terça-feira, 14 de março de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Inter e equipas portuguesas

Quaresma tenta fugir a Materazzi no jogo de Alvalade
Tendo eu nascido em 1992 e não assistido ao duplo confronto entre Inter de Milão e Boavista no final de 1996, a minha primeira memória de um jogo entre os nerazzurri e equipas portuguesas remonta a agosto de 2002, quando o conjunto milanês defrontou o Sporting na 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
 
Pela primeira (e única) vez na história, o campeão português foi obrigado a disputar uma ronda preliminar para aceder à Champions. E o sorteio foi tudo menos simpático para os leões. Afinal, o Inter comandado por Héctor Cúper contava com um plantel recheado de craques como Francesco Toldo, Javier Zanetti, Christian Vieri, Álvaro Recoba, Fabio Cannavaro e Sérgio Conceição. E, como se não bastasse, o técnico leonino Laszlo Bölöni não contava com as duas principais figuras da dobradinha da época anterior, o goleador Mário Jardel (não se apresentou para fazer a pré-época) e o seu “pai” João Vieira Pinto (castigado após soco no árbitro do Portugal-Coreia do Sul do Mundial 2002).
 



Ainda assim, o Sporting aproveitou o facto de a 1.ª mão ser em casa, no velhinho Estádio José Alvalade, para fazer sonhar os seus adeptos. Não foi além de um empate a zero, mas atacou muito, esteve por cima do jogo em muitos períodos e criou ocasiões de golo. Faltou marcar.
 
“Uma bela exibição não foi suficiente para o Sporting bater o Inter de Milão, num jogo marcado por uma péssima arbitragem do juiz norueguês, em prejuízo dos campeões portugueses. Um nulo que acaba por saber a pouco, mas que ainda permite alimentar esperanças para o jogo de San Siro. A Liga dos Campeões está mais longe, mas não perdida”, escreveu o Diário de Notícias.
 
“Faltaram golos à fraude festa do Estádio José de Alvalade e à boa exibição do Sporting, que chegou a encostar o poderoso Inter de Milão às cordas. Verificou-se um empate que deixou no ar a impressão de que, se calhar, com João Pinto e Jardel, os leões poderiam estar agora a caminho de Itália com um bom resultado nos bolsos. Assim, o favoritismo do Inter para aceder à Liga dos Campeões é agora maior”, podia ler-se no Jornal de Notícias.
 
 
 
Duas semanas depois, no Giuseppe Meazza, o Inter impôs a lei do mais forte. Após uma primeira meia hora em que o Sporting até deu uma belíssima imagem, o médio internacional italiano Luigi Di Biagio inaugurou o marcador aos 31 minutos, ao antecipar-se a Nélson e cabecear para o fundo das redes na sequência de um canto apontado por Recoba a partir da direita.
 
Ainda antes do intervalo, Recoba fez o 2-0, também de cabeça, na resposta a um cruzamento de Domenico Morfeo do lado esquerdo, sentenciando assim a eliminatória.
 
“Um começo de gala só fez aumentar ainda mais as legítimas expectativas dos leões figurarem entre os melhores clubes europeus na primeira fase de grupos da Liga dos Campeões deste ano. Embora do outro lado estivesse apenas um dos maiores colossos do futebol mundial, o Inter de Milão, a arrancada do Sporting no Giuseppe Meazza para este encontro da segunda mão foi decidida, competente e, a espaços, até brilhante. De facto, na primeira meia hora, ou melhor, até ao golo inaugural do jogo, apontado por Di Biagio (31 minutos) a equipa portuguesa conseguiu prender os movimentos ao Inter, pressionando ainda no meio-campo transalpino, mostrando igualmente uma mobilidade notável entre os seus jogadores mais avançados que desequilibravam ou, pelo menos, abriam pequenas brechas na defensiva do Inter. Foi assim que Pedro Barbosa apareceu por duas vezes em posição de alvejar as redes contrárias e foi assim também que Niculae falhou a emenda ao segundo poste depois de um cruzamento largo na esquerda. O golo de Di Biagio, para além de aparecer contra a corrente – o Inter apenas tinha chegado uma vez com perigo à baliza sportinguista por intermédio de Recoba –, teve o efeito de uma bomba nas hostes sportinguistas. O seu efeito foi devastador e letal...”, escreveu o jornal O Jogo.
 
 






  




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...