domingo, 10 de março de 2024

“Esses Big Ladens terão a sua hora”. As melhores pérolas de Octávio Machado

Octávio Machado orientou o Sporting em 1996 e 1997 
Palmelão de gema, Octávio Machado foi um médio marcante no futebol português nas décadas de 1970 e 1980, tendo brilhado com as camisolas de Vitória de Setúbal, FC Porto e seleção nacional, mas foi quando se tornou treinador e passou a ter mais vezes microfones por perto que revelou outra faceta, a da língua afiada.
 
“Vocês sabem do que eu estou a falar” foi a frase mais famosa que proferiu. E foi tão marcante que até serviu de título para o livro autobiográfico que escreveu. Porque toda a gente a associa a ele.
 
Com um discurso muitas vezes difícil indecifrável e carregado de insinuações, proporcionou momentos engraçados, embora não fosse propriamente de sorriso fácil.
 
Quando orientava o FC Porto, empatou a zero na Luz a 15 de setembro de 2001, quatro dias depois do ataque terrorista que fez cair as Torres Gémeas e vitimou milhares de pessoas em Nova Iorque, queixou-se da presença de Bin Ladens – na verdade disse Big Ladens – no futebol português: “O que não está bem no futebol é transformarem figurinhas em figuronas. É como mudar governos e depois aparecerem os Big Ladens a criar guerras e guerrinhas, a matar jogadores, a dizer que matam treinadores e que já têm dinheiro para matar presidentes. Esses Big Ladens terão a sua hora no futebol. Quem são? Vocês sabem.”
 
 
O problema é que ninguém sabia. E provavelmente Octávio sabe que ninguém sabe. Já quando orientou o Sporting soltou uma frase em que o deu a entender: “Vocês não sabem nada. Vocês estão a aprender, vocês pensam que sabem tudo, mas não sabem nada.”
 
Já Octávio deveria saber que não deveria comparar um terrorista que tinha acabado de encabeçar um genocídio com qualquer figura do futebol. E também mostrou que não sabia tudo quando lhe perguntaram, num inquérito de jornal, quando lhe perguntaram quem era Gabriel García Márquez: “Jogador não é…”
 
Depois da aventura não muito bem-sucedida no FC Porto, que abriu caminho a uma passagem recheada de títulos de José Mourinho pelas Antas, Octávio candidatou-se à presidência da Câmara Municipal de Palmela pelo PSD. Não foi eleito presidente, mas ficou no executivo como vereador. “Sou vereador a iluminação pública, da saúde e dos cemitérios, isto é, dou à luz, trato da saúde e enterro”, resumiu, desta vez sem que fosse necessário decifrá-lo.
 











Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...