quinta-feira, 28 de novembro de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Standard Liège e equipas portuguesas

Sá Pinto fez a assistência para o primeiro golo do Sporting
A minha primeira memória de um jogo entre o Standard Liège e equipas portuguesas remonta a 18 de julho de 2001 e foi encontro de caráter particular diante do Sporting de Laszlo Boloni, referente ao período preparatório da época 2001-02.

No Estádio Pairay, casa da equipa belga entre 1999 e 2004 e entre 2008 e 2015, os leões deram seguimento a uma pré-temporada vencedora, depois dos triunfos em solo português diante de Rio Maior (4-1), Académica (5-2) e Kaiserslautern (3-0).


Na altura, les rouches eram orientados pelo antigo treinador benfiquista Michel Preud'homme e tinham no plantel o avançado internacional norueguês Ole Aarst, alvo do Sporting precisamente nesse mercado de transferências; Joseph Enakarhire, defesa nigeriano que quatro anos depois viria a representar o Sporting; o ex-atacante boavisteiro Almani Moreira; e o internacional sérvio Ivica Dragutinovic, defesa que viria a jogar pelo Sevilha entre 2005 e 2011. O Standard não era campeão desde 1982-83, não vencia a Taça da Bélgica desde 1992-93 e vinha de um 3.º lugar no campeonato belga, o seu melhor desempenho desde 1995.

O triunfo leonino começou a ser construído logo aos oito minutos, com o reforço Marius Niculae a cabecear certeiro na resposta a um cruzamento de Ricardo Sá Pinto no lado direito. Curiosamente, Sá Pinto viria a representar o Standard Liège em 2006-07, na sua temporada de despedida dos relvados, e a orientar o emblema belga em 2017-18.

Dragutinovic empatou aos 21', mas André Cruz devolveu a vantagem ao emblema de Alvalade através de um livre direto aos 26', num lance em que o guarda-redes croata Susnjara ficou mal na fotografia. E já na segunda parte, Niculae voltou a marcar na sequência de um belíssimo trabalho individual de Ricardo Quaresma no corredor esquerdo (72').

“Laszlo Bölöni parece ter encontrado uma peça fundamental no seu sistema e em qualquer sistema futebolístico: a figura do goleador. Os dois golos apontados pelo jovem romeno Niculae foram os melhores apontamentos retirados pelo técnico no particular ante um Standard longe do seu fulgor e parco em bons valores – o português Moreira, já o preferido dos adeptos, e Dragutinovic foram exceção”, escreveu o Record na crónica do jogo.


Ficha de jogo:


Stade du Pairay (Seraing).
Árbitro: Benoit Kruif.
Standard Liège — Susnjara; Ernst, Dragutinovic, Van Meir e Meyssen; Moreira, Van Dooren (Oussalam, 70’), Afolabi (Wuillot, 46’) e Aarst (Walasiak, 75’); Lukunko e Enakarhire.
Treinador: Michel Preud’homme.

Sporting — Nélson (Tiago, 46’); César Prates (Luís Filipe, 75’), Beto, André Cruz (Babb, 75’) e Dimas (Rui Jorge, 55’); Paulo Bento (Tello, 75’), Rui Bento, Sá Pinto (Hugo, 70’) e Horvath (Mpenza, 55’); João Pinto (Quaresma, 62’) e Niculae (Spehar, 75’).
Treinador: Laszlo Boloni.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores: Niculae (8’ e 72’), Dragutinovic (21’) e André Cruz (26’).

Cartões: amarelo a Paulo Bento (23’).















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...