terça-feira, 3 de julho de 2012

EURO 2012 (Sub-19) | Estónia 0-3 Portugal


Esta tarde, na Le Coq Arena, em Tallinn, Portugal venceu a Estónia por 3-0, com golos de Artur Pikk na própria baliza, Betinho e Daniel Martins.



Eis a constituição das equipas:


Estónia






Os selecionados por Arno Pijpers qualificaram-se diretamente para este EURO 2012 em Sub-19, já que a Estónia é o país organizador.

Nunca os estónios participaram num Campeonato Europeu da categoria.




Portugal






Para chegar a esta fase, os comandados por Edgar Borges vencer num primeiro momento um grupo em que também constava Hungria, Ilhas Faroé e São Marino, e a ronda de qualificação de Elite num grupo à frente de Ucrânia, Irlanda e Israel.

A seleção das quinas já participou em quatro edições da prova (2003, 2006, 2007 e 2010), tendo chegado à final em 2003, numa equipa em que jogavam João Pereira e Hugo Almeida, entre outros.




5’ Na sequência de um canto de Bruma, Artur Pikk desviou de cabeça para a própria baliza.



Portugal entrou forte na partida, ao contrário dos estónios que entraram nervosos.



A selecção das quinas, mesmo em vantagem, continuava a pressionar muito alto.



25’ Após um cruzamento de André Gomes, Kevin Ingermann e Artur Pikk não conseguiram aliviar a bola de cabeça e esta sobrou para Betinho que atirou para o fundo das redes, face à passividade de Bert Klemmer.



Os comandados por Edgar Borges revelavam-se muito superiores em todos os aspectos, quer técnicos, tácticos e até físicos.



40’ Ricardo Esgaio serviu Bruma, mas o seu remate embateu em Karol Mets.



Ao intervalo, Arno Pijpers trocou Nikita Martõnov por Brent Lepistu.



47’ No seguimento de uma bola bombeada por Vadim Gurnik, Artur Rättel ganhou na luta aos centrais, conseguiu contornar Rafael Veloso mas Tiago Ferreiro interceptou o seu remate e evitou assim o golo.



A Estónia animou-se na segunda parte.



58’ Ricardo Esgaio, de cabeça, assistiu Bruma que chutou por cima.



64’ Hannes Anier arranjou espaço perto da área portuguesa e endossou a bola Artur Rättel, que de primeira rematou acima do alvo.



65’ Ivan Cavaleiro rendeu Bruma.



71’ Agostinho Cá foi substituído por Ricardo Alves.



72’ Daniel Martins de livre directo fez um golo fantástico.



76’ Artur Rättel cedeu o seu lugar a Juri Gavrilov.



78’ Saiu Betinho, entrou Cafú.



89’ Hannes Anier foi rendido por Martin Kase.



Sem mais ocorrências dignas de registo até final, Portugal confirmou uma vitória folgada e importante para alcançar o primeiro objectivo neste Europeu de sub-19: a qualificação para o Mundial de Sub-20 em 2013, que pode ser alcançada com o terceiro lugar no grupo.

A equipa das quinas entrou na partida a pressionar muito alto, em contraste com o nervosismo dos jovens estónios, que acusavam o peso de estar a representar o seu país na primeira competição que recebia a nível de selecções. Com tranquilidade, os portugueses já ganhavam por 2-0 ainda antes da meia hora.
Quando se pensava que o segundo tempo seriam 45 minutos de passeio na Le Coq Arena, em Tallinn, a Estónia apareceu com uma personalidade renovada e equilibrou a partida, mas nem por isso o resultado, algo em que os bálticos não conseguiram mexer, ao contrário de Portugal, que foi controlando as investidas do adversário e ainda ampliou a vantagem fase final do jogo.



