sábado, 18 de maio de 2019

I Liga 2018/19 | Onze de flops

Ferreyra e Castillo não vingaram com a camisola do Benfica

Se a I Liga 2018/19 deu a conhecer novos valores ao futebol português, também é verdade que houve jogadores que muito prometiam, mas acabaram por não vingar ao longo da época. Entre contratações dos três grandes que custaram milhões e jogadores internacionais pelos seus países que à primeira vista tinham tudo para ser reforços de peso em clubes de menor dimensão, mas que não renderam o esperado, não faltaram flops nesta edição do campeonato.



Guarda-redes:

Chegou ao Vitória de Setúbal com o estatuto de guarda-redes promissor do Manchester United e de dono da baliza da seleção nacional de sub-21, mas revelou-se uma autêntica desilusão no Bonfim. Pouco fiável nas saídas de entre os postes e nem sempre com índices de concentração elevados, Joel Pereira ganhou a titularidade no final de agosto, mas perdeu-a em novembro, depois de uma saída malsucedida a um cruzamento num jogo em casa com o Feirense. Voltou a Old Trafford em janeiro e de lá foi recambiado para os belgas do Kortrijk.


Centrais:



Mesmo sem histórico de passagens pelas seleções jovens da Argentina, o Benfica não hesitou em pagar 3,5 milhões de euros por 80 por cento do passe de Germán Conti, central e capitão do Colón. O central nunca se afirmou nem sequer deu boas indicações nos poucos jogos que efetuou de águia ao peito, tendo ficado marcado por uma expulsão por cartão vermelho em Chaves. Começou a época na sombra de Rúben Dias e Jardel e, entretanto, foi ultrapassado por Ferro, terminando a temporada a jogar na equipa B.



Depois de ter ficado sem Marcano e mesmo apertado pelas regras de fair play financeiro da UEFA, o FC Porto fez um esforço considerável para reforçar o eixo defensivo para contratar Chancel Mbemba ao Newcastle por quase cinco milhões de euros, mas o congolês amealhou pouco mais de 300 minutos pela equipa principal dos dragões. Nunca foi um concorrente na verdadeira aceção da palavra para Felipe, Éder Militão e Pepe.


Laterais:


Desde a saída de Nélson Semedo que o Benfica tem vindo a procurar um concorrente de peso para André Almeida. Douglas, emprestado pelo Barcelona na época anterior, não o foi, e por isso as águias asseguraram atempadamente a contratação do lateral nigeriano Tyronne Ebuehi. Porém, o jogador africano contraiu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo ainda durante a pré-época e obrigou as águias ir ao mercado.  O internacional francês Sébastien Corchia, cedido pelo Sevilha, foi o escolhido, mas também não importunou André Almeida. O gaulês amealhou apenas 92 minutos no campeonato, distribuídos por dois jogos.




A necessitar de um concorrente para Alex Telles, o FC Porto recebeu Jorge emprestado pelo Mónaco. O brasileiro vinha a fazer um percurso ascendente no Principado, com 27 jogos realizados na época anterior, e prometia ser uma boa alternativa para o compatriota. No entanto, acabou por somar mais minutos pelos bês do que pela equipa principal e nem sequer chegou a estrear-se na I Liga, tendo sido apenas por uma vez suplente não utilizado. Saiu em janeiro, com naturalidade, e voltou ao seu país para representar o Santos.


Médios:


O Estoril foi despromovido na época anterior, mas o bom futebol praticado levou a que vários jogadores se valorizassem e se tivessem mantido na I Liga. Um deles foi Eduardo, que rumou ao Sp. Braga com a expetativa de continuar a mostrar a qualidade do seu bem calibrado pé esquerdo. O brasileiro, porém, sucumbiu perante a concorrência de jogadores como João Palhinha, Claudemir, Fransérgio ou João Novais, acabando por ser pouco utilizado. Apenas seis jogos no campeonato sabem a pouco para quem tanto tinha dado nas vistas na Amoreira.



