quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O justo favoritismo do New England Revolution e a luta alargada pelos playoffs

New England Revolution lidera Conferência Este
A três rondas da conclusão da fase regular da Major League Soccer, o campeão de pontos de corridos já está praticamente encontrado, mas ainda há muito por decidir. A batalha dos playoffs está ao rubro, com um total de 20 equipas ainda com hipóteses de ocupar os 12 lugares que restam. Além disso, jogam-se as últimas fichas para os prémios individuais de Jogador do Ano e de melhor marcador, entre tantos outros. Soccer em Português faz um breve retrato do cenário competitivo atual da Major League Soccer, antevendo uma reta final verdadeiramente empolgante. 
 
Uma série de oito triunfos em nove partidas colocou o New England Revolution na liderança da tabela classificativa em agosto, contrariando todas as expectativas desenhadas nas antevisões da prova. Seguiu-se uma derrota em solo nova-iorquino, e logo instalou-se a crença generalizada de que esta campanha surpreendente havia chegado ao seu fim. No entanto, o Revolution não voltou a perder mais desde então, e agora basta-lhe apenas somar um ponto nas três jornadas que faltam para garantir o seu primeiro título da fase regular da Major League Soccer. Possui o melhor ataque da prova, muito pela contribuição decisiva de Carles Gil (três golos e 17 assistências), fortíssimo candidato a levar o prémio de Jogador do Ano, e do veterano argentino Gustavo Bou (14 golos e sete assistências).
 
Após ter sido o rosto da humilhante ausência dos Estados Unidos do último Campeonato do Mundo, o técnico Bruce Arena renasce das cinzas e reafirma o seu lugar na elite norte-americana de treinadores. Alcançou um excelente resultado em 2020, o seu primeiro ano em New England, ao ser eliminado apenas nas meias-finais dos playoffs, e na presente época chega à fase decisiva como favorito, estatuto meritoriamente construído ao longo do ano com exibições convincentes. Embora nenhuma equipa esteja imune à imprevisibilidade que os playoffs naturalmente encerram, os Revolution parecem não rivalizar verdadeiramente com nenhum parceiro da Conferência Este, pelo que tem todas as condições para prosseguir até à grande final.  

 
Do lado contrário do emparelhamento deverá sair o hegemónico e favorito crónico, o Seattle Sounders, onde o centrocampista brasileiro João Paulo continua a encher o campo. Porém, o grande aliciante do trio de rondas a disputar reside na alargadíssima luta por uma vaga nos playoffs, contenda que inclui um total de 20 clubes e apenas 12 lugares disponíveis. Face a esta quantidade substancial de intervenientes, as próximas jornadas terão inevitavelmente imensos confrontos entre adversários diretos, repletos de drama e emoção.  
 
No meio desta indefinição, muitas são as figuras que podem utilizar os últimos minutos do ano para ganhar créditos decisivos na atribuição dos prémios individuais da MLS. Já existem vários favoritos na calha, mas a participação num momento definidor que garanta a tão desejada qualificação para o seu clube no sprint final, daria certamente uma bela ajuda na hora da decisão.
 
Relativamente à distinção mais cobiçada de todas, a de Jogador do Ano, o espanhol Carles Gil (New England Revolution) lidera o favoritismo, tendo no seu retrovisor outros dois médios de excelência exibicional em 2021: Hany Mukhtar (Nashville SC) e Marcelino Moreno (Atlanta United).
 
O prémio de Defesa do Ano encontra-se entre o lateral Kai Wagner (Philadelphia Union) e o central Andreu Fontàs (Sporting KC).
 
Entre os postes, Joe Willis (Nashville SC) deverá levar a melhor sobre os seus companheiros guarda-redes.
 
Tabela de marcadores da Major League Soccer
Por último, a aposta do Soccer em Português para vencer o prémio de melhor Jogador Jovem é Djordje Mihailovic (Montreal Impact).
 
A maior incerteza está mesmo no reino dos goleadores, onde Ola Kamara (17), Raul Ruidíaz (16) e Daniel Sallói (16) se gladiam pelo título de artilheiro máximo da competição em 2021. Excelentes motivos para não perder os momentos decisivos da Major League Soccer, que poderá acompanhar em território nacional através das transmissões da Sport TV
 
Trabalho realizado por António Ribeiro
 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...