quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Liga dos Campeões | AC Milan 0-1 Atlético Madrid

Diego Costa desbloqueou o nulo


uefa.com
Esta noite, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, o Atlético Madrid venceu o AC Milan por 1-0, na primeira-mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Diego Costa marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:


AC Milan


O AC Milan, atual 10º classificado na Serie A, já conquistou por sete vezes a Liga dos Campeões.
Na fase de grupos, ficou em 2º no Grupo H, atrás do Barcelona e à frente do Ajax e do Celtic.
Clarence Seedorf estreia-se como treinador na Champions, neste encontro.
El Shaarawy, Birsa, Zapata, Cristante e Robinho estão lesionados, Montolivo e Muntari castigados, e Honda não está inscrito na prova milionária.
                                                                                                                                                                   

Atlético Madrid


O Atlético Madrid constitui, juntamente com Real Madrid e Barcelona, o trio de líderes da Liga BBVA.
O emblema da capital espanhola foi vice-campeão europeu em 1973/74.
Os colchoneros venceram o Grupo G, que também era composto por Zenit, FC Porto e Áustria Viena.
Filipe Luís, Tiago e Manquillo estão lesionados.


Cronómetro:

Inicio de jogo com um ritmo alto.

15’ Remate de Kaká foi desviado por Godín e esbarrou na trave.

18’ De Sciglio cruzou para o coração da área, onde Poli cabeceou para defesa de Courtois para o poste.

26’ De Sciglio, lesionado, foi substituído por Abate.

30’ Servido por Balotelli, Kaká rematou à malha superior.

AC Milan defende em 4x4x1x1, baixando as linhas e concedendo a iniciativa ao adversário, com Essien a fechar à esquerda, Poli recua para junto de Nigel de Jong, e Balotelli fica ligeiramente mais adiantado que Kaká. Ainda assim, o brasileiro raramente pressiona.

43’ Balotelli rematou para fora.

Intervalo.

Atlético Madrid também baixa as suas linhas e defende em 4x4x2 no momento defensivo, no entanto, com uma atitude mais pressionante que o adversário.

51’ Na resposta a um cruzamento de Gabi, Diego Costa, de forma acrobática, atirou ao lado.

59’ Kaká chutou para fora.

74’ Diego Simeone trocou Arda Turan por Cristián Rodríguez.

78’ Balotelli foi substituído por Pazzini.

80’ Saiu Raúl García, entrou Adrián López.

83’ Na sequência de um canto cobrado por Gabi, Abate cortou a bola para a zona do segundo poste, onde Diego Costa cabeceou para o fundo das redes.


85’ Constant substituiu Poli.

87’ Na cobrança de um livre indireto, Emanuelson deu um pequeno toque para Rami, que não acertou no alvo.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo do Atlético Madrid.


Análise:

Previsivelmente equilibrado, o jogo foi disputado com grande intensidade ao longo dos 90 minutos. Na primeira parte, o AC Milan esteve melhor, conseguindo criar várias situações de finalização, tendo inclusivamente acertado na trave por duas ocasiões, por intermédio de Kaká e Poli.
Os colchoneros conseguiam chegar ao último terço e jogar no meio-campo adversário, mas foram faltando ocasiões de finalização, devido à indefinição no momento do último passe.
No segundo tempo, o Atlético Madrid conseguiu um ligeiro ascendente sobre o adversário, criando situações de finalização, nomeadamente através de Diego Costa. O conjunto orientado por Diego Simeone subiu as linhas e conseguiu também neutralizar o ataque adversário.
Já na reta final, na sequência de um canto cobrado por Gabi e de um mau alivio de Abate, o brasileiro naturalizado espanhol, oportuno, cabeceou para o fundo das redes.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do AC Milan
Abbiati, experiente e sereno, raramente passou por problemas;
De Sciglio estava a ter uma prestação bastante interessante, mas foi substituído devido a lesão; Rami e Bonera realizaram um jogo seguro, anulando Diego Costa e ganhando a maioria dos lances na antecipação, à exceção do lance em que o francês se esqueceu do hispano-brasileiro e este deu vantagem aos colchoneros; e Emanuelson fez todo o flanco esquerdo;
Nigel de Jong patrulhou o meio-campo e iniciou jogadas de ataque; Essien jogou descaído pelo lado esquerdo, de forma a compensar as subidas de Emanuelson pelo corredor; Taarabt jogou colado à linha, pela direita, e acelerou o jogo em diversas ocasiões; e Poli apareceu no coração da área para enviar a bola ao poste, ainda nos primeiros 20 minutos;
Kaká (capitão) jogou solto no apoio ao ponta-de-lança e esteve perto de marcar à passagem do quarto de hora inicial, tendo acertado na trave; e Balotelli segurou bem a bola e utilizou a sua criatividade para superar os adversários em momentos em que estava desapoiado, no entanto, saiu com uma lesão no ombro;
Abate nem de perto nem de longe teve o pendor ofensivo de De Sciglio, e foi na sequência de um corte infeliz da sua autoria que Diego Costa fez o 0-1; e Pazzini e Constant pouco ou nada conseguiram acrescentar.


Quanto aos jogadores do Atlético Madrid
Courtois assinou uma belíssima intervenção aos 18’, desviando o cabeceamento de Poli para o poste;
Juanfran apontou uma exibição consistente; Miranda e Godín passaram por alguns sobressaltos na primeira parte, mas recompuseram-se e passaram em San Siro com nota positiva; e Insúa, habitual suplente, rendeu o lesionado Filipe Luís e teve como principal momento no jogo uma entrada imprudente que lesionou De Sciglio;
Mario Suárez e Gabi (capitão) limitaram-se praticamente a defender, encostando-se ao quarteto defensivo quando a equipa baixava as suas linhas; e Raúl García foi o principal apoio para o ponta-de-lança, mas não deixou de ajudar os seus colegas do meio-campo em tarefas defensivas;
Koke recua e abandona a sua zona para procurar a bola, sendo uma unidade pela qual o esférico obrigatoriamente passa nos lances de ataque; Arda Turan apareceu um pouco por todo o lado para ajudar a equipa a progredir com a sua capacidade técnica e visão de jogo; e Diego Costa estava a fazer uma exibição abaixo das expetativas, sem espaço para ser influente, mas acabou por ser decisivo ao marcar o golo da vitória;
Cristián Rodríguez e Adrián López refrescaram e acrescentaram velocidade ao setor ofensivo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...