sexta-feira, 7 de abril de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Guadalupe no Campeonato de Portugal

Guadalupe competiu no Campeonato de Portugal em 2017-18
Fundado oficialmente a 7 de abril de 1955, o Sporting Clube de Guadalupe nasceu com a designação Clube Central Recreativo e Desportivo Sporting Clube de Guadalupe, por naquela altura ser sede da Filarmónica União Progresso de Guadalupe, que, entretanto, se mudou para o edifício da Casa do Povo de Guadalupe, a poucos metros de distância.
 
Depois de uma primeira participação na III Divisão Nacional em 2011-12, os leões da Graciosa regressaram aos campeonatos da Federação Portuguesa de Futebol em 2017-18, quando competiram no Campeonato de Portugal. Em ambas as ocasiões o emblema insular foi despromovido.
 
Campeão açoriano em 2016-17, o clube verde e branco contabiliza ainda sete participações na Taça de Portugal, mas nunca foi além da 2.ª eliminatória.
 
Vale por isso a pena conferir a lista dos dez futebolistas com mais jogos pelo Guadalupe no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Seninho (25 jogos)

Seninho
Defesa central/médio defensivo natural de Paços de Ferreira, passou por vários clubes como Pedras Rubras, Gondomar, Ribeirão, Vianense, Marítimo Graciosa, Tondela e Torreense antes de ingressar pela primeira vez no Guadalupe em 2010-11, na altura proveniente do Citânia de Sanfins e para competir nos campeonatos regionais dos Açores.
Se na primeira meia época no clube se sagrou campeão da AF Angra do Heroísmo, em 2011-12 competiu na III Divisão Nacional.
Mais tarde, sagrou-se campeão açoriano em 2016-17, tendo na temporada seguinte atuado em 25 jogos (19 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Haveria de continuar na equipa até 2018-19, mas permaneceu no clube como treinador adjunto e diretor desportivo.
 
 
 

9. Mário Melo (25 jogos)

Mário Melo
Disputou o mesmo número de jogos de Seninho, mas amealhou mais 116 minutos em campo – 1891 contra 1775.
Defesa central/médio defensivo natural da Graciosa, ingressou pela primeira vez enquanto juvenil, em 2003-04, tendo voltado enquanto sénior em 2008-09, já após ter passado por outros dois emblemas da ilha, o Luzense e o Marítimo Graciosa.
Haveria de voltar aos leões em 2017-18, proveniente dos maritimistas, tendo nessa época participado em 25 partidas (21 a titular) e marcado um golo ao Alcanenense no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos campeonatos regionais dos Açores.
Após a descida de divisão regressou ao Marítimo Graciosa.
 
 
 

8. Abudu (25 jogos)

Abudu
Disputou o mesmo número de jogos que Seninho e Mário Melo, mas amealhou mais minutos em campo: 1897.
Médio defensivo luso-guineense que fez parte da equipa do Sp. Braga campeã nacional de juniores em 2013-14, passou pelos também açorianos do Operário antes de assinar pelo Guadalupe no verão de 2017.
Na única temporada que passou no clube participou em 25 jogos (21 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou dois golos, diante de Coruchense e Sintrense, insuficientes para evitar a despromoção aos campeonatos regionais dos Açores.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Alcains.
 
 
 
 

7. Manu (25 jogos)

Manu
Disputou o mesmo número de jogos que Abudu, Seninho e Mário Melo, mas amealhou mais minutos em campo: 2180.
Mais um defesa central/médio defensivo, este natural da ilha do Faial e que passou por Fayal e Flamengos antes de ser contratado pelo Guadalupe no verão de 2015.
Na segunda época nos leões sagrou-se campeão açoriano e em 2017-18 foi utilizado em 25 partidas (24 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos campeonatos regionais dos Açores.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Marítimo Graciosa, mas desde 2019-20 que integra novamente o plantel do Guadalupe.
 