Analisando os atletas em campo, começando pelos da Estónia…

Vadim Gurnik (FC Flora) mostrou-se muito nervoso, Johannes Kukebal (Kalev Tallinn) teve uma tarde muito complicada perante os extremos portugueses, Kevin Ingermann (Levadia Tallinn) ficou mal na fotografia no lance do 0-2, Karol Mets (FC Flora) foi dos que menos falhou na defesa estónia, e Artur Pikk (Levadia Tallinn) teve um jogo para esquecer, com um auto-golo como principal nota, mas com muitas outras falhas defensivas.
Bert Klemmer (Viljandi) foi passivo na jogada do 0-2 e Andreas Raudsepp (Levadia Tallinn), o menos posicional do duplo “pivot” defensivo do meio-campo, sentiu dificuldades para ligar sectores.
A qualidade de passe de Karl-Erik Luigend (FC Flora) e os desequilíbrios por parte de Hannes Anier (Odense) apareceram na segunda parte, e Nikita Martõnov (Levadia Tallinn) não incomodou os portugueses.
Artur Rättel (Levadia Tallinn) mostrou-se muito lutador e irrequieto.
Brent Lepistu (FC Flora) ajudou à renovação de ambições dos estónios na segunda parte, Juri Gavrilov (FC Flora) mostrou-se muito rápido e Martin Kase (Kalev Tallinn) não teve tempo para nada.



Quanto aos jogadores de Portugal…

Rafael Veloso (Sporting) foi praticamente um espectador, e fruto dessa condição, os índices de concentração não estavam propriamente muito altos quando teve de intervir.
João Cancelo (Benfica) deu muita profundidade ao flanco direito, Tiago Ilori (Sporting) esteve seguro, Tiago Ferreira (FC Porto) foi um central que subiu com frequência até ao meio-campo contrário para construir, e revelou-se ainda rápido, possante e com capacidade de passe, tendo um visual parecido e características que fazem lembrar David Luiz, e Daniel Martins (Benfica) não deu muitas hipóteses a defender, ajudou no ataque e marcou um grande golo de livre directo.
Sem grande trabalho defensivo, Agostinho Cá (Sporting) foi importante a movimentar-se no terreno de forma a ajudar os seus colegas de vocação mais ofensiva a rodar o jogo, André Gomes (Benfica) foi útil a ligar sectores, fazendo uso do remate quando achou necessário, e João Mário (Sporting), que é irmão de Wilson Eduardo, foi provavelmente o homem com melhor rendimento na partida, evidenciando uma qualidade de passe notável, capacidade para pegar no processo ofensivo da equipa e boa forma física, pressionando muito à frente e correndo praticamente de área a área (quando necessário, visto que a Estónia não correu muito).
Ricardo Esgaio e Bruma (ambos do Sporting) formaram uma dupla de extremos que evidenciou alguma capacidade de gerar desequilíbrios, e Betinho (Sporting) cumpriu a sua função e facturou.
Ivan Cavaleiro (Benfica) refrescou o ataque, mostrando um drible curto difícil de ser travado, Ricardo Alves (FC Porto) rendeu Agostinho Cá à frente da defesa sem se terem sentido grandes diferenças com a troca, continuando o bom trabalho, e Cafú (Benfica) não teve tempo para mostrar as suas qualidades.




Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo A do EURO 2012 em Sub-19:


4 comentários:

  1. Boas,

    se pudesses te tornar também seguidor do "Marítimo no Rectângulo" agradecia

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá David, muito obrigado por o mensagem no meu blog (disculpe o atraso em responder, faz pouco que vi), vou colocar um link para o seu Blog, muito bom o seu Blog por certo, vou add tambem voce se achar no Facebook , pra lembrar o link do meu blog e
    http://anotandofutbol.blogspot.com/
    Obrigado por colocar tambem meu blog como link no seu, un gran saludo desde la República Oriental del Uruguay .
    Johny Vasconcellos Fraga

    ResponderEliminar
  3. Eu colocá-lo entre os meus favoritos. Obrigado pela sua atenção. Até logo.
    Ciao, Vojvoda!

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bem?
    Convidamos você para ver nosso clip da Eurocopa 2012.
    Abraço.

    http://futebolmundodabola.blogspot.com.br/2012/07/clip-eurocopa-2012.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...