terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Quem se lembra do “Maradona dos Cárpatos”, Gheorghe Hagi?

Hagi é considerado o melhor futebolista romeno de sempre
Venceu um troféu europeu pelo Steaua Bucareste (Supertaça 1987), os dois únicos títulos internacionais do Galatasaray (Taça UEFA e Supertaça Europeia 2000), engordou o palmarés com as camisolas do Real Madrid (1990 a 1992) e o Barcelona (1992 a 1994) e esteve nas melhores campanhas da Roménia em Mundiais (1994, quartos de final) e Europeus (2000, quartos de final). Não pode ser só coincidência.
 
Talentoso canhoto, driblador, com faro para o golo e espírito de liderança, ganhou a alcunha de “Maradona dos Cárpatos”. Eleito melhor futebolista romeno dos últimos 50 anos em 2003 e 25.º melhor jogador de futebol no século XXI pela revista World Soccer, foi ainda distinguindo como melhor futebolista romeno do ano sete ocasiões e melhor jogador do futebol turco por três vezes, tendo ainda sido escolhido para a equipa ideal do Mundial 1994.  
 
O Campeonato do Mundo realizado nos Estados Unidos foi mesmo o ponto alto da carreira de Hagi: fez duas assistências e um fantástico golo de fora da área diante da Colômbia (3-1), marcou o golo de honra na derrota às mãos da Suíça (1-4) e um dos golos com que a Roménia surpreendeu a Argentina nos oitavos de final (3-2). Cerca de um mês antes, estava a jogar ao serviço do Brescia na Série B italiana.
 
É, ainda hoje, o recordista de golos pela seleção romena, a par de Adrian Mutu (35).




   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...