 
 

6. Simão Moreno (27 jogos)

Simão Moreno
Lateral direito internacional jovem por Cabo Verde, entrou no futebol português pela porta do Marítimo, tendo ainda passado pelo Alcanenense antes de assinar pelo Guadalupe no verão de 2017.
Na única temporada que passou nos Açores participou em 27 jogos (25 a titular) no Campeonato de Portugal, não conseguindo impedir a despromoção aos campeonatos regionais açorianos.
Após a descida de divisão mudou-se para o Mação.
 
 
 

5. Léo Vaz (28 jogos)

Léo Vaz
Possante ponta de lança (1,92 m) natural do concelho de Cascais, passou por clubes como Porto Salvo, Linda-a-Velha, União de Tires, Odivelas, Cascais e Sp. Ideal antes de ingressar no Guadalupe no verão de 2015.
Na segunda época na Graciosa sagrou-se campeão açoriano, enquanto em 2017-18 disputou 28 jogos (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Alcanenense, Vilafranquense e Sacavenense, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos campeonatos regionais dos Açores.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Marítimo Graciosa.
 
 
 
 

4. Diogo Conceição (28 jogos)

Diogo Conceição
Disputou o mesmo número de jogos de Léo Vaz, mas amealhou mais 20 minutos em campo – 2268 contra 2248.
Médio de elevada estatura (1,87 m) que concluiu a formação no Vitória de Setúbal, passou por Tourizense e Atlético antes de ingressar no Guadalupe no verão de 2017.
Na primeira época no emblema açoriano atuou em 28 jogos (26 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou quatro golos, frente a Fátima, Eléctrico (dois) e Caldas, insuficientes para evitar a despromoção ao campeonato regional dos Açores.
Após dois anos na Graciosa transferiu-se para o Coruchense.
 
 
 

3. Zaneth Carvalho (29 jogos)

Zaneth Carvalho
Extremo cabo-verdiano que durante vários anos jogou futebol nos Açores, passou por Fayal e Vitória do Pico antes de ingressar no Guadalupe no verão de 2016.
Na primeira época no clube sagrou-se campeão açoriano e na segunda participou em 29 encontros (26 a titular) no Campeonato de Portugal, tendo apontado quatro golos, diante de Coruchense (dois), Alcanenense e Caldas, insuficientes para evitar a despromoção aos campeonatos regionais dos Açores.
Após a descida de divisão mudou-se para o Angrense, mas voltou a vestir a camisola dos leões da Graciosa entre 2019 e 2021.
 
 
 

2. André Fontes (29 jogos)

André Fontes
Disputou o mesmo número de jogos de Zaneth Carvalho, mas amealhou mais 92 minutos em campo – 2428 contra 2336.
Lateral/extremo direito natural de Fátima e que concluiu a formação na União de Leiria, passou pelos seniores de União da Serra, Ouriense, Fátima, Peniche e Marítimo Graciosa, assim como pelos franceses do Lusitanos, antes de assinar pelo Guadalupe no verão de 2017.
Na primeira época nos leões da Graciosa atuou em 29 partidas (26 a titular) no Campeonato de Portugal, tendo somado oito remates certeiros, diante de 1º Dezembro, Pêro Pinheiro, Fátima, Eléctrico, Lusitânia (dois), Loures e Caldas, insuficientes para evitar a despromoção aos campeonatos regionais dos Açores.
Haveria de permanecer no Guadalupe até 2020, regressando depois ao Marítimo Graciosa.
 
  
 
 

1. Nuno Ribeiro (30 jogos)

Nuno Ribeiro
Guarda-redes natural de Lisboa e formado no Estrela da Amadora, passou pelos seniores de Abrantes, Fátima, União da Serra, Lusitânia de Lourosa, Monsanto, Alcanenense e União de Tomar, assim como pelo Lusitanos de Andorra, antes de assinar pelo Guadalupe no verão de 2017.
Na única temporada que passou nos leões da Graciosa atuou em 30 partidas e sofreu 55 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos campeonatos regionais açorianos.
Após a descida de divisão regressou ao União de Tomar.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...