domingo, 6 de novembro de 2022

Recorde as quatro vitórias do Estoril sobre o Benfica

 Os capitães Alberto e Francisco Ferreira no jogo de novembro de 1948
O saldo dos jogos entre Benfica e Estoril Praia é amplamente favorável aos lisboetas, com 50 vitórias contra apenas quatro dos canarinhos (e 12 empates) em todas as competições. Se nos cingirmos apenas a jogos do campeonato, os estorilistas venceram quatro, empataram onze e saíram derrotados em 39, num histórico em que a percentagem de vitórias das águias é de cerca de 76%.
 
A primeira vez em que os dois emblemas se defrontaram foi numa ocasião muito especial: a final da Taça de Portugal, em 1943-44. No Campo das Salésias, na Ajuda, em Lisboa, o Benfica orientado pelo húngaro János Biri goleou por 8-0, com cinco golos de Rogério Pipi, dois de Julinho e outro de Arsénio.
 
Na época seguinte, os dois conjuntos defrontaram-se pela primeira vez tanto no Campeonato de Lisboa como na I Divisão.
  
Vale por isso a pena recordar as quatro vitórias do Estoril sobre o Benfica.
 
 
1 de dezembro de 1946 – I Divisão (2.ª jornada)
O Benfica era o vice-campeão-nacional, enquanto o Estoril tinha o estatuto de recém-promovido à I Divisão, mas os estatutos não importaram na partida da 2.ª jornada do campeonato, disputada no então denominado Campo da Amoreira (hoje Estádio António Coimbra da Mota).
Os canarinhos colocaram-se em vantagem aos onze minutos e, apesar de alguns sobressaltos, estiveram sempre na frente do marcador, construindo uma goleada. José Mota (11, 71 e 81 minutos), Miguel Lourenço (25’) e Lima (33’ e 55’) marcaram para a equipa da casa, enquanto Arsénio Duarte (27’), Rogério Pipi (48’) e Francisco Ferreira (77’) para os encarnados.
“Vitória sensacional do Estoril sobre o Benfica”, podia ler-se na edição de 3 de dezembro de 1946 do Diário de Notícias.
No final da temporada, o Estoril concluiu a I Divisão em 5.º lugar, mas com os mesmos pontos do 3.º e 4.º classificados – Belenenses e FC Porto, respetivamente.

 
 
18 de janeiro de 1948 – I Divisão (10.ª jornada)
Agora orientado por outro húngaro, Lippo Hertzka, o Benfica entrou na 10.ª jornada do campeonato na liderança da prova, com os mesmos 15 pontos do Belenenses. No entanto, o Estoril de János Biri seguia em quarto lugar, com 13 – pelo meio estava o Sporting, com 14, numa altura em que cada triunfo ainda valia dois pontos.
O principal carrasco das águias em dezembro de 1946, José Mota, voltou a estar em evidência, ao bisar no Campo Grande (35 e 57 minutos). Raúl Silva marcou o terceiro golo canarinho (59’), enquanto Arsénio Duarte (50’) e Julinho (73’) faturaram para os encarnados.
“O Estoril impôs ao Benfica a primeira derrota no seu campo”, podia ler-se na primeira página do Diário de Notícias no dia seguinte.
No final da temporada, o Benfica não foi campeão apenas porque o Sporting tinha maior diferença entre golos marcados e sofridos. Já o Estoril alcançou a sua melhor classificação de sempre, o 4.º lugar – feito, entretanto, igualado em 2013-14.
 

 
21 de novembro de 1948 – I Divisão (10.ª jornada)
Uma época depois, o Benfica (agora comandado pelo inglês Ted Smith) voltou a receber o Estoril de János Biri, à 10.ª jornada. À entrada para essa ronda, as duas equipas estavam empatadas pontualmente, ocupando a 3.ª e a 4.ª posições, mas os canarinhos decidiram descolar.
O Benfica até começou melhor, abrindo ao ativo aos 32 minutos por intermédio de Corona. Contudo, os estorilistas empataram à beira do intervalo, por Raúl Silva, e chegaram à vitória ao cair do pano do segundo tempo, através do inevitável José Mota (87’), impondo a primeira derrota caseira da época aos encarnados.


 
12 de novembro de 1950 – I Divisão (9.ª jornada)
Ainda comandado por Ted Smith, o Benfica partiu para a 9.ª jornada do campeonato em 3.º lugar, com dez pontos – a cinco do Sporting e a um do FC Porto –, enquanto o Estoril ocupava a 6.ª posição, com oito. Entre as duas equipas estavam Atlético e Académica, com nove.
Se dois anos antes os canarinhos tinham descolado dos encarnados no duelo do Campo Grande, desta vez aproveitaram a deslocação a Lisboa para se colar às águias.
Os lisboetas até estiveram a vencer por 1-0 e 2-1, com golos de Julinho (ao primeiro minuto) e Arsénio Duarte (33’), mas Manuel Vieira (23’ e 34’) restabeleceu o empate por duas vezes antes Vilacova sentenciar o resultado ainda antes do intervalo (44’).
Apesar do triunfo, o Estoril fez um campeonato uns furos abaixo dos anteriores, tendo concluído a temporada em 11.º lugar (em 14 equipas).












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...