e a chegada à área fazem parte do cartão-de-visita de Bruno Guimarães, que é daqueles cujo toque de bola é de craque. Os seus passes precisos ajudam a equipa não só a progredir no terreno numa perspetiva vertical como a fazer a bola ir rapidamente de um flanco ao outro, sabendo descongestionar quando está sob pressão. Por assim ser, era muitas vezes designado para bater cantos e livres laterais. Além da precisão na entrega de bola, também sabe queimar linhas através da condução de bola, galgando metros até à área adversária.

Além da qualidade ofensiva, este internacional olímpico brasileiro era também uma das referências dos paranaenses na recuperação de bola. Estava blindado com uma cláusula de rescisão de cerca de 40 milhões de euros (174 milhões de reais) e tinha contrato até fevereiro de 2023, mas acabou por ser transferido para os franceses do Lyon por 20 milhões de euros, apesar de ter sido falado como possível reforço de Benfica e Atlético Madrid.


Apelidado de Bruxo, foi uma peça fundamental para a conquista da Copa Sul-Americana em 2018 e da Copa do Brasil no ano passado, além de ter sido eleito melhor segundo volante do Brasileirão em 2019. Agora vai juntar-se a um clube em que brilharam vários brasileiros, com o atual diretor desportivo Juninho Pernambucano a encabeçar uma lista onde se podem encontrar os nomes de Cris, Caçapa, Sonny Anderson, Edmílson, Michel Bastos, Fred ou Élber.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...