sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Os 10 jogos mais marcantes de sempre entre Sporting e Farense

Leão Simão Sabrosa tenta ultrapassar algarvio Paulo Sérgio
Sporting e Farense já se defrontaram por seis dezenas de vezes, voltando em 2022-23 a protagonizar um confronto que proporcionou jogos muito rasgadinhos nas décadas de 1980 e 1990.
 
Os primeiros duelos oficiais entre os dois clubes remontam ao final da década de 1930, quando leões de Lisboa e de Faro se defrontaram nos oitavos de final da Taça de Portugal, a duas mãos, em maio de 1939 – um ano depois reeditaram o duplo confronto na mesma etapa da prova, com os verde e brancos a levar a melhor em ambas as ocasiões.
 
No início dos anos 1970 o Farense passou a fazer parte do mapa da I Divisão, mas foi necessário esperar até à década seguinte para que os algarvios conseguissem as primeiras vitórias sobre os lisboetas no campeonato.
 
Entre tantos duelos, vale a pena ver aqui a nossa seleção dos dez mais marcantes, por ordem cronológica.
 
2 de junho de 1940 – Taça de Portugal (2.ª mão dos oitavos de final)
Depois de um primeiro duplo confronto nos oitavos de final da Taça de Portugal em 1938-39 – Sporting goleou por 7-0 em Lisboa e venceu por 2-1 em Faro –, os dois conjuntos voltaram a medir forças nessa mesma fase da prova na época seguinte, numa fase em que as eliminatórias de disputavam a duas mãos.
Depois uma goleada por 6-0 no Campo de São Luís, com hat trick de Peyroteo, bis de Adolfo Mourão e um golo de João Cruz, os verde e brancos comandados por Joseph Szabo aplicaram no Stadium de Lisboa, no Lumiar, aquela que ainda é a vitória mais gorda sobre o Farense: 9-0. Peyroteo apontou um póquer (20, 23, 50 e 86 minutos), Pedro Pireza (27’ e 85’) e João Cruz (88’ e 89’) bisaram e o jogador algarvio Coelho marcou na própria baliza (35’).
“Os leões [de Lisboa] foram nitidamente superiores. (…) O domínio pertenceu sempre aos vencedores”, escreveu o Jornal de Notícias.


 
24 de abril de 1960 – Taça de Portugal (2.ª mão dos oitavos de final)
Mais um duplo confronto entre Farense e Sporting para a Taça de Portugal, desta vez na década de 1960, numa altura em que os algarvios militavam na II Divisão e ainda não tinham feito a estreia no primeiro escalão.
Os verde e brancos até resolveram a eliminatória no Estádio José Alvalade na primeira-mão, com uma goleada por 6-0, com Vadinho (17 minutos), Diego Arizaga (23’), Fernando Puglia (25’, 78’ e 80’) e Hugo Sarmento (74’) como autores dos remates certeiros, mas foi em Faro que se assistiu a um momento histórico: a primeira vitória de sempre dos algarvios sobre os lisboetas, por 4-3.
Bento (2’), Garcia (31’ e 66’) e Coutinho (49’) marcaram para o Farense, enquanto Puglia fez um hat trick para o Sporting (6’, 75’ e 90’).
“A simples leitura do resultado está bem longe de fornecer toda a verdade pois os algarvios chegaram a estar a vencer por 4-1, tendo comandado sempre a marcação de golos. Assim, o Sporting nunca esteve em posição de vencedor”, podia ler-se no Jornal de Notícias.



3 de maio de 1987 – I Divisão (27.ª jornada)
A primeira vitória do Farense sobre o Sporting para a I Divisão, naquela que foi a nona presença dos algarvios no primeiro escalão.
Já afastado da corrida pelo título, mas ainda a tentar ultrapassar o Vitória de Guimarães para garantir um lugar no pódio, os verde e brancos de Keith Burkinshaw, desfalcados de Meade, Manuel Fernandes e Marlon Brandão, caíram no terreno do penúltimo classificado do campeonato, a quatro jornadas do fim.
Os golos madrugadores de Carlos Pereira (quatro minutos) e do brasileiro Cocada (15’) deixaram o São Luís em festa. O melhor que o conjunto leonino conseguiu foi reduzir à passagem da hora de jogo, através de um autogolo de Vítor Duarte (58’).
 
 
 
22 de novembro de 1987 – Taça de Portugal (3.ª eliminatória)
Meio ano após a primeira vitória do Farense sobre o Sporting para o campeonato, os algarvios conseguiram eliminar os lisboetas da Taça de Portugal.
Numa altura em que o conjunto de Faro estava em zona de despromoção e os lisboetas ocupavam o sexto lugar na I Divisão, o Farense deu um ar de sua graça na prova rainha e tombou um dos três grandes do futebol português, graças a um golo solitário do búlgaro Spassov aos 35 minutos.
 
