segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Recorde todos os jogos oficiais entre Angola e Argélia

Zé Kalanga e Yebda em disputa de bola no CAN 2010
Se o melhor que a seleção de Angola (criada em 1976) foi apurar-se para um Campeonato do Mundo (2006) e oito edições da Taça das Nações Africanas, a congénere da Argélia (criada em 1963) já foi campeã africana por duas vezes (em 20 presenças na CAN) e participou em quatro Mundiais, tendo inclusivamente atingido por uma vez os oitavos de final (2014).
 
Adversárias ocasionais, palancas negras e raposas do deserto já protagonizaram três duplos de confrontos em fases de qualificação (dois para Mundiais e um para a CAN) e mediram forças por uma vez na fase final da Taça das Nações Africanas.
 
Embora os magrebinos tenham mais estatuto na hierarquia do futebol africano, o saldo no histórico de confrontos oficiais entre ambas as seleções é bastante equilibrado: duas vitórias argelinas, um triunfo angolano e quatro empates.
 
Vale por isso a pena recordar esses sete jogos.
 
2.ª eliminatória da fase de apuramento africano para o Mundial 1986
1.ª mão: Angola 0-0 Argélia (31 de março de 1985)
2.ª mão: Argélia 3-2 Angola (19 de abril de 1985)
Na sua primeira participação na fase de qualificação para um Campeonato do Mundo, Angola começou por eliminar o Senegal no desempate por grandes penalidades. Já a Argélia, que tinha participado no Mundial anterior, entrou em cena apenas na segunda eliminatória, precisamente frente às palancas negras.
Na primeira-mão, em Luanda, houve um empate a zero.
No segundo jogo, emergiu o maior poderio individual da Argélia do portista Rabah Madjer e, alegam os angolanos, pesou o maior estatuto dos argelinos numa decisão crucial do árbitro. Faouzi Mansouri adiantou os magrebinos aos 14 minutos, Djamel Menad (que viria a representar Famalicão e Belenenses) aumentou a vantagem aos 44’ e Nacer Bouiche fez o 3-0 aos 66’. Porém, Jesus (70’) e Eduardo Machado (79’) reduziram para 3-2 e, segundo se queixam os angolanos, foi-lhes anulado um golo limpo nos derradeiros instantes, impedindo o empate e o consequente apuramento para a próxima fase.
 
 
 
8 de outubro de 2000 – Fase de qualificação africana para o Mundial 2002 (2.ª jornada)
Depois de duas presenças em Mundiais e vários pódios e inclusivamente uma conquista de título na Taça das Nações Africanas entre 1980 e 1990, a Argélia foi perdendo algum gás durante a década de 1990, enquanto Angola, embora continuasse a estar num plano inferior na hierarquia do futebol continental, vinha a crescer, ao ponto de ter estado nas edições de 1996 e 1998 da CAN.
Na jornada inaugural da fase de grupos na qualificação africana para o Mundial 2002, ambas começaram com empates: os argelinos na receção à Burquina Faso (1-1), os angolanos na visita ao Burundi (0-0).
Ainda sem Mantorras, mas com vários jogadores a atuar em Portugal, as palancas negras comandadas por Mário Calado começaram muito mal, tendo um bis de Abdelhafid Tasfaout (10 e 26 minutos) levado as raposas do deserto com uma vantagem de dois golos para intervalo. Contudo, nos primeiros minutos do segundo tempo a igualdade foi reposta, com Isaac a reduzir (54’) e o varzinista Mendonça (64’) a empatar.  
 
 
1 de junho de 2001 – Fase de qualificação africana para o Mundial 2002 (5.ª jornada)
No segundo jogo na Argélia entre as duas seleções, novo 3-2 favorável aos magrebinos.
À partida para este encontro, a seleção argelina liderava o grupo com os mesmos oito pontos que a Burquina Faso. Angola vinha logo a seguir, com cinco. Ou seja, tudo em aberto com duas jornadas ainda para disputar.
Numa partida bastante disputada em Annaba, Rafik Saïfi adiantou as raposas do deserto logo aos seis minutos. Quinzinho respondeu à passagem da meia hora (31’), mas Saïfi devolveu a vantagem aos argelinos no final da primeira parte, na conversão de uma grande penalidade (41’). Jony restabeleceu a igualdade à hora de jogo (60’), mas o recém-entrado Kamel Kherkhache despedaçou o sonho angolano ao minuto 80.
 
 
 
5 de junho de 2004 – Fase de qualificação africana para o Mundial 2006 (1.ª jornada)
Pela segunda vez consecutiva, Angola e Argélia competiram no mesmo grupo de qualificação para um Campeonato do Mundo. E começaram a soprar ventos de mudança…
Logo na jornada inaugural, a geração de ouro angolana, comandada por Luís de Oliveira Gonçalves e com jogadores com experiência europeia como João Ricardo, Kali, Figueiredo, André Macanga, Freddy e Mauro, foi a Argel arrancar um empate a zero. Na altura, o selecionador argelino era o belga Robert Waseige, que havia passado pelo comando técnico do Sporting em 1996-97.
 
 
 
5 de junho de 2005 – Fase de qualificação africana para o Mundial 2006 (7.ª jornada)
Após seis de um total de dez jornadas, o sonho de Angola parecia estar mais vivo do que nunca. Os palancas negras estavam na vice-liderança do grupo, com menos dois pontos do que a favorita Nigéria, mas mais três do que o Zimbabué, cinco do que Argélia e Gabão e sete do que o Ruanda.
Até aqui, Angola nunca havia derrotado as raposas do deserto, mas aconteceu em Luanda – e, na mesma jornada, a Nigéria empatou no Ruanda (1-1). Flávio inaugurou o marcador aos 50 minutos e Akwá ampliou a vantagem aos 58’. O melhor que os magrebinos conseguiram fazer foi reduzir a diferença, por Mansour Boutabout, aos 63’.
 
 
 
18 de janeiro de 2010 – 3.ª jornada da fase de grupos do CAN 2010
Precisamente no ano que marcou o regresso da Argélia aos Campeonatos do Mundo e a primeira Taça das Nações Africanas realizada em solo angolano, as duas seleções ficaram alojadas no mesmo grupo (A) do CAN 2010, juntamente com Mali e Maláui.
Para a derradeira jornada, os palancas negras comandadas por Manuel José partiram com quatro pontos, mais um do que os argelinos e o Maláui e mais três do que o Mali. Feitas as contas, o empate servia aos angolanos e poderia servir aos magrebinos, caso o Mali confirmasse o favoritismo frente ao Maláui – o que até veio a acontecer.
No Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, registou-se um empate a zero entre Angola e Argélia. E ambas seguiram para os quartos de final.
 
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...