terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

“Se a minha avó tivesse rodas seria um camião”. Recorde as melhores pérolas de Paulo Bento

Paulo Bento sentiu-se roubado na final da Taça da Liga de 2009
Satirizado por Ricardo Araújo Pereira no Diz que É uma Espécie de Magazine, Paulo Bento proporcionou muitos momentos de humor quando foi treinador do Sporting, entre 2005 e 2009, mesmo que fosse raro vê-lo sorrir.
 
No início da época 2006-07, os leões perderam em Alvalade ante o Paços de Ferreira graças a um golo marcado com a mão por parte do brasileiro Ronny. No final do jogo, questionaram o técnico sobre o lance, e a resposta ficou para a história: “Se foi com a mão não é polémico. Com a mão é andebol, basquetebol, voleibol… Futebol, com os pés, com as pernas, com a cabeça.”
 
 
Não foi a única vez que Paulo Bento ficou agastado com as arbitragens. Quem esquece quando, perante um penálti assinalado a favor do Benfica por alegada mão na bola de Pedro Silva na área sportinguista, fez um gesto no qual insinou que estava a haver um roubo?
 
Um dia perguntaram mesmo ao antigo médio se se estava a sentir perseguido. “Perseguido, eu? É fácil apanharem-me, estou ali no banco e não me mexo”, respondeu.
 
Paulo Bento, como se pode perceber, tem um discurso simples, baseado em factos, e não sai muito dessa linha, nem quando lhe pediram um comentário à transferência do antigo companheiro de equipa Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid em 2009, por cerca de 100 milhões de euros: “O Real Madrid queria pagar e pagou, o Manchester United queria receber e recebeu, o Ronaldo queria ir e foi.”
 
Noutra ocasião, após o FC Porto ter emitido um comunicado a exigir que os árbitros defendessem Hulk da agressividade dos adversários, com o argumento de que era necessário proteger os jogadores mais talentosos, o então treinador do Sporting foi desarmante, tal como era dentro das quatro linhas: “Proteger os mais talentosos? Então e os outros? Parte-se-lhes as pernas.”
 
Outro momento de humor proporcionado por Paulo Bento aconteceu quando o questionaram sobre um alegado penálti não assinalado contra os leões. “Falou-se num hipotético penálti do Tonel. Ou seja, se a mão batesse na mão do Tonel seria penálti. Se a minha avó tivesse rodas... seria um camião”, afirmou, bem-humorado mesmo sem mostrar os dentes.
 
 
Os cerca de quatro anos de Paulo Bento no comando do Sporting ficaram marcados por duas Taças de Portugal (2006-07 e 2007-08), duas Supertaças (2007 e 2009) e quatro segundos lugares no campeonato, mas o estilo de jogo nem sempre foi do agrado dos adeptos. O rapper Valete chegou a criar a canção Baza Correr Com O Paulo Bento, mas o treinador não sentia estar em dívida para com os sportinguistas: “Pedir desculpa aos adeptos? Não jogámos mal de propósito.”
 
 
Também não faltaram problemas com os jogadores. Um dia, a grande estrela leonina naquela altura, Liedson, acusou o Sporting de Paulo Bento de ser uma ditadura. “Ficava muito mais preocupado se fosse uma anarquia”, ripostou o treinador.
 
Noutra ocasião, instado a comentar o atraso no regresso do montenegrino Simon Vukcevic após as férias, também foi pronto na resposta: “Não sou médico, não trabalho no aeroporto e não sou espião.”
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...