É já amanhã, dia 15 de Junho que Portugal disputa o seu primeiro jogo no Campeonato do Mundo de 2010.
Muitos questionam-se sobre as possibilidades de Portugal chegar longe e vencer a competição, e diria eu, que embora coloque outras selecções como favoritas, não é de deitar fora a possibilidade da equipa das quinas vir a sair vitoriosa no Mundial.
E porquê?
Cada vez mais temos jogos mais equilibrados, com poucos golos e por vezes são pequenos detalhes que decidem os vencedores. Se antigamente tínhamos uma selecção argentina que era "Maradona e mais dez" ou uma "França que era Platini" e mais dez, agora já não há esse tipo de equipas, mesmo havendo um melhor jogador aqui e ali não há quem faça a diferença, as equipas são bastante equilibradas embora hajam algumas individualidades que se destaquem.
Tudo depende da forma física e psicológica como se chega a esta grande competição, e da estratégia colectiva que visa adaptar-se às características individuais de certos jogadores e é aí que Portugal tem uma hipótese.
Portugal no meu ponto de vista tem um bom grupo de jogadores, poucos são de classe mundial, mas tem jogadores de topo, que jogam nos melhores clubes da Europa. Temos uma excelente defesa, que para mim é a melhor que já vi Portugal ter, com Bruno Alves e Ricardo Carvalho a constituírem uma dupla de centrais quase intransponível, e com Pepe sempre no apoio mas ao mesmo tempo como primeiro construtor de jogo. Logo aí, e pelo que se tem visto desde a derrota no Brasil por 6-2, é raro sofrermos um golo, e isso é meio caminho andado.
Do meio-campo para a frente, não temos as mesmas opções que uma Argentina por exemplo, que tem Messi, Aguero, Milito ou Higuain, mas mesmo a própria Argentina não marca tantos golos como isso. Ganhou 1-0 a uma modesta Nigéria no jogo de abertura.
No entanto, temos boas opções, que com Nani eram bem melhores, mas não há-de ser por isso. Cristiano Ronaldo é talvez um dos extremos/avançados mais completos do mundo, que pode jogar em qualquer sistema de jogo, pode jogar numa equipa de ataque organizado e adaptar-se bem como pode ser utilizado numa estratégia baseada no contra-ataque, e nisso, em jogadas de "um contra um", é fortíssimo, e desta vez, está melhor acompanhado no ataque!
Seria excelente se Nani lhe fizesse companhia, na minha opinião está em melhor forma do que aquela que Ronaldo estava em 2004 ou até em 2006, é outro jogador muito rápido e que para o contra-ataque quando se jogar com equipas de melhor qualidade, seria óptimo tê-lo lá. A meu ver, está melhor do que o que Figo estava em 2004 e 2006 e daquilo que Simão tem sido. Estou com a pulga atrás da orelha no que concerne a Danny, pode vir a ser uma boa surpresa.
O outro homem de ataque será certamente Liedson, e não sendo o mesmo que foi há uns anos atrás, a verdade é que não considero nem Pauleta nem Nuno Gomes, que foram donos do lugar em 2004, 2006 e 2008, melhores que ele. A meu ver Liedson tecnicamente e fisicamente é melhor que eles os dois, é um rato de área, extremamente lutador, muito bom de cabeça e com uma eficácia que muito poucos se podem orgulhar de ter.
Com uma defesa boa como a nossa e com um ataque que em contra-ataque "promete prometer", os dados estão lançados, e depois, com cada vez menos golos e jogos mais pausados, vão ganhando importância as bolas paradas, nas quais temos em termos de livres directos homens como Cristiano Ronaldo, Deco, Simão, Bruno Alves e Miguel Veloso, e mesmo em termos de cantos estamos bem servidos de cabeceadores.
É verdade que vamos apanhar pela frente logo o Brasil e provavelmente a Espanha muito cedo, que são talvez as duas melhores selecções do mundo, tento em termos individuais como colectivos, mas já não há equipas imbatíveis, embora estas sejam muito difíceis de bater, penso que com a estratégia adequada temos hipóteses!
Embora não acredite vivamente nisto, e aponte como favoritas outras equipas muito mais maduras, sólidas e com uma fase de qualificação mais bem conseguida, não atiro e peço para que ninguém atire a toalha ao chão!
Sem comentários:
Enviar um comentário