terça-feira, 19 de maio de 2020

Como o Partido Comunista estagnou e se deixou ultrapassar

Jerónimo de Sousa é secretário-geral do PCP desde novembro de 2004 
Os resultados das várias eleições dos últimos anos não têm abonado muito a favor do Partido Comunista Português (PCP). A perda de autarquias, algumas das quais em concelhos que eram considerados bastiões comunistas, e a de deputados na Assembleia da República, sustentam a tese de envelhecimento e perda de eleitorado.

Alguns politólogos e comentadores têm mesmo sugerido que o PCP caminha para a extinção, como foi o caso de Miguel Sousa Tavares, que considerou que o destino inevitável do partido era “acabar a prazo”.


Se o escritor terá ou não razão, logo se verá, mas uma coisa é certa: o PCP tem perdido votos, mas a esquerda em geral e o comunismo em particular não. O vizinho ideológico Bloco de Esquerda (BE), que defende valores muito idênticos em quase todos os aspetos, tem vindo a ganhar cada vez mais força, faltando-lhe apenas a afirmação a nível autárquico.

A grande diferença é que o BE tem acompanhado a realidade, enquanto o PCP tem estagnado. Os soundbytes de Jerónimo de Sousa e seus camaradas, como “política patriótica e de esquerda” ou “política de reposição de direitos aos trabalhadores”, são os mesmos de há muito. E boa parte dos discursos do secretário-geral do partido nos últimos anos poderiam muito bem ter sido proferidos por Álvaro Cunhal no pós-25 de abril.

No entanto, têm havido muitas outras batalhas para travar em que o PCP poderia estar na linha de frente. Porém, escolheu ficar na retaguarda, enquanto outros se têm afirmado. É o caso do combate às alterações climáticas. Como é que o partido que há imensos anos concorre a quase todas as eleições em coligação com o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) se deixou ultrapassar pelo PAN e até pelo BE nessa luta? Essa podia e devia, mas nunca foi uma das bandeiras da CDU.

Noutro âmbito, enquanto o BE sempre se assumiu como partido feminista – nada mais do que um ramo da ideologia comunista - e defensor dos direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgéneros), o PCP nunca saiu verdadeiramente do armário, focando-se apenas e só nos direitos dos trabalhadores e no combate ao capitalismo, como se ainda estivéssemos em 1975.

Jerónimo de Sousa é hoje uma figura admirada, mas também desgastada e demasiado amarrada a um fundamentalismo que já não faz sentido existir, mostrando-se incapaz de criticar os regimes totalitários de inspiração comunista na Venezuela e na Coreia do Norte. Podia fazer sentido há 40 anos, mas não hoje em dia. A realidade é demasiado dinâmica para os mesmos chavões, as mesmas ideias e a mesma liderança.
























1 comentário:

  1. A sua visão foi profética, quanto aos resultados do PCP nestas autárquicas. Quanto ao resto, poderemos não concordar em tudo, mas talvez lhe valha o sacrifício ler o que sobre o assunto refleti em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/10/matusalem-reliquia-comunista-portuguesa.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...