 
 
4 de dezembro de 1988 – I Divisão (16.ª jornada)
No final da década de 1980, as deslocações do Sporting a Faro começavam a tornar-se num pesadelo.
Depois das duas derrotas nas duas épocas anteriores, o conjunto leonino comandado pelo uruguaio Pedro Rocha, que perseguia o líder Benfica, voltou a cair no Algarve.
Desta feita, o autor do golo solitário foi o brasileiro Sérgio Duarte, à passagem da hora de jogo (62 minutos).
 
 
 
28 de abril de 1991 – I Divisão (34.ª jornada)
Se no final da década de 1980 o Farense fez das receções ao Sporting um inferno, no início dos anos 1990 conquistou a primeira e por enquanto única vitória em Alvalade.
Um ano depois de ter marcado presença na final da Taça de Portugal e regressado à I Divisão, os algarvios então comandados por Paco Fortes obtiveram no reduto leonino a vitória que lhes deu mais tranquilidade para encarar a luta pela permanência nas quatro jornadas que restavam disputar, numa altura em que os verde e brancos de Marinho Peres já tinham o destino traçado: o terceiro lugar.
O autor do único golo da partida, apontado aos 67 minutos foi o jugoslavo Miroslav Curcic, que, de cabeça, bateu o compatriota Ivkovic.
 
 
 
10 de fevereiro de 1996 – I Liga (22.ª jornada)
A goleada mais volumosa em jogos do campeonato entre Sporting e Farense.  E os leões de Lisboa então comandados por Carlos Queiroz até nem estavam a fazer uma grande época, até porque seguiam em quarto lugar, ao passo que o Farense de Paco Fortes, na ressaca do quinto lugar da temporada anterior, vivia alguma aflição para se distanciar da zona de despromoção.
O que é certo é que à passagem do primeiro quarto de hora já havia 3-0, fruto de um bis de Emmanuel Amunike (7 e 15 minutos) e de um golo de Afonso Martins (8’). No segundo tempo Paulo Alves (61’) e Iordanov (88’) engordaram o triunfo leonino.
 
 
 
21 de janeiro de 2001 – I Liga (18.ª jornada)
Na abertura da segunda volta da I Liga, o campeão Sporting estava vivo na luta pelo título, a dois pontos do líder Boavista e a um do vice-líder FC Porto, mas tinha na velha glória Fernando Mendes o segundo treinador da época, depois da saída de Augusto Inácio. Já o Farense de Manuel Balela permanecia de pedra e cal a meio da tabela, com mais dez pontos que a primeira equipa em zona de despromoção.
No inferno do São Luís, os algarvios bateram o pé aos verde e brancos, arrancando uma vitória por 2-1. Um autogolo de Rui Jorge deu vantagem aos homens de Faro numa altura crucial, o final da primeira parte (43 minutos), e à passagem da hora de jogo Marco Nuno fez o segundo golo do Farense (57’). Ao cair do pano, Pedro Barbosa reduziu para o emblema leonino (89’).
A derrota atrasou o Sporting na luta pelo título e ditou o fim da passagem de Fernando Mendes pelo comando técnico sportinguista – foi Manuel Fernandes, outra antiga glória do clube, quem lhe sucedeu.
 
 
 
23 de setembro de 2001 – I Liga (6.ª jornada)
Não estava fácil o arranque de época do Sporting de Laszlo Bölöni. Ao cabo de cinco jornadas, somava apenas sete pontos, curiosamente os mesmos do Farense de Alberto Pazos, e estava a cinco do líder e então campeão em título Boavista.
A margem de erro começava a encurtar, até porque no início da sexta jornada não só os axadrezados como o FC Porto haviam vencido os seus jogos, e a vida dos leões no São Luís não foi propriamente fácil.
Depois de inaugurar o marcador aos cinco minutos, por intermédio de Mário Jardel, na conversão de uma grande penalidade, os algarvios empataram à passagem da meia hora, por Carlos Costa. Seguiu-se praticamente uma hora sem golos, até que Jardel reapareceu na reta final da partida para marcar por mais duas vezes, em ambas de cabeça, aos 88’ e aos 90’.
Foi o primeiro de cinco hat tricks nessa época para o goleador brasileiro, que haveria de conquistar a Bota de Ouro e embalar o Sporting para a conquista do campeonato.
 
 
 
16 de abril de 2021 – I Liga (27.ª jornada)
19 anos depois, o Farense regressou à I Liga. E, 19 anos depois, o Sporting sagrou-se campeão nacional.
Mesmo sem sentir o calor do inferno do São Luís, uma vez que os jogos se realizavam à porta fechada devido às restrições para combater a disseminação da covid-19, os verde e brancos de Rúben Amorim sentiram imensas dificuldades, numa altura em que vinham de dois empates consecutivos, o que fez o FC Porto reentrar na luta pelo título.
Os lisboetas alcançaram uma vitória sofrida e pela margem mínima, com o golo solitário de Pedro Gonçalves, aos 35 minutos, a fazer a diferença. Porém, o Farense de Jorge Costa, que lutava arduamente para sair da zona de despromoção, ficou a queixar-se de dois penáltis não assinalados.
 












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...