Tem muito boa imprensa e há quem o exalte a qualidade dele em alto e bom som, mas a verdade é que não contava para Jorge Jesus, não convenceu José Peseiro e Marcel Keizer também não apostou nele. Quando já são três treinadores com a mesma opinião, não há grandes desculpas a dar. Francisco Geraldes deu nas vistas na equipa B leonina, mostrou bom nível no Moreirense e no Rio Ave, mas aos 24 anos dá a ideia de se estar a tornar uma promessa adiada para um clube com a dimensão do Sporting. Apenas 17 minutos distribuídos por três jogos depois de um empréstimo fracassado na primeira metade da época ao Eintracht Frankfurt é muito pouco para quem tanto promete.


Extremos:


Regressou ao clube 14 anos depois com a expetativa de ser um reforço de peso para a luta europeia, mas nem o Marítimo lutou pelos lugares europeus nem Danny conseguiu ser um jogador importante para a equipa. Disputou apenas 13 jogos no campeonato e não marcou qualquer golo, tendo sido expulso num jogo com o FC Porto nos Barreiros. O internacional português de 35 anos acabou por deixar repentinamente os verde-rubros no final de dezembro, ficando em aberto a possibilidade de pendurar as botas. Porém, passados quase seis meses, ainda não pronunciou publicamente sobre o assunto.



Não é todos os dias que o Vitória de Guimarães tem a possibilidade de se reforçar com um jogador internacional holandês e que tem no currículo passagens por clubes como Twente, Benfica, Hamburgo ou Deportivo, mas Ola John esteve muito longe de ser o reforço de peso que se esperava. No campeonato, atuou em 25 jogos, mas apenas em nove na condição de titular, tendo apontado apenas um golo. Muito pouco para um extremo que deixou muito boas impressões no início da carreira, mas que tarda em afirmar-se.


Avançados:





Considerado na altura a principal contratação do Benfica para 2018/19, depois de se ter destacado numa equipa com o nível do Shakhtar Donetsk e de se ter sagrado melhor marcador do campeonato ucraniano na época anterior, Facundo Ferreyra começou a época como titular, mas a falta de golos relegou o avançado argentino para segundo plano. De águia ao peito, efetuou cinco jogos na I Liga e marcou um golo ao Boavista, na 2.ª jornada. Depois eclipsou-se e nem as mudanças de treinador e de sistema o salvo, seguindo por empréstimo para o Espanyol.


Treinador:

Português, mas com grande parte da carreira feita na Holanda, Cláudio Braga foi a aposta do presidente do Marítimo para suceder a Daniel Ramos. Carlos Pereira gosta de ser arrojado na escolha dos treinadores, umas vezes saindo-se bem, outras nem tanto. Neste caso, verificou-se a segunda opção. O técnico foi demitido no final de novembro, naquela que foi a segunda chicotada psicológica da época – após a saída de José Peseiro do Sporting -, depois de uma derrota pesada em casa para a Taça de Portugal perante o Feirense (0-3) e numa altura em que a equipa ocupava o 12.º lugar, com apenas um ponto de vantagem sobre a primeira equipa na zona de despromoção.

























1 comentário:

  1. Sou do Reino Unido Eu dou um ótimo médico que me ajuda a sair da minha doença Eu estava muito doente Eu agradeço a você quem usou esse homem para ajudá-la a viajar para a Flórida ela é soropositiva Eu realmente gosto da senhora porque ela era linda Eu sempre a vejo a cada momento Eu fecho meus olhos Eu fui contar a ela como Eu chego em casa por um mês, meu médico vem me checar e eu descobri que eu tenho HIV e me disse que eu estava confuso e surpreso ao saber que eu estava tomando HIV para curar isso. bom e dois anos eu decidi procurar curá-los eu conheço este post na internet eu entrei em contato com ele para ajudar ... bem DR.Wealthy provando ser um grande homem e ele me curar .. Segundo ele ele disse que é o poder de seus deuses bem Eu agradeço a Deus estou de volta novamente se você precisar de cura para o seu HIV ... você ainda pode entrar em contato com ele ou seu e-mail ou número Eu prometo que ele é 100% ele curar qualquer vírus como T-VIRUS HIV-AIDS ROTA-VIRUS, SMALLPOX, HEPATITE B se você tiver este vírus ou amigo não contatá-lo agora wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...