quarta-feira, 1 de junho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ginásio de Alcobaça no Campeonato de Portugal

Ginásio participou no Campeonato de Portugal em 2016-17
Fundado a 1 de junho de 1946, o Ginásio Clube de Alcobaça resultou da fusão do Alcobaça Futebol Clube (fundado em 1918) e do Clube Desportivo Comércio e Indústria de Alcobaça (1932) e conheceu o ponto alto da sua história em 1982, quando subiu à I Divisão e chegou às meias-finais da Taça de Portugal.
 
Nesse ano, o Ginásio venceu ao sprint uma corrida renhida com a Académica de Coimbra – na altura com a designação de Académico – pelo primeiro lugar da II Divisão – Zona Centro, terminando o campeonato com os mesmos 46 pontos dos estudantes, numa luta que se estendeu à secretária, devido a um jogo entre a briosa e o Guarda que teve de ser repetido.
 
Numa primeira instância os estudantes até beneficiaram da decisão da Federação Portuguesa de Futebol, mas os alcobacenses venceram o recurso que lhes permitiu uma presença inédita entre a elite do futebol nacional. Pelo meio, houve um protesto da decisão inicial que interrompeu a clássica de ciclismo Porto-Lisboa. “Em protesto com a decisão federativa os nossos adeptos decidiram cortar a Estrada Nacional e interromper a corrida. Ficou o pelotão ali parado em frente ao Mosteiro de Alcobaça. Lembro-me de o falecido Rui Tovar, em reportagem para a RTP, de microfone na mão, espantado com aquilo. Coisa inédita: uma corrida de ciclismo ser interrompida por causa do futebol. Apesar da confusão, explicámos com calma os motivos do nosso protesto aos ciclistas, eles perceberam e até ficaram do nosso lado quando ouviram a história”, recordou ao Maisfutebol o guarda-redes Horácio Luís.
 
Paralelamente, os ginasistas tiveram um percurso brilhante na Taça de Portugal, tendo eliminado os mais conceituados AtléticoFarense e Rio Ave na caminhada até às meias-finais, etapa em que os azuis foram eliminados com uma derrota tangencial diante do Sporting em Alvalade (1-2).
 
Em 1982-83, na única época na I Divisão, o Ginásio de Alcobaça concluiu o campeonato na 16.ª e última posição, com 15 pontos – na altura em que a vitória valia dois pontos -, fruto de quatro vitórias, sete empates e 19 derrotas, tendo marcado 20 golos e sofrido 56.
 
Três anos depois, o emblema do distrito de Leiria desceu da II à III Divisão. Em 1990-91 participou na edição inaugural da II Divisão B (Zona Centro) e desde 1997 que tem alternado entre o último patamar nacionais e os campeonatos distritais, de onde não sai desde 2017, após ter competido no Campeonato de Portugal durante uma época (2016-17).
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Ginásio de Alcobaça no Campeonato de Portugal.
 

10. João Candeias (19 jogos)

João Candeias
Defesa/médio natural de Alcobaça, fez grande parte da formação no Ginásio de Alcobaça, tendo transitado para a equipa principal em 2012-13, na altura para jogar na III Divisão Nacional.
Em 2015-16 sagrou-se campeão distrital da AF Leiria e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época seguinte atuou em 19 jogos (13 a titular), não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no clube até 2021, quando se mudou para o Turquel.
 
 

9. Miguel Pinheiro (20 jogos)

Miguel Pinheiro
Médio alcobacense internacional sub-20 que iniciou a formação no Ginásio de Alcobaça e jogou ao lado de jogadores como Cristiano Ronaldo, José Fonte, BetoMiguel GarciaPaíto, Hugo Viana e Custódio nas camadas jovens e equipa B do Sporting, passou por clubes como Vilafranquense, Lixa, MafraTorreense  e Igreja Nova antes de ingressar na equipa sénior dos ginasistas em 2012-13.
Em 2015-16 conquistou o título distrital da AF Leiria e obteve a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que na época que se seguiu participou em 20 encontros (18 a titular) e marcou dois golos, diante de Angrense e Gafetense, insuficientes para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu no clube por mais um ano, encerrando depois a carreira. “O Ginásio é o meu clube. É o clube da minha terra, foi aqui que tudo começou e agora acabou. E uma coisa posso dizer: Serei sempre teu, Ginásio”, afirmou, citado pelo O Alcoa, quando pendurou as botas.
 
 
 

8. Miguel Jacinto (21 jogos)

Miguel Jacinto
Defesa central/lateral direito que concluiu a formação na União de Leiria, surgiu na equipa principal do Ginásio de Alcobaça na primeira época de sénior, em 2014-15.
Na temporada que se seguiu ajudou a formação da região Oeste a conquistar o título distrital leiriense e a alcançar a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2016-17 disputou 21 jogos (20 a titular) e apontou dois golos, frente a Benfica Castelo Branco e Gafetense, insuficientes para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção fez uma pausa na carreira, retomando-a em 2018-19 para a encerrar logo a seguir.
 
 

7. Ricardo Pontes (22 jogos)

Ricardo Pontes
Defesa central filho do antigo guarda-redes e treinador Vítor Pontes e irmão mais velho do antigo jogador ginasista Vasco Pontes – já lá vamos… –, fez grande parte da formação da União de Leiria e ingressou pela primeira vez no Ginásio de Alcobaça em 2011-12, proveniente do Leiria e Marrazes.
Após passagens por GRAP, Vitória de Sernache e Castrense, voltou ao emblema alcobacense em 2016-17, temporada em que atuou em 22 partidas (21 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a descida aos distritais da AF Leiria.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Guiense.
 
 

6. Vasco Pontes (23 jogos)

Vasco Pontes
Médio leiriense de características ofensivas irmão mais novo de Ricardo Pontes (e filho de Vítor Pontes), fez quase toda a formação na União de Leiria, mas também jogou nos infantis do Sporting ao lado de Rafael Barbosa.
Enquanto sénior passou por Ouriense e Guiense antes de ingressar no Ginásio de Alcobaça em 2016-17, época em que participou em 23 jogos (16 a titular), não conseguindo impedir a despromoção aos distritais leirienses.
Após a descida de divisão transferiu-se para os lituanos do FC Stumbras.
 
 

5. Paulo Brites (23 jogos)

Paulo Brites
Disputou o mesmo número de jogos de Vasco Pontes, mas amealhou mais 575 minutos em campo – 1963 contra 1388.
Lateral direito nascido na Nazaré e que concluiu a formação na Académica, passou pelos seniores de Torreense, Sertanense e Marinhense antes de assinar pelo Ginásio de Alcobaça no verão de 2016.
Na única temporada que passou no clube disputou 23 jogos (todos a titular) no Campeonato de Portugal e marcou um golo ao Gafetense, insuficiente para evitar a despromoção.
Precisamente na mesma altura, o pai, também ele Paulo Brites, orientava a equipa júnior do emblema alcobacense, enquanto o irmão mais novo, Marco Brites, jogava pelos juvenis do clube.
Após a descida de divisão, Paulo Brites (Jr.) transferiu-se para o Peniche.
 
 
 

4. Ricardo Soares (27 jogos)

Ricardo Soares
Lateral esquerdo que fez parte da formação na União de Leiria, ingressou no Ginásio de Alcobaça na segunda época de júnior, 2015-16, acabando também por se estrear pela equipa principal nessa temporada, que ficou marcada pela conquista do título distrital da AF Leiria e pela consequente promoção ao Campeonato de Portugal.
Em 2016-17 atuou em 27 partidas (25 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e apontou dois golos, diante de Caldas e Sp. Ideal, insuficientes para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção transferiu-se para o Portomosense.
 
 

3. Rui Rodrigues (29 jogos)

Rui Rodrigues
Defesa central/médio defensivo natural de Ourém, dividiu a formação entre Fátima e União de Leiria, mas quando transitou para sénior assinou pelo Ginásio de Alcobaça, em 2015-16, época marcada pela conquista do título distrital da AF Leiria.
Na temporada seguinte atuou em 29 partidas (22 a titular) e marcou um golo ao Praiense no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, regressando depois ao Fátima.
 
 



2. Vasco Gonçalves (31 jogos)

Vasco Gonçalves
Extremo leiriense que se cruzou com André Horta e Gonçalo Guedes nas camadas jovens do Benfica e também passou pela formação da União de Leiria, passou por GRAP e Fátima antes de ingressar no Ginásio de Alcobaça em 2016-17.
Na única temporada que passou no clube participou em 31 encontros (27 a titular) no Campeonato de Portugal e somou oito remates certeiros, apontados diante de Gafetense (dois), Alcanenense, Mafra, Sp. Ideal (três) e Lusitânia dos Açores, registo que lhe fez dele o melhor marcador dos ginasistas na competição, mas que se revelou insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o GRAP.
 
 
 
 

1. Sérgio Neves (31 jogos)

Sérgio Neves
Disputou o mesmo número de jogos de Vasco Gonçalves, mas amealhou mais 499 minutos em campo – 2745 contra 2246.
Defesa com grande parte da formação feita na União de Leiria, surgiu no Ginásio de Alcobaça na primeira época de sénior, 2008-09, na altura para competir nos distritais da AF Leiria, tendo conquistado o título da Divisão de Honra e consequente subida à III Divisão Nacional em 2011.
Em 2013 não conseguiu evitar a descida aos distritais leirienses. No entanto, três anos depois voltou a sagrar-se campeão distrital, alcançado desta feita a promoção ao Campeonato de Portugal, competição em que disputou 31 jogos (30 a titular), não conseguindo evitar nova despromoção aos distritais da AF Leiria.
Sérgio Neves haveria de permanecer mais um ano no clube, rumando depois ao Alqueidão da Serra